quarta-feira, dezembro 24, 2008

Contraste da Noite de Natal

Ser Alentejano
Vinte e quatro de Dezembro,
noite fria
Noite de tristeza,
noite de alegria
Noite de miséria,
noite de farturas
Palácios cheios de Luz
Mentiras aos pés da cruz
Choupanas frias às escuras.

Lindos sapatinhos na Chaminé
Cheios de ilusão e de fé
Pelos brinquedos
há muito esperados
Damas perfumadas
Que fazem compras esmeradas
Pés descalços,
corpos esfarrapados.

É noite em que desce
à terra o bom Jesus
Noite de Pão, Amor e Luz
Quem foi que isto nos ensinou?
O Natal é só para alguém
Para aqueles que nada têm
O Natal foi mais
uma noite que passou.

António Mestre /Abela /Santiago do Cacém - Semanário Notícias do Litoral
Fotografia/Teresinha - "Um Alentejano"

15 comentários:

Carolina disse...

Muito a propósito este poema que apanhaste no jornal.
Bela fotografia´.
O senhor deve ser um desses para quem cantaram.
;)

Jelicopedres disse...

É!!!
De Alvalade Sado.
Já olhaste bem Carol?!
Encontrei homens e mulheres, lindíssimos!
Este, é um deles!
(e o corte de cabelo)!!!
Especialmente os olhos e os rostos chegam a comover...
:(

Anónimo disse...

Parabéns Teresinha por saberes transmitir através duma máquina fotográfica os sentimentos que tão bem sabes ver com os olhos da alma. Beijo Cina

Anónimo disse...

Lindo gostei imenso, ainda tem tempo para publicar coisas tão lindas.

Coisas da Vida disse...

Os idosos têm esta expressividade... Algo que lhes está lá dentro e que ainda transborda nas suas vidas! Acho que a Teresa fotografa muito bem, com os olhos enleados na ternura e na paixão que carrega no dia a dia! Por isso, a magia é completa!
Poema singelo, mas belo. São coisas simples, mas cheias daquela sabedoria que tanto nos diz!
Espero não a aborrecer, se lhe oferecer umas quadras populares sobre a temática natalícia. Espero que goste. São conhecidas; a minha mãe sabe-as de cor e já tem 81 anos!

Qualquer filho de homem pobre
Nasce num céu de cortinas.
Só tu, Menino Jesus,
Nasceste numas palhinhas.

Ó meu Menino Jesus
Ó meu Menino tão belo,
Logo Vós foste nascer
Na noite do caramelo!

Esta noite, à meia noite,
Ouvi cantar ao Divino;
Era a Virgem Maria
Que embalava o seu Menino.

Cantai, Anjos, ao Menino,
Que a senhora logo vem:
Foi lavar os cueirinhos
À ribeira de Belém.

Pastor do gado branco,
Não arranques o rosmaninho,
Pois é onde a Virgem Pura
Estende os cueirinhos.

Ó meu Menino Jesus,
Quem vos pudera valer,
com sopinhas da panela
Sem a vossa Mãe saber!

Ó meu Menino Jesus,
Quem te deu essa boleta?
Foi a minha avó Sant'Ana
Qu'a tinha lá na gaveta.

Continuação de Boas Festas!

Jelicopedres disse...

Olá Cina!
Linda!
Estava a ver que não "vinhas" até aqui! Ou por outra, vinhas com "pézinhos de lã" e, eu nem te via...
Agora, estou a ver-te!!!
Um beijinho;))

Jelicopedres disse...

O tempo é, aquilo que queremos fazer dele, Zé.
Tenho tempo ainda para, irmos tomar um cafézinho.
(vou mandar mensagem)
Kiss

Jelicopedres disse...

Aborrecer-me, Fátima!?
De maneira nenhuma!
Para mim, é deveras enriquecedora esta troca de saberes!
Obrigada pelos elogios.
Não precisa, creia que não!
Mas, agradeço, com um grande sorriso para si.
- Acerca das fotografias dos nossos idosos que fui tirando enquanto íamos, (ASAS) fazendo as nossas visitas aos Centros de Dia, a Fátima não imagina as reacções que encontrei!
Foi uma experiência ÚNICA, e, tenho alguma dificuldade em explicar.
Dentro das limitações de cada um, descobrimos vidas e personalidades bem diversificadas, mas em todos eles algo em comum, a necessidade de atenção e quase que uma increduliddade por, precisamente lhes darmos essa atenção...
- Essas quadras que me enviou que a sua mãe de 81 anos sabe de cor, são de uma grande doçura e simplicidade.
Vou sempre guardar com muito carinho.
Continuação de Boas Festas para a Fátima também.

Anónimo disse...

Teresinha! De facto o poeta tem razão! Este mundo é de contrastes e é no Natal, porque muito se fala de fraternidade e solidariedade, que esses contrastes ficam mais evidentes…
Que belo rosto captou, expectante mas sereno, numa expressão simultânea de dádiva e de recolha, na segurança duma sabedoria de muitos anos.
Obrigada por este duplo presente para quem a visita. Beijinhos e continuação de boas festas.

Coisas da Vida disse...

Respondendo ao comentário que fez em "Banalidades" - Avé-Maria", só lhe posso dizer que adorei a sua história de vida! Quem diria? Cada vez a admiro mais, a começar já e mesmo nas circunstâncias do seu nascimento! Que curiosa a sua vinda ao mundo! Que curiosa a existência dessa virginal madrinha! Obrigada por se "desvendar", lá, no meu cantinho!
Ainda bem que gostou das quadrinhas... Elas são lindas! E os nossos idosos também! Jinhos e até sempre!

Coisas da Vida disse...

Ainda a propósito do MENNO, do Natal e das actividades que vamos realizando, visite, se quiser, o meu fotolog: http://www.fotolog.com/fatabeja
Obrigada e jinhos

Jelicopedres disse...

Olá Juja!
Ainda bem que gostou, deste rosto.
Tenho muitos, nem imagina!
No blog "Canto das Letras" é que deixei vários, quando puder passe por lá, vai gostar concerteza!
Nas nossas visitas aos Centros de Dia, captei "carinhas" enternecedoras, que tenho guardadas para poder ver sempre que eu quiser.
De vez em quando vou trazer aqui mais algumas.
Um beijinho para si.:)

Jelicopedres disse...

Nem só os nossos problemas e angústias devem ser partilhados para que se tornem mais "leves".
As coisas boas e surpreendentes da nossa vida são para partilhar também, Fátima!!!
Irei visitar o seu fotolog, concerteza!
;))

Coisas da Vida disse...

Teresinha! Pois sim, Teresinha! Viva a Teresinha mesmo! É lindo o seu nome!
Claro, pensei no diminutivo! É que não é vulgar ser o nome próprio... Mas acho magnífico, Teresinha! Agora ainda me agrada mais a sua pessoa!
Mais uma vez obrigada por gostar do que escrevo! Penso que são coisas pequeninas, que se merecem por assim o serem - as banalidades de que me afirmo, embora haja nelas uma ironia que as subverte em algo mais peculiar, mais restrito, mais íntimo, mais meu...
Publico-as aqui e já ssim me sinto compensada! Bem-haja pelo seu carinho, Teresinha! Jinhos grandes!

Anónimo disse...

Mas, podia publicar em "Banalidades", Fátima e, ao mesmo tempo nós termos oportunidade de ver as suas "coisas pequeninas", como lhe chama, editadas!
Fico a aguardar.
(Teresinha, nome invulgar e, ao mesmo tempo, tão "banal". É concerteza da força do hábito que acho o meu nome banal)...
:)