segunda-feira, março 16, 2009

PROCURA-SE UMA AMIGA

[...] Basta ser mulher, basta ser humana, basta ter sentimentos, basta ter
coração.
Precisa saber falar e calar, sobretudo ouvir.
Tem que gostar de poesia, da madrugada, de pássaros, de sol, da lua do
canto, dos
ventos
e das canções da brisa.
Deve ter amor, um grande amor, amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor...
Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam
consigo.
Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja
de
segunda mão.
Pode já ter sido enganada, pois todos os amigos são enganados.
Não é preciso que seja pura, nem que seja impura, mas não deve ser
vulgar.
Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve
sentir o grande
vácuo que isso deixa..
Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objectivo deve ser o
de
amiga
deve sentir pena das pessoas tristes e comprender o imenso vazio
dos
solitários.
Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se uma amiga para gostar dos mesmos gostos, que se
comova, quando chamada de amiga.
Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes
chuvas e das
recordações de infância.

Precisa-se de uma amiga para não se enlouquecer, para contar o que
se viu de
belo e triste durante o dia,
dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade.
Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos
molhados, de
beira de estrada,
de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Procura-se uma amiga que diga que vale a pena viver, não porque a
vida é
bela,
mas porque já se tem uma amiga.
Precisa-se de uma amiga para se parar de chorar. Para não se viver
debruçado
no passado
em busca de memórias perdidas
Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame
de Amigo.
para ter-se consciência de que ainda se vive.

Vinicios de Moraes - fotografia/teresinha
(recebido, por e-mail em Março de 2008 de uma amiga) - Dedico hoje, à Zé Senos

15 comentários:

Carolina disse...

Tou aqui!
Então? É só olhar!...
;
bjhs

Gigia disse...

Eu,venho por este meio,apresentar a minha candidatura!...
Segue à posteriori curriculum vitae.<:)

Anónimo disse...

Eu também estou apresentar-me,
para ser candidata, um beijo.

Anónimo disse...

O rol de atributos é grande. Mas também é verdade que se por um lado “exige alto”, por outro, aceita e compreende as fraquezas e derrotas… Será que caibo?...
Porque fala no singular, pergunto ainda: só há uma vaga? Está-me a parecer que a lista de candidaturas vai ser longa!...
Mesmo assim, inscrevo-me!
Um abraço.

O céu da Céu disse...

Espero que a candidatura não tenha encerrado...mesmo atrasada aí vai a papelada...para a minha
A-amiga
M-meiga
I-inteligente
G-garbosa
A-Amoroso (Teresinha)
Bjs

Jelicopedres disse...

Obrigada a todas as candidatas.
O primeiro lugar é VOSSO!

- A Carolina, serenamente, diz que está aqui,
E, está mesmo!
Estou a ver-te...

- A Gigia, linda, não reparou (ou já não lembra) que, foi ela que me enviou este poema, de Vinicios de Moraes, no dia 24 de Março de 2008.
Aceite a candidatura!

- A menina Zé Senos, não leu até ao fim!
Não leu, não!!!
É que, esta poesia está dedicada a ela no dia do seu aniversário, (dia 16/3).
Sem grande "alarido", é certo!
Não pus música de Parabéns a Você, não fiz a postagem logo depois da meia-noite, (como é costume), foi mais tarde mas foi no dia certo.
Aceite a candidatura.

- Agora, a Juja, esta menina que me foi apresentada pela Carolina e que, parece que já a conheço há muito...
Claro que cabe!
Há sempre uma vaga para alguém especial.
Espero vêla brevemente.
Considere-se inscrita!

- Céu dos olhos claros de mar, nunca estarias atrasada.
Sei que és uma menina ocupadíssima, nem vou inumerar os teus afazeres!
Este acróstico que me dedicas, diz-me que estás "atenta"...
Embora, reconheça que, exageraste um pouquinho.
Aceite.
A papelada chegou, correctíssima!

- Voltarei mais tarde....
- Até logo a todas.
:)

Coisas da Vida disse...

Tenho andado meio desaparecida... É o final de mais um período lectivo e a minha vida pessoal que me têm tomado grande parte do meu tempo. Peço desculpa por não ter vindo até aqui e lido aquilo que a Teresinha sempre nos oferece!
Hoje, enquanto a casa está no sossego, espreitei... E dei de caras com este pedido, este clamar por alguém a quem se possa dizer amiga! Já vi a lista de candidatas. Todas muito bem abastecidas, com belissímos currículos... Mas eu também me quero candidatar. Fico feliz por fazê-lo.É, contudo, uma tentativa em que me vejo cheia de inseguranças.
Adorei este extraordinário poema! Fiquei sensibilizada e a pensar nos requisitos da amizade. Depois, questionei-me: será que há alguém assim? Alguém que saiba ser está dádiva, este desinteresse, este apoio, este estar?
Gostaria de ser capaz de ser essa tal "amiga"... Mas reconheço bem as minhas limitações.
Encantada como sempre, Teresinha, deixo-a com a sua procura, com a sua ansiedade, com o seu grito, com essa terrível urgência, a qual também é minha. Jinhos e amizade.

Letucha Almeida disse...

Da procura, um encontro

De tudo ficam três coisas:A certeza de que estamos sempre começando...A certeza de que precisamos continuar...A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...Portanto, devemos:Fazer da interrupção um caminho novo...Da queda, um passo de dança...Do medo, uma escada...Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...
Fernando Pessoa
Beijinhos

Anónimo disse...

Obrigada amiga agora percebi, um grande beijo de agradecimento por ter-te lembrado de mim muito e muito obrigada.
Um Grande Beijo.

Jelicopedres disse...

Olá Fátima, não tem que se desculpar.
Gosto muito que me "visite", assim como das palavras amáveis que sempre me deixa aqui na minha janela.
- «É o final de mais um período lectivo»....
Sabe uma coisa, Fátima?
Como a entendo e, daí concluo que faz o seu trabalho de professora com grande arte!
Tenho lido os trabalhos dos seus alunos, em (Salta Letrinhas), assim como as palavras de incentivo que lhes dedica...!
- Este, é um pedido de amizade.
Obrigada pela "disponibilidade".
- