domingo, abril 15, 2007

" Um Cavalo, no Ribatejo "





Quero um cavalo de várias cores,
Quero-o depressa, que vou partir.
Esperam-me prados com tantas flores,
Que só cavalos de várias cores
Podem servir.


Quero uma sela feita de restos
Dalguma estrela que ande no céu.
Quero-a evasiva - nimbos e cerros -
Sobre os valados, sobre os aterros,
Que o mundo é meu.


Quero que as rédeas façam prodígios:
Voa cavalo, galopa mais,
Trepa às camadas do céu sem fundo,
Rumo àquele ponto, exterior ao mundo,
Para onde tendem as catedrais.

Deixem que eu parta, agora, já,
Antes que murchem todas as flores.
Tenho a loucura, sei o caminho
Mas como posso partir sózinho,
Sem um cavalo de várias cores?

Reinaldo Ferreira - 1959 -

( Fotografias - Teresinha - Homenagem ao Cavalo, Golegã )

15 comentários:

Anónimo disse...

Mas eu tenho ideia de que alguém canta isto.Não me lembro!
É bonito!

Jelicopedres disse...

Por acaso não sei Carolina.
A que eu conheço é:"Cavalo Alazão" Mas, pode ser!
d[^_^]bj.

António Gil disse...

Lindo, o cavalo de várias cores do Reinaldo Ferreira. Já tive paixão por cavalos, em tempos que já lá vão! Como posso partir sózinho, sem um cavalo de várias cores?

lami disse...

Teresinha! Roubaste o meu cavalo!!
Desde menininha que este cavalo é meuuuuuuuuuuuuuu!

O céu da Céu disse...

Eu quero um cavalinho colorido que me leve a voar por serras, vales e montes...depois me deixe cair naquela estrela lá longe...no céu da céu...

Anónimo disse...

Que linda homenagem ao cavalo da Golegã, conheço esse lindo jardim,
bjh:)))

Anónimo disse...

Essa também ficou linda antes de partires tiveste que fazer outra postagem também gostei do cavalo,um beijo e boas férias, hoje houve canto das letras não pode ir tive pena.

Anónimo disse...

olá Teresinha ,das coisas que tenho pena de não ter reatado desde que vim para o nosso litoral Alentejano foi de nunca mais ter montado, e de repente vi-me no centro equestre de Sintra ( não sei se ainda existe, nunca mais lá voltei) por isso amiga muito obrigada por me teres relembrado esses tão bons momentos ...lindo esse cavalo multicolor da cor de todos os meus sonhos....Percebi que agora que regressei vais tu de férias, boas férias amiga. silvana ramos sapage

Jelicopedres disse...

Olá Gil!
Por se extinguiu a paixão pelos cavalos?
Há lá animal mais garboso do que um cavalo à solta pela a lezíria?
Eu, não conheço.
Mas, sou suspeita.
Se forem de várias cores... tanto melhor!

Jelicopedres disse...

Como assim, Lami?!!!!
Então este cavalo não é aquele que eu comprei na Feira do Ribatejo???
Deve haver um outro muito parecido.
O meu era Lusitano!
O teu, acho que era Árabe!...
Ou era ao contrário???
Veremos!...

Jelicopedres disse...

Para ti Céu, terá que ser então um Cavalo Alado,de preferência branco, para que ninguém o cobice quando ele passar voando por cima das nuvens a caminho do...céu da céu...

Jelicopedres disse...

Á tu conheces Ana!
Vês como eu não minto!
Também não sei muito bem se não é também o meu coração a falar...

Jelicopedres disse...

Achas que eu fui de férias Zé?!!!
Recebeste as fotografias que te enviei?
Também tive muita pena de não puder estar presente no Canto das Letras.
bj.

Jelicopedres disse...

Olá Silvana!
Ainda bem que te fiz recordar bons momentos.
Só o Reinaldo Ferreira, para tão bem "pintar" um cavalo,com palavras que rimam...

Anónimo disse...

Já guardei as fotos todas obrigada, sei que não foste de férias é uma maneira de dizer,chau até manhã.