sexta-feira, março 20, 2009

Sol+Coração+Nome=Primavera

Sair de casa num dia de sol para tomar um simples café, pode revelar-se uma surpresa!...
- Já bebeste o teu café?
- Estava bom?
- Queres mais alguma coisa?
- Eu, levo a chávena para dentro.
- Não pude deixar de sorrir. Fiquei ali, embevecida a olhar aquela menininha de olhos azuis e os cabelos que caíam em cachos dourados, que queria apenas, sentar-se a meu lado, mas, de maneira que eu não tivesse nada mais que me ocupasse a não ser a sua presença...
- Queres que te diga uma poesia?
- Quero, diz lá! Sabes dizer poesia?

«Na escola todos juntos
aprendemos a crescer
nunca ninguém sabe tudo
todos temos de aprender

Aprendemos matemática
um, dois, três e quatro
às vezes representamos
uma peça de teatro.

Aprendemos a ouvir
quando alguém está a falar
para pedir a palavra
pomos o dedo no ar.»

- Queres ouvir outra?
- Também sei uma para o dia do pai...
- Olha, tens um papel?
- É para eu escrever: O MEU NOME, UM CORAÇÃO E UM SOL!
- Agora é para ti, para levares para a tua filha..........


Sofia (nome fictício) cinco anos / 15 de Abril 2008
Publiquei no Canto das Letras no início da Primavera 2008. Não resisti a fazer novamente esta publicação desta vez, na minha "janela".
Vou recordar sempre este dia em cada início de Primavera. HOJE, É O DIA!!!
(obrigada "Sofia"). Fotografia/Teresinha /em 2007 momentos antes de serem cortadas as (sempre noivas) em frente da minha casa.

Acho que, estavam a "incomodar" a passagem, a alguns "bichinhos peçonhentos", de duas pernas...!!!!! :(

16 comentários:

Carolina disse...

Bem me parecia que já conhecia este sempre bomito texto!
Viva a Primavera.
Quantoàs flores pensei que era o perfumado jasmim!
;)
Ontem estavas muito bonita no teu fino trajar!
E...com uma dicção perfeita.
Bom, com o acordo ortográfico será "dição".
Quero lá saber do acordo!. Vou escrever sempre à minha maneira, está resolvido!
bjhs

Jelicopedres disse...

Não, minha linda, o jasmim é parecido mas mais rosadinho.
Estas flores são muito branquinhas, quando encontrar vou mandar-te para veres.
Intensamente perfumado o jasmim!

Gostaste então, da minha dicção!
(também vou escrever à minha maneira)
Obrigada, Carol, quanto ao resto... são os teus olhos benevolentes e a tua amizade...
Gostei muito que tivesses ido assistir.
Foi um pouco prolongado para ti, devias ter feito um pequeno intervalo.
(o Jelico, segue assim que lhe "alisar as penas")... ;))

Anónimo disse...

A Primavera é cor…É sonho
É reviver com alegria
A fuga do Inverno tristonho
Passagem para o Verão risonho
Imaginação para a fantasia.
Estas flores fazem a tua entrada linda, adorei a festa na Biblioteca estavam todas muito bem,um beijo.

Coisas da Vida disse...

Das coisas mais singelas nasce o sentimento, a poesia, o inefável...
Que carinhosa conversa essa da qual derivou neste manancial de poesia! A Teresinha sabe bem onde a encontrar e ela a si!
Obrigada pelos versos tão especiais que me deixou1 Adorei!
Bem-haja por ser tão sensível, atenta e activa! Pois hei-de ter o prazer de ver e ouvir o grupo a que pertence. Tem de me dar a conhecer a data da próxima actuação, por favor! Vou gostar muito de assistir e, mais ainda, de a conhecer!
Hoje, porque estamos a iniciar mais uma Primavera, aqui lhe deixo este presentinho, agradecendo as palavras que tão carinhosamente me deixa sempre. Jinhos

"Tome lá, minha menina,
O ramalhete que fiz.
Cada flor é pequenina,
Mas tudo junto é feliz.

Teu vestido, porque é teu,
Não é de cetim nem chita.
É de sermos tu e eu
e de tu seres bonita.

Andorinha que vais alta,
Porque não me vens trazer
Qualquer coisa que me falta
E que te não sei dizer?

Água que passa e canta
É água que faz dormir...
Sonhar é coisa que encanta,
Pensar é já não sentir."

Fernando Pessoa,QUADRAS AO GOSTO POPULAR

Jelicopedres disse...

