segunda-feira, março 19, 2007

" Perguntas com Respostas, do Pai "

De regresso a casa, segurava com força a mão protectora do pai. Saltitando contava os passos: um, dois e três... Só assim conseguia acompanhar o passo largo e firme que os levaria até casa.
- Enquanto isso, olhava para a lua e perguntava de rompante...
- Pai, porque é que a lua vem atrás de nós?
- Ó filha, a lua está fixa, a terra é que roda e nós quando andamos temos a sensação que a lua se move também.
- Que coisa misteriosa, pensava !...
- Pai, o que é a eternidade ?
Da sua pequena estatura,com a mão bem apertada, olhava para cima de quase 1,90 de altura, daquele homem que a fazia sentir tão protegida.
- A eternidade filha, é assim, como te hei-de explicar? Pensa assim, se uma pomba roçar com as suas asas no sino da torre de mil em mil anos, de tantas vezes roçar, esse sino vai gastar-se e desaparecer, ora a eternidade é muito, muito mais do que isso, não tem fim. Percebes?...
- Agora já percebi! E continuava saltitando, contente por ter ficado a saber uma coisa tão importante!!!
- Pai porque estás feliz?...
- Porque assim é que é bom , dizia , enquanto tamborilava com os dedos no vidro da janela e assobiava a melodia que de momento lhe viesse à memória.

( No dia de hoje , 19 de Março 2007, dedico a todos os Pais)

15 comentários:

Carolina disse...

Ó Teresinha, eu agoro as tuas HISTÓRINHAS de Família!
Ó Família Bonita, valha-me Deus!!!
;..)

Carolina disse...

Atenção: historinhas não tem acento. A palavra é grave e não esdrúxula como " histórias".
Professor também se engana...por isso humildemente peço desculpa pelo lapso!
;)

Jelicopedres disse...

São "Histórias" da vida real.
Patrocinadas e vividas por gente feliz!
São Rosas, ás quais foram sendo retirados os espinhos,para não provocarem a dor...
(A palavra afinal é grave, mas não é nada grave esse lapso!)

Anónimo disse...

Querida Teresinha, mais uma história da tua vida real, contada com muito amor, um grande bj, para ti.
Para todos os pais, um feliz dia :)

Anónimo disse...

Lindo... a cada dia que passa sinto mais orgulho de ser teu fiho... incrivel!
AMO-TE!

Jelicopedres disse...

Os primeiros anos da nossa vida, ficam para sempre gravados na nossa memória Ana.
E sabe-me tão bem recordar!
Se recordar é viver, eu hoje vivi um pouquinho da minha infância, com um doce sabor!...
:))

Anónimo disse...

Olá, Teresinha.
Mais uma vez obrigado, pela dedicatória, e também pelo conteúdo. Estás-me a sair uma caixinha de surpresas. Já pensaste em escrever um livro? Tenho a certeza de que ia vender tanto como pipocas à porta de um cinema.

Anónimo disse...

Mais uma história bonita já estou como o Gil tens que fazer um livro,ainda bem que tens essas recordações todas eu do meu pai tenho muitas más recordações, nem vale a pena falar, essa foto é o teu pai e tu.

Jelicopedres disse...

Olá Rodrigo!
Que bom que gostaste!
Para ti, eu só quero que sejas feliz,meu filho.
Porque se fores feliz... terás tudo que precisas na vida.
kiss you.

Jelicopedres disse...

Se eu já pensei em escrever um livro?!
Só um não chegava Gil,tenho tantos episódios engraçados na minha memória,de vez em quando virá um à baila, quero dizer,à luz!
Vou debruçar-me sobre o assunto...

Jelicopedres disse...

Esta fotografia é o meu pai sim Zé!
Mas não sou eu que estou ao seu colo.
É a minha filha, quando era pequena,foi tirada pouco depois da nminha Mãe falecer..
Quando eu era pequena o meu pai era bastante mais jovem.
Esta foto tem 31anos,por isso já vês!...
bj:))

Anónimo disse...

Fizeste-me avivar as saudades que tenho do meu pai.As gargalhadas que eu dava quando ele me lançava ao ar,ou me pendurava na trave da chaminé ou me fazia cócegas...quando me ajeitava na caminha e me dizia "adeus, até amanhã, dorme bem..."
bjh céu

Jelicopedres disse...

São recordações muito bonitas Céu!Regozijo-me contigo,pelo facto de ter conribuido para avivar as tuas memórias...

Anónimo disse...

Teresinha:
Tenho quase a certeza que conheci o seu papá, quando vi a fotografia pareceu-me muito familiar.
Beijinhos

Jelicopedres disse...

Não deve ser muito provável Bia.
A Bia não é daqui da zona?
Eu sou Ribatejana, assim como toda a minha família, mas adoro o ALENTEJO!!! As suas gentes, a Gastronomia com os aromas,e ervinhas de cheiro... (algumas comecei a usar aqui).
Já moro em Santo André há 26 BELOS anos.:)))