segunda-feira, março 12, 2007

A Casa Amarela


- Uma casa sólida pintada com as cores do Sul: vermelho, verde, azul, laranja enxofre e lilás.
« Quero fazer dela uma verdadeira casa de artista » (escrevia de Arle, Vincent Van Gohg, ao irmão)
A minha casa está pintada por fora de amarelo cor de manteiga fresca, com geloseias de um verde reluzente.
Fica bem ao Sol numa praça, que tem um jardim verde com plátanos, aloendros e acácias. Por dentro é caiada de alto a baixo,e tem o chão de tijoleira vermelha.
E por cima fica o Céu de um azul intenso...


Alain de Botton - A Arte de Viajar
( para colorir os dias e os pensamentos, "cinzentos")

17 comentários:

Jelicopedres disse...

Não é para escreveres "disparates" não,Silvana!
É para escreveres um "pequeno e breve" comentário,o mais simples possível,
Tudo de bom para ti.
bjs.

Anónimo disse...

Então amiga cá vai!!!
Gostei!!!!!!!!!!
silvana ramos sapage

Jelicopedres disse...

Linda, prefiro assim!
Fica tudo tão "arrumadinho".
Obrigada Silvana, eu sei que tu és do bem.
Pensamento positivo!...
Beijinho!

Anónimo disse...

Mais outra publicação está giro,eu tinha isto ligado e vi-te que cá estavas e agora vim cá através já vi que tinhas já outra coisa, ficou giro.Beijos.

Anónimo disse...

Teresinha Amiga, (por favor não me leves a mal),mas vou já dizer-te que me vai ser difíci ser breve. Por isso desculpa -me Ok? sabes,
até me esqueço quando começo a teclar... mais uma vez as mhas desculpas (vou fazer os possíveis e os impossíveis para taõ cedo não pedir desculpas a mais ninguém, Estão sempre a dizerem-me as desculpas não se pedem,evitam-se.
beijinhos silvana ramos sapage

António Gil disse...

A "Casa Amarela" do Van Gohg. Curiosamente cruzei-me com ela um dia destes, depois de o Prof. M. Primo me ter pedido, entre outras coisas, algo relacionado com a loucura para uma das cantigas do Zeca Afonso. Acho, mas agora já não tenho a certeza, que chamavam "Casa Amarela" ao Júlio de Matos, em Lisboa. Curiosamente também não consegui encontrar na NET nem sequer uma imagem desse hospício, penso que actualmente desactivado.
O amarelo é uma das minhas cores preferidas, pelo que gostei de te teres lembrado desse genial pintor, Vincent Van Gog, que morreu louco. Diz a Wikipédia:

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Utrecht, 29 de Julho de 1890) foi um pintor holandês, considerado o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade.
A sua vida foi toda ela um malogro. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de custear a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Sucumbiu a uma doença mental.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em Paris, a 17 de Março de 1901. Somente após a sua morte lhe tributaram reconhecimento. Com o conceito do gênio, o público, cujos valores durante toda a sua existência o haviam desprezado, encontrou apreço a ele e à obra.
Hoje em dia várias das suas pinturas, entre elas Doze Girassóis numa Jarra, A Casa Amarela, Quarto em Arles, Os Comedores de Batatas e Auto-Retrato com Orelha Ligada encontram-se entre os objectos mais caros do mundo, sendo superados apenas por Pablo Picasso.
A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh foi mesmo pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.

Anónimo disse...

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Utrecht, 29 de Julho de 1890) foi um pintor holandês, considerado o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em Paris, a 17 de Março de 1901. Somente após a sua morte lhe tributaram reconhecimento.

O texto que escolheste é do livro que me emprestaste. Vou ver se começo a lê-lo.

Anónimo disse...

Por uma estranha coincidência, repeti no meu o cometário o que o Gil estava escrevendo na mesma hora. Peço por favor que apagues o meu para não ficar repetido. É desnecessário.
(Coincidências bloguistícas)
:)

lami disse...

Teresinha, também gosto do Van Gog. Inspira-me sentimentos fortes, por vezes até, alguma agressividade. O livro de Alain Botton não li e já estive para comprar depois gostaria de ler.

Jelicopedres disse...

É Zé, Van Gogh, para mim é:
COR, e TRAÇO FORTE,(mas,não firme)
que nos mostra cenas do quotidiano de rara beleza!

Jelicopedres disse...

Grande discurso Gil!...
Quem não sabia, fica a saber!
Obrigada pela música. Era mesmo essa que eu queria,foi dedicada a ele(o pintor) e chama-se,VINCENT, é linda!!!
-Então e da minha postagem anterior não gostaste Gil? Sabes, aquela foto foi tirada propositadamente para mandar para França para um tio(irmão da minha mãe) que esteve na Guerra de 14/18 e veio de lá são e salvo,ainda o conheci muito bem!

Jelicopedres disse...

Carolina, não te preocupes com isso.Eu não sei apagar,o meu professor,se me ensinou já me esqueci.
Quanto ao livro é de lá mesmo o texto. Eu gostei muito, é tão descritivo,que lê-lo quase me parecia estar perante um filme a cores... :)))

Jelicopedres disse...

Não precisas comprar o livro Laura.
Tenho-o emprestado à Carolina, quando ela o trouxer eu empresto-te
:))

Anónimo disse...

Isto é que foi acertar em cheio.Quem adivinhou que Van Gogh pintou os quadros que mais gosto? É bom reler os dados biográficos deste génio.Abençoada loucura!
Teresinha menina atenta às coisas bonitas,thank you.Many kisses.céu

Anónimo disse...

Muito bonita a tua postagem, a imagem da casa amarela, está espectacular gosto muito das casas amarelas, se tivesse uma Vivenda seria a côr escolhida , sobre o Vincent Van Gohg, nada sei.!!!
Bjh.

Jelicopedres disse...

É bom de adivinhar Céu!
O amarelo é luz!
E sinto que tu és uma pessoa iluminada.Vês como foi fácil!
A big kiss for you to :)

Jelicopedres disse...

Então fica combinado Ana, quando fizeres a tua vivenda, ela vai ser pintada de,"AMARELO".
Se gostas da minha postagem com esta pintura, então gostas de
Van Gohg,por isso já conheces, um bocadinho deste Pintor Genial...