quarta-feira, março 14, 2007

"O NOSSO MINHO "

O Minho dos cultos locais:
O Minhoto protege-se na «casa», na «família», no «lugar», na eira e nos espigueiros do mal de inveja, e das coisas ruins.
Este Minho, onde nos caminhos de Santiago se cruzam e trocam ideias, de costumes e de civilizações.
O Minho das Paróquias, com os seus rituais, seus tempos seus limites e seus ritmos:
sementeiras, sachas e mondas, a apanha do sargaço, as desfolhadas e as vindimas.

(Fofografia - Mulheres do Minho - tirada em Caminha / Teresinha Amoroso )

18 comentários:

Anónimo disse...

Minha portuguesinha!

Anónimo disse...

Quase todos os anos passo uma semana de férias no Minho.Eu e o meu marido adoramos as paisagens, pessoas, gastronomia, folclore...e também já assisti às festas de Viana.Agora foi bom recordar;obrigada amiga Teresinha.beij céu

Anónimo disse...

A minha madrinha! Tas certa quando diges que ainda nao pos nem uma commento. I was thinking of the right words to post. You are a women of great character. It is like you have rediscovered yourself, and I'm so proud of who you are. Many people never are able to reinvent themselves. Its beautiful. YOu truely are the definition of continual growth. God gives all of us gifts to use and to use them with our full potential... luv you 'dinha linda'. grande abraco e beijinhos que nao tem fim...muah...saudades grandes....Rebecca

Anónimo disse...

Olá Amiga Teresinha
Conheço Caminha ,Vilar de Mouros antes dos Festivais de Rock e acampei no Primeiro Parque de Campismo Privado,( penso eu pelo menos foi o que nos disseram na altura) a dona também se chamava Silvana, nunca mais lá voltei e nem sei se ainda são os mesmos donos ou se ainda existe ,mas quando as saudades apertam lá vou ver as maravilhosas fotos que tiramos.Beijos
silvana ramos sapage

Carolina disse...

Ó Teresinha, essa postagem está mesmo a pedir, essa canção que a minha sobrinha cantou na homenagem ao Zeca Afonso, aí em Santo André. Chama-sa "as sete mulheres do minho".
Está armazenada no blog Cantodasletras, pede ao "nosso técnico", se estiveres interessada e não conseguires sozinha.
bjh

Anónimo disse...

Tens três mulheres do Minho. As outras 4 estão com a Ana Lúcia. Claro que são todas "MULHERES DE GRANDE VALOR".

Anónimo disse...

Que maravilha, estas mulheres do Minho !Uma terra linda, umas paisagens maravilhosas, gostei muito de lá ir á um ano,já havia uns 20 anos que lá não ia .!!!

Carolina disse...

Isto é que é MÚSICA!!!!
BELA VOZ!!!
BELA CANÇÃO!!
BELO BLOG!!!!
BELOS AMIGOS!
Ó BELA VIDA, LÁ VOU EU PARA O CALÇADÃO, CANTAROLANDO!
LA LA LA LA LA LA
(Bela Carochimnha que estás a sorrir...eu sou o grilinho...gatinho, lobinho, ratinho...)

Jelicopedres disse...

Thank you dear!...
Lá chegarei,à tua Beira Baixa.
Hoje foi o Minho.

Jelicopedres disse...

As Festas de Viana são lindas Céu!
Esta foi em Caminha.Com as ruas tapetadas de flores... realmente,só vendo. Eu também adoro o Minho, verdejante, a partir desta altura,então nem se fala!
A Gastronomia...Melhor ainda, faz crescer água na boca...

Anónimo disse...

Gosto imenso do Norte de Portugal é tudo lindo, estive lá 15 dias e conheci tudo, de Valência ao POrto adorei a comida é muito boa. Tive um fato de Carnaval de Minhota que uma tia minha de Bragança me madou, o meu Pai era de Bragança. Gosta através de ir corre o Norte todo.

Jelicopedres disse...

MINHA LINDA AFILHADA, REBECCA.
A madrinha ficou muito feliz com a tua "visita". Ainda não tinha tido o prazer de ler umas palavrinhas tuas aqui no meu BLOG.
Podes escrever em Inglês,pois sei que tens alguma dificuldade, mais em escrever do que ler.
Também podes pôr logo o teu nome, não precisas de fazer o comentário como anónima!
Obrigada pelas tuas palavras e elogios. A madrinha não merece tanto!...Eu sei,tu és uma querida da tia/madrinha!
Gostaste daquela fotografia da avó Júlia,quando ela era pequenina?
Mostra à mãe,ela há-de gostar de ver.Também tenho muitas saudades tuas Rebecca.
I´m so proud of you to!

Jelicopedres disse...

Olá Silvana.Assim,sim!
O Minho para mim também é fabuloso,de tal modo que nunca me canso de ir até lá sempre que é possível.Também já estive em Vilar de Mouros muito antes desses Festivais.
Obrigada :)

Jelicopedres disse...

Um agradecimento especial ao Gil, que mais uma vez me facultou esta música, com a voz cristalina da Ana Lúcia,que tão bem ilustra as minhas Minhotas.

Jelicopedres disse...

Também gostaste das minhas Minhotas
Ana.
Pois quem resiste a estes trajes tradicionais com aqueles cordões de ouro que mais parecem bordados,aquelas filigranas tão perfeitas, que os nossos ourives(portugueses) não deixam por mãos alheias!!!
"Quedei-me" um dia encantada a ver um jovem ourives,a trabalhar à mão um cordão de ouro,lindíssimo!

Jelicopedres disse...

Bem hajas Carolina, pela música.
Por teres tido a amabilidade de te lembrares que:As Sete Mulheres do Minho, ficavam mesmo a "matar" no meu MINHO!

Jelicopedres disse...

Zé, gostavas outra vez de ir correr o Norte todo.
São palavras tuas!
Mas,já ouviste dizer que:
"Barco parado não faz viagem!?..."
Tens de começar a sair mais,e tu sabes bem porquê!

lami disse...

Ah o meu Minho Natal! A beleza das suas gentes e dos lugares! A riqueza do folclore , das tradições e das festas!
Não percam os arraiais minhotos !