terça-feira, março 13, 2007

" As Cores de Vincent "


[...]
- Os primeiros quadros mostram Arle coberta de neve, com o seu transparente céu azul e a terra gelada e rosa do seu chão.
Às cinco semanas da sua estadia, chegava a Primavera, e Van Gogh pintou catorze telas que representam as árvores em flor nos campos. Em Maio a ponte levediça de Langois. Meados de Junho a sua atenção deslocava-se para um novo motivo, a apanha do trigo, em dez quadros compostos num período de apenas duas semanas.
Trabalhava excepcionalmente depressa como ele próprio assinalaria:
«Rápidamente, à pressa e a correr, justamente como o ceifeiro que, em silêncio, sob o céu ardente se entrega apenas à ceifa que o absorve.»
«Trabalho mesmo ao meio-dia, (ao sol ardente), sob o sol a pino, sem uma sombra que me cubra, nas searas, e saboreio-o, como uma cigarra.
- A Arte de Viajar - Alain de Botton -
(dedico à Ana Esperança, um pouco da vida de Van Gogh .A música foi escrita para o Pintor , e chama-se Vincent )

7 comentários:

Anónimo disse...

Agora não queres outra coisa mais outra está giro.

Anónimo disse...

Pois é que eu digo;
"Vangoghíte aguda"! Uma boa e colorida doença!
Belo texto! Sempre terei que ler o "calhamaço"!

Anónimo disse...

Muito obrigado minha amiga, gostei pois estou conhecendo essa obra de arte de Van Gogh !
Estou vendo que ele gostava de pintar na entrada da Primavera,a música é muito bonita, um bjh muito grande para ti:)

Jelicopedres disse...

Olá Zé! Gosto tanto que decidi fazer duas postagens sobre o mesmo tema. E pronto.
Parto para a próxima.
:)

Jelicopedres disse...

Não resisti Carolina.
É mesmo isso!

Jelicopedres disse...

Foi com todo o gosto que te dediquei esta postagem Ana.
Com não conhecias, pelo menos foi mais um "cheirinho" de Van Gog para ti.Bj.

Anónimo disse...

Mais uma uma vez obrigado, pela tua atenção, já fui ao google, e vi os trabalhos dele uma maravilha, bjh.