sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Parabéns


16 de Fevereiro de 1955.
Em casa do casal Pedro, pairava uma grande ansiedade, as pessoas andavam pé ante pé de um lado para o outro. Nos meus cinco anos, todo aquele movimento, era muito estranho!
- Meninos, portem-se bem, não façam muito barulho. (Eram três esses meninos: a Candita, o Tozé e eu).
-Brincam no quarto do Tozé, sentenciava a irmã mais velha!
Batem à porta, e os três correram a abrir, era a tia Georgina. Já era quase noite, que estaria ela a fazer ali áquela hora, ainda por cima, sozinha? Entrou e dirigiu-se de imediato à "casa de cima", para o "quarto da ponta" . A casa era grande e era assim que designava-mos as diferentes divisões, havia também o "quarto do meio"; o" quarto de baixo " ; o "quarto em frente da dispensa", mas ela tinha ido para o "quarto da ponta"...
- Mistério !!! E como havia mistério, já não arredámos pé da escada de quatro degraus que separava as duas zonas distintas.
Jantámos ali mesmo de pratos no colo em grande galhofa!...
-Meninos, já avisei, dizia a Lelita ( a irmã mais velha). Portem-se bem que daqui a pouco vamos ter uma surpresa !?... Aí, ouvimos um choro de bébé que não terminava mais... então percebemos que tinha chegado um bébé que era nosso mano, ou mana.
Como prometeu, a Lelita levou-nos até ao quarto, pé ante pé lá fomos contendo quase a respiração.
Pegou ao colo um de cada vez , e quando olhei, lembro-me como se fosse hoje... eu vi , uma carinha redonda e muito vermelhinha ,embrulhada num xaile branco muito fofo...
- Essa recordação estará sempre presente na minha memória.
PARABÉNS !!!

(dedicada a ti, no dia de hoje,continuação das tuas melhoras, da mana Teresinha)

14 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Amiga.
Mas que maneira original de dar os parabéns a alguém: contando uma história. E uma história de vida, uma história de verdade. Junto-me a ti para dizer: PARABÉNS, AURORA.

Anónimo disse...

Amiga, foi muito bonito contares essa tão linda história, da tua infância no dia em que nasceu a tua mana Aurora !
Ontem dia 16 de Fevereiro, mais um ano se passou,daqui mando os meus parabéns, muitos anos e bons, e rápidas melhoras, um bjs.

Anónimo disse...

Gostei imenso dessa forma de dares os parabéns à tua irmã tu não te esqueces de nada, foi só pena a cor que não se vê muito bem ou é da minha vista.PARABÉNS AURORA. O ramo de flores também está giro.

Jelicopedres disse...

Ela merece tudo Gil.
É uma forma de lhe dar os Parabéns que eu achei que ela iria gostar.
E gostou! Já me ligou. Agora fico à espera que ela o faça publicamente, para que não pensem que eu ando para aqui a inventar,
irmãs.Tenho mais três, ao todo somos cinco.Já fomos seis...
Grata por tudo Gil.

Jelicopedres disse...

Tão querida Ana!
Eu gosto de partilhar as minhas alegrias,e quando os meus amigos se juntam e dizem em coro :(Parabéns Aurora),eu sinto vontade de os abraçar.
Daqui um grande abraço até Sines,
para ti!
Há coisas que nunca se esquecem na nossa vida, esta foi uma delas...

Jelicopedres disse...

Tens razão Zé, não fui lá muito feliz a escolher a cor do texto.
Foi só para combinar com a roupa dela. Esqueci-me que tu agora também estás um pouco mais "pitosga",e por isso não vês tão bem.
Deixa lá, para a próxima semana já tens os óculos novos, e aí vais ver outra vez. Estou a brincar, como deves calcular. Para a próxima já sei.
Esta não é uma história, passou-se mesmo assim, ainda nais completo, mas assim está bem.
Beijoca, até amanhã.

Carolina disse...

mas que maravilha ter assim essa irmandade toda!
Família bonita!

(Mas, a cor que puseste faz doer os olhos e é pena. Podes alterar...Editas a postagem modificas a cor e depois republicas de novo. Não sou esquisita, mas tive dificuldade em ler).
bjs e PARABÉNS!

Jelicopedres disse...

Tu, ás vezes, és a minha salvação!
Como é que eu,(tola...) ainda não sabia isto???
Já algumas pessoas se queixaram que estava difícil de ler por causa da cor. Realmente eu também achei mas estava com medo de estragar tudo.
Afinal não estás de férias.
É que ser professora está no teu sangue,e nessa tua cabecinha pensadora... Obrigada,amiga!
Li o que dizias e consegui de seguida. Fantástico!!!
Como o Sporting está a jogar,
(espero que ganhe) ficou a verde.
Escolhi aquela cor só para condizer melhor com a camisola da mana, tolice minha. Assim está melhor. Obrigada professora!
(Sem Férias...) ((d[^_^]b))

Anónimo disse...

Afinal eu tinha razão da cor não era eu que via mal e o sporting empatou.

Anónimo disse...

Ora aí está que bonito ficou de verde!
E que bonita a tua história! (Confesso que só agora a li na integra. Ontem o amarelo "enrolava-se-me" e só li metade.
Bjs, ternurenta contadora de histórias!

Jelicopedres disse...

Zé, és marota!
Com que então o Sporting empatou.
Por mim tudo bem. é para o lado que eu durmo melhor...ah,ah,ah!
Bjs.

Anónimo disse...

ehehhe...
Este ser humano fabulastico... so podia ser minha mãe!!ehehh
Amo-te, para sempre!
:)

Anónimo disse...

Oh manita, só tu podias colorir o meu coração... A descrição que fizeste do dia do meu nascimento foi real, embora não me lembre!?... São testemunhos vivos (das nossas manas Glória e Céu) algumas "achegas" de referir: a nossa avó Raquel estava na "sala de cima", a mãezinha passou momentos muito difíceis para dar à luz um "10 réis de gente". Vinha eu com uma serrinha de pêlo bem preto a decorar a minha coluna... Na "sala da casa de baixo" o paizinho fazia a festa,"deitava foguetes indo apanhar as canas..." O teu testemunho foi tão lindo que , só posso dar-te um xi-coração e dizer que te "adoro"!...

Jelicopedres disse...

Esta é a minha mana, a própria!
Eu não vou deixar que ela fique no anonimato.É a caçula!
O nosso "Pachonoco"...
{dininuitivo que o pai lhe pôs}
Nada é demais para ti mana.
Tu mereces, porque mereces e ponto final.
{Para que fique registado}
Beijo:}