domingo, abril 01, 2007

Domingo de Ramos

Com o Domingo de Ramos, abre a Semana Santa. É a última etapa em que a preparação para celebrar a Páscoa se torna mais intensa. No fim do longo itinerário quaresmal rumo à Páscoa, a semana santa começa a detalhar a riqueza do Mistério Pascal em vários dias, em conformidade com a história evangélica.
" Neste dia, a Igreja celebra a entrada de Cristo em Jerusalém, para cumprir o Mistério Pascal", Cristo é reconhecido pelo povo como Messias, que vem realizar todas as promessas dos profetas.
Todos os quatro Evangelistas registam esse acontecimento e sublinham a sua importância. Assim, cumpre-se a profecia de Zacarias : " Dança de Alegria, cidade de Sião; grita de alegria cidade de Jerusalém, porque o teu REI está chegando, justo e viturioso. Ele é pobre, e vem montado num jumento."
( o meu ramo é composto de folha de oliveira , alecrim e abrótea... )

12 comentários:

Gigia disse...

Na minha terra - Évora - o afilhado,oferece o ramo ao padrinho para que este lhe dê o folar no Domingo de Páscoa.
Não sei se esta tradição também existe noutras zonas do país?
Boa Páscoa para todos

Anónimo disse...

É Páscoa: tempo de esperança e acção.
Tempo para começar uma vida nova,
na certeza de que, nas mãos de Deus,
até a morte pode transformar-se em vida.

Boa Páscoa para todos

Bjs

Jelicopedres disse...

Ora vês Gigia, uma boa dica!
É isso mesmo, sei que é tradição oferecerem os ramos aos padrinhos, para receberem as amêndoas no dia de Páscoa, em muitas zonas no país. Por acaso na minha terra não me lembro de tal.
É bem provável que não se pratique lá, poque eu ia lembrar-me concerteza!
Tenho vários afilhados e não recebi o tal raminho!
Ou por outra, recebi mas foi uma amiga que me deu.
Então está visto que tenho de dar o folar a ela, certo?!

Jelicopedres disse...

A "gofinha do sado", se eu bem registei é a Guida!?
Se é a Guida então é :MARGARIDA!
Certo??? Pela lógica matemática, se somarmos dois mais dois é igual a quatro. Acertei???
Uma boa Páscoa para si também, e para todos os seus!
E garanto que fiquei felicíssima com o vosso "encontro", que ainda vai acontecer na realidade...
- Sabe que a Carolina também encontrou uma amiga de infância a quem ela chamava "a menina do arroz-doce"? É a Ana Esperança que eu já conheço e de quem já sou uma amiga!
Beijinho para si Guida.

Carolina disse...

E com estavam os crepes para os filhotes?
;)....

Anónimo disse...

Então puseste um coisa bonita, ficou giro recordar o Domingo de Ranos,não sabia que os afilhados davam os ramos aos padrinhos é mais uma para aprender-mos,Boa Páscoa.Gigia tem que fazer um blogger.

Jelicopedres disse...

Já que tanto insistes, vou contar-te Carolina. Fiz dezoito!Dpois não digas que não te avisei!
Primeiro,os salgados,levaram manteiga e fiambre de peru fumado.
Em seguida fiz com requeijão e doce de abóbora com nozes, (feito por mim),outros com doce de mirtilo(ou murtinho) silvestre,de compra,por fim com mel e sumo de limão.Uma verdadeira delícia!Acompanhados com chá preto.
Eu, avisei Carolina!...

Jelicopedres disse...

Olá Zé! Pois, pelos vistos a Gigia é que sabe.
Pela minha parte tenho os afilhados todos fora do meu alcance,longe demais para me oferecerem os ramos.
Por isso folares e amêndoas... não preciso de me preocupar.
Mas eles de mim não se podem queixar.
Bj.:))

Anónimo disse...

Teresinha:
Toda a vida para mim foram murtinhos( apanhei-os mtas vezes na serra,quando ia visitar a minha tia) mas agora aparece-me em todo o lado mirtilo ou mirtilho ou sei lá, é optimo para a saúde, é um antioxidante. Em Lisboa consigo encontrá-los frescos, caríssimos.
Esses doces devem ser deliciosos.O sabôr silvestre é mto agradável.
Beijinhos

Jelicopedres disse...

Pois é Bia. A nossa língua Portuguesa, por vezes é matreira,e surgem dúvidas, mas não há problema para nós...
Pode dizer-se murta ou mirto,da planta,daí que o fruto seja, murtinho (o mais conhecido, penso eu),ou mirtilho ou mirtilo.Já vi que a Bia sabe e conhece muito bem, é realmente um poderoso antioxidante, e é por isso que eu de vez em quando também "peco", e compro frescos, em Lisboa claro!
Estes doces são uma delícia, não levam açúcar, mas sim frutose...
Eu não dispenso!
Um beijinho para a Bia e uma Feliz Páscoa!

Anónimo disse...

Obrigada Teresinha, para si e para todos os seus tb uma Pascoa mto docinha.
Beijinhos

Anónimo disse...

Como é bom encontrar amigas, à um velho ditado é muito certo, se não morrer ocasiões não faltam, e vamos tendo essas bonitas ocasiões de podermos encontrar os velhos amigos, eu não foi só a Carolina, aqui à pouco tempo encontrei um amigo e colega de escola que não via à 40 anos foi num baile, disseram-lhe está ali a Ana Esperança, ele vei ao pé de mim abraçamos-se foi uma alegria, uma feliz Páscoa para todos bjh.