sábado, setembro 29, 2007

Uma das Caminhadas

Pequena pausa...
Grupo na ponte
Ás 8,30, em frente da ASAS.
Tolerância: cinco minutos - diz a senhora directora - mulheres na maioria. Fato de treino, calçado confortável e chapéu (ou boné) na cabeça, garrafinha de água e pernas para andar.
Direcção: Ribeira da Badoca
Ao longo da ribeira, descobrimos a erva cavalinha, em grande abundância, lírios do campo, e toda a espécie de ervinhas, por catalogar, o tempo é para caminhar. Primeira paragem na ponte da ribeira ponto obrigatório para a fotografia. Após a ponte vimos uma horta onde parecia que o tempo a favor, tinha deixado um rasto de verde. Cada variedade de legumes e verduras no seu auge, pareciam dizer-nos - olhem como é fácil, nós fizemos a nossa parte, agora, vocês disfrutem.
Em cada quinta, cães de guarda. Numa delas tinha (apenas oito), pretos e grandes, muito zangados porque por aquelas bandas é raro (diriam eles), ver um grupo com tanta gente, a caminhar. Aqui e além surgem casinhas. Um rapaz no meio do nada, olha com alguma apreensão um carro com os pneus em baixo. -Que faço agora? (pensaria ele). Nós, continuámos. Mais à frente uma senhora veio ao jardim, e logo foi convidada a participar. - Ah não, já não tenho idade para isso, respondeu ela. Fomos andando... Parece-me um beco sem saída. -Olhem, grita de lá a senhora, por aí não tem saída. Se alguém ouviu, nada disse, um pouco à frente... não tinha saída mesmo!Voltámos para trás ( uns 200 metros). -Eu estava a chamar, a dizer que não tinha saída - pois foi - e ninguém tinha ligado. Sorriu quando lhe deram um beijinho, provávelmente um gesto bem positivo, para quem vive isolado...
Mais à frente depois de uma curva todos pararam. Ao lado de uma casinha protegida por árvores frondosas e sombras, num pequeno declive surge um jardim de figuras de barro, dispostas aqui e ali com uma graça que estava para aquele local, como um oásis para um deserto. - Ah, e aquela outra casa, com a piscina que tinha ao lado uma figueira tão frondosa que não era mesmo preciso daquele lado utilizar guarda sol. Campos semeados de um lado e outro do caminho, com uma simetria que mais parecia ter sido feita com régua e esquadro, enquanto o sistema de rega, (gota a gota) fazia o seu papel e apenas as plantas recebiam a água necessária ao seu desenvolvimento. Subimos e descemos, terrenos arenosos, caminhos de terra batida e por fim, a beira da estrada que nos conduziu de volta a casa, com a satisfação de uns 6 Km. percorridos quase sem darmos por isso. Teresinha Amoroso - Fotografias, Laura

17 comentários:

Anónimo disse...

Onde estás nesta foto?!... Quando foi esta caminhada? Bjh da mana casula

Jelicopedres disse...

A caminhada foi a 31 de Maio de 2007.
Sou a segunda à esquerda, de chapeuzinho cor-de-rosa!
Oh minha mana caçula, já não me conheces???!!!
Estou um pouco disfarçada, é certo.
-Agora vamos ter na nossa Tuna, a TUNASAS polos, penso que, brancos.
Não sei se me vou rever no "Polo". Vou optar por uma blusa ou uma camisola branca.
A ver vamos...
Volta sempre!
Muitos beijinhos de Jelico Pedrês

Anónimo disse...

Está muito giro temos que repetir através agora o tempo está mais fresco, nesse dia foi horrivel muito calor, um grande beijo.

Anónimo disse...

Tens que me mandar essas fotos eu não tenho.

Jelicopedres disse...

Através dos campos, vamos repetir caminhadas sim senhora!
Desde que não seja debaixo de chuva, eu vou.
Vou mandar-te algumas fotografias Zé. Foi a Laura que tirou, pensei que tinhas algumas.

Anónimo disse...

Ai que se eu tivesse PERNAS!....
Não me escapavam!
;((((

Anónimo disse...

Olá Teresinha
E o que aprendi nesses passeios quase todas as plantas davam um chá milagroso....Bjos Foram mesmo fabulosos srs

O céu da Céu disse...

Quando recomeçarem as caminhadas vou aparecer.Deixei de fazer treinos...não sei como irei chegar a pé a Fátima,este ano... Beij

Gigia disse...

Olha que lindas meninas, sentadinhas no chão a beber águinha...
Há ja algum tempo que não vinha "cuscar" o teu blogue.
Tem coisas muito giras,a menina Teresinha não faz a coisa por menos não senhor.
Bom se a perguiça me der tréguas p,rá semana eu volto. Beijocas.

Jelicopedres disse...

As tuas perninhas,Carolina valem mais que certas pernas que por aí andam...
Podes crer!
Até amanhã.

Jelicopedres disse...

Pois é Silvana, as coisas que nós aprendemos!
Quem mais percebia do assunto era a Graça Viveiros(?), acho que é este o nome da nossa colega.
Ela sabe mesmo!

Jelicopedres disse...

Parece que já recomeçaram Céu.
Eu tenciono ir sempre que me seja possível. A chover é que não gosto.
Mas adoro aquelas caminhadas.
Vais novamente a Fátima Céu.
Que mulher corajosa!

Jelicopedres disse...

Até que enfim! Estava a ver que não aparecias por aqui.
Um dia vais connosco Gigia.
Tu até gostas de andar, que eu sei.
Um beijinhp para ti, e, volta.
Sempre te ris um bocado das minhas "parvoeiras"...

Anónimo disse...

Que lindas meninas, assim é que é faz muito bem à saúde !!!
E a águinha também.

Jelicopedres disse...

Pois é Ana!
Nós não desistimos, simplesmente fizemos uma paragem técnica para hidratar a máquina...
É óptimo o convívio!

lami disse...

Precisamos de fazer mais caminhadas! Estamos cá umas preguiçosas!!!

Jelicopedres disse...

Quando quiseres lami, sabes que és imprescindível.
Eu, acho!
(melhoras, não grites muito aos lobos)!