terça-feira, abril 24, 2007

" Sol de Papel " - Constância -













Com mais de duzentos anos de história e uma profunda ligação à vila de Constância, a Festa de Nossa S. da Boa Viagem recorda tempos idos e celebra a faina piscatória, os marítimos e as origens desta terra.
É celebrada todos os anos na segunda-feira a seguir à Páscoa.
Andassem por onde andassem todos os marítimos tinham de chegar nesta altura do ano, para rever a família e para descansar. E vinham amigos de fora, trazendo barcos consigo para tomar parte na festa, e receber a bênção que a Senhora vinha trazer às margens de ambos os rios. Era assim que se celebrava a Páscoa nestas paragens, em tempos passados.
Depois da festa voltavam ao mar.
Constância, onde o Tejo e o Zêzere, marcaram encontro para se " beijarem "...
( Texto e fotografia - Teresinha - em Constância, no Ribatejo )

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Teresinha não conhecia esta tão bonita tradição,e um sol de papel???Ainda bem que existes amiga ,pois assim vai-nos contando e mostrando a tua"paixão" pelas fotos....E para quando outro prémio ????????Lembras-te ahahahahaha beijos e uma boa quarta feira 25 de Abril data mto importante para quem conheceu os "horrores" de não poder sequer falar, escrever e sentir a LIBERDADE.( Para todos que directa ou indirectamente tiveram familiares que foram silenciados ou até torturados ,perseguidos, para que não ser esqueçam jamais o que é ser LiVre .....Beijos silvana ramos sapage Bom Feriado

Anónimo disse...

Não conhecia esta tradição, só tu para a gente saber essas coisas todas das terras, estava muito giro continua sempre a por coisas bonitas.

lami disse...

Constância é linda! Merece uma visita e quando está em festa ainda mais motivos temos para visitá-la. Não percam :)))

Jelicopedres disse...

Esta tradição cumpre-se na terra do nosso grande LUÍS DE CAMÕES!
Podemos ver a sua estátua bem perto do rio, sentado num banco, e ao lado um seu Poema, escrito na pedra para todo o sempre, tal como todos os outros versos que nos deixou.
bj. para ti também.

Jelicopedres disse...

Sempre que eu tiver algo que eu goste, eu vou partilhar Zé!
Eu sei que tu gostas também!
bj.

Jelicopedres disse...

Pois é lami! Então, Constância "enfeitada" como eu a vi agora...
É sempre linda e vale a pena!