sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Amiguinhas


Eu adorava a minha amiga Lena; morávamos quase lado a lado. Brincávamos muito.
O feijão com arroz, o melhor feijão do mundo, era feito pela tia Aurora, a mãe da minha amiga Lena.
Baixinha, gordinha, perninhas arqueadas, pele muito fina e rosada, olhos meigos, cabelinhos brancos e pretos, lá andava ela de um lado para o outro, sempre a trabalhar.
Eu era uma das suas meninas.
- Olá Céuzinha.
-Olá, tia Aurora - respondi.
- O nosso almocinho hoje, é daqueles que a minha menina gosta.
-Feijão com arroz? - perguntei.
-É...é. E este até tem rodelinhas de chouriço.
-Ó tia Aurora, vou já pedir à minha mãe.
[...]
-Mãezinha, posso ir comer a casa da tia Aurora?
-Ó filha, a tia Aurora tem lá tanta gente para dar de comer...
-Ó mãezinha é feijão com arroz.
-Parece mentira, em casa não comes quase nada... muito menos feijão...
-Deixas mãezinha?
-Sim, mas leva lá isto à tia Aurora.
E a minha mãe colocava-me nas mãos uns bolinhos de torresmos enrolados em papel vegetal e um cartuxinho de café. Eu ia batendo os calcanhares no rabo, muito contente.
E o meu tio Chico Vareiro, a minha tia Aurora, os filhos, a Rosa, a Lena, os que lá estão no céu do céu e os outros que cá andam no céu da terra, ficarão também para sempre comigo, esta Céu.


O Céu da Céu - Maria do Céu do Ó - (Sines)

( Foto - Baloiço - Teresinha )

15 comentários:

Carolina disse...

OH! Mas que lindo trabalho em conjunto!
Muito caladinhas e prepararam-nos esta surpresa!
Parabéns às duas!
Lindo texto,bela imagem!
E Deus tenha lá a nossa Lena, tão alegre e boa amiga!
Ficamos à espera de mais!
:))))

Jelicopedres disse...

Foi mais ou menos assim Carolina.
Eu pedi à Céu se ela não se importava que eu publicasse um pequeno texto do livrinho que ela escreveu,tal com fiz contigo. Ela disse que sim,que até gostaria muito, daí que, eu tivesse logo passado à acção,foi isso, ainda bem que aprovaste.
Não conheci a Lena,mas partilho os vossos pensamentos para com ela. Até amanhã...?! Será que vou?...
É surpresa, não digo! d[^_^]b

Anónimo disse...

Ah este baloiço é-me familiar e que bem que ele está "ilustrado" pelo texto da Céu ! Ou será o contrário??. Trabalho a quatro mãos muito bem conseguido:)))

Jelicopedres disse...

Eu sei que conheces este baloiço Laura.Se calhar até tens uma foto melhor que esta, mas olha só tirei duas, a outra é de perfil, não ficava muito bem, fica esta está gira. Já te mandei o convite para o gmail se precisares mais alguma coisa que eu saiba, é só dizeres.
O texto é do livro "O Céu da Céu".
d[^_^]b - :)

Anónimo disse...

Obrigada Teresinha
A Lena ainda leu esta história...
depois um dia deixou-nos...

Todos recordamos com imensa saudade esta amiga.

Gostei imenso,um xi-coração da céu

Anónimo disse...

Um belo texto (da Céu) e uma linda foto. Esta que é familiar à Laura será do Museu do Brinquedo em Sintra?

Anónimo disse...

Um belo trabalho!
Histórias que nos marcaram na infância,nunca esquecem porque foram uma realidade,parabéns ás duas!
O baloiço é muito giro :)
Bjs.

Jelicopedres disse...

Não Gil, esta foto não é do Museu do Brinquedo em Sintra, (por falar nisso, nunca mais demos um passeio com a ASAS,que pena,foi muito bom quando fomos à Quinta da Regaleira)a foto do baloiço tirei em S.Pedro do Sul ,a Laura conhece porque eu estava com ela que também tirou fotografias, e tirei muitas outras que virão por aí...

Jelicopedres disse...

Olá outra vez Céu. Escolhi este pequeno trecho do teu livro que achei lindo.
Ainda bem que gostaste!

Jelicopedres disse...

É verdade Ana. A infância é uma fase da vida que não se esquece, e quando temos boas recordações...
é, Ouro sobre Azul!

Carolina disse...

Liiinda canção! Onde buscaste?

Anónimo disse...

Está muito giro continua a fazer isso tens muito jeito eu não, gostei muito dessas palavras está muito giro.

Anónimo disse...

Como é que se comenta o bloger da Carolina não consigo.

Jelicopedres disse...

23,45h.Cheguei agora Carolina.Ou por outra, sentei-me agora, e estou cansada. Mas estou bem!
Onde fui buscar esta música?
À nossa discográfica! É a que temos disponível,por agora chega.
Escolhi esta depois de tu e a Céu me dizerem, que a amiga Lena nos tinha "deixado". Foi portanto uma homenagem para a Lena, que eu não conheci, mas que era amiga das minhas amigas.Daí,o título também.

Jelicopedres disse...

Obrigada pelas tuas palavras amiguinha Zé Senos.Ainda bem que gostaste.
Como assim não tens jeito?!
Tens sim!
Tens é que insistir e fazer mais.
Para comentares o Blog da Carolina,
se tiveres dificuldades vais primeiro ao Canto das Letras,depos clicas em , sardinheiras.
Beijinho para ti.