Que bom que sentes assim a Primavera, Zé.
Precisas de ocupar o teu tempo e a tua mente.
Vejo que começas a fazê-lo, a pouco e pouco, devagarinho... Precisas ainda de mais um pouco de autonomia.
É para continuar, ouviste bem?
Também gostei muito da Homenagem que fizemos ao nosso Poeta Popular, colega e amigo da nossa Academia ASAS, na Biblioteca.
:)

Jelicopedres disse...

Foi uma feliz coincidência, Fátima.
Tão especial para mim que jamais vou esquecer, aquela menina toda despachada de lápis e papel na mão que, queria que eu bebesse o café rápido para lhe dar atenção.
Já lá vai um ano e ainda hoje penso como é que ela sabia os versinhos todos na ponta da língua!!
Inclusivamente, enquanto os ditava para eu escrever esperava e repetia para que eu não "falhasse" uma palavra.
- Activa, eu sou, sim!
Graças a Deus. Não tenho paciência para estar parada.
Encaro cada momento como sendo
único e, último.
Não sei se é bom.(?)
Sei, que me sinto bem.
Também quero conhecê-la.
Penso até que já nos encontrámos.
-A nossa próxima actuação TUNASAS, é no dia 25 de Março, (quarta) na Biblioteca de Vila Nova de Santo André, por volta das 17.oo horas.
Se puder e quiser aparecer, para mim seria muito especial.
Depois, digo-lhe porquê.
- Muito obrigada pelos versinhos com que me presenteou.
São lindos!
Fazem-me lembrar, a minha meninice...
Um beijinho :-)

(envio-lhe o meu endereço de
e-mail, mande-me uma mensagem assim fico também com o seu, para lhe enviar o meu contacto telefónico, se quiser, Fátima). teresinha.amoroso@gmail.com

O céu da Céu disse...

A Primavera está em ti também...uma Teresinha cheia de vida...ideias...coisas lindas...e tens a minha amizade. Bjs

Coisas da Vida disse...

Teresinha, lamento imenso, mas não vou poder assistir a essa vossa actuação porque, a essa hora e nessa data, está convocada uma reunião de Grupo Disciplinar para preparação das avaliações sumativas do 2º período! E eu que sou a Delegada de Português tenho mesmo de estar presente, pois, sou eu a presidir...
Tenho a certeza de que outra oportunidade surgirá! Desejo-lhe uma feliz actuação! Jinhos

Sentidamente disse...

A Teresinha é muito completa! É sensível ao mais requintado e ao mais singelo, atribuindo a mensagem e o significado! Achei deliciosa toda a história (com poemas incluídos).
Beijinhos

Jelicopedres disse...

Por acaso, "cheguei" no início da Primavera...
Considero-me privilegiada por isso.
Tens também a minha amizade, Céu.
" O teu céu, é Azul"...

Jelicopedres disse...

Fica então para outra altura, Fátima. :(
Antes de mais, o dever de quem preside e, é responsável!
Assisti de muito perto durante anos, sei qual o grau de responsabilidade exigido...
(isto, para quem faz questão de cumprir)
É alto!
Agora, talvez mais ainda!!!
Obrigada!
bj. :)

Jelicopedres disse...

Obrigada Juja.
Exagero seu, minha amiga!
Mas, gostei, que tivesse gostado.
Sabe uma coisa?
Para mim, foi uma prova entre muitas, quando por vezes pensamos que, coisas que parecem insignificantes, assim como pequenos gestos, não contam...
Para mim, é precisamente o contrário.
Sorrisos para si (^_^)

Sentidamente disse...

Que o seu sorriso, sensibilidade e força de viver, a caracterizem por muitos e muitos anos, e que venha aqui a esta janela transmitir-nos o calor dessa saborosa e espontânea amizade que tão generosamente sabe dar.
Um beijinho de PARABÉNS pelo seu aniversário.

Jelicopedres disse...

Muito obrigada, Maria de Jesus!
- Sorrisos sim, tenho muitos.
- Vontade de viver, também.
Até que, seja possível.
Sei que, só vivo uma vez, por isso, fujo a "sete pés" da tristeza e de toda a energia negativa...
-Até porque, tristezas, não pagam dívidas, não é verdade?
Beijinho e, obrigada pelas felicitações que me dirigiu Juja.
:-)

O céu da Céu disse...

Teresinha como mudas as fotos dos teus comentários? Tenho reparado que tu e a Zé Senos mudam frequentemente e acho bonito.Jinhos

Jelicopedres disse...

Olá Céu.
Vi agora o teu pedido de "socorro"...
Vou explicar-te, é muito fácil.
Volto mais tarde, desculpa mas agora vou ter de sair.
Beijinhos para o "céu"...
(^_^)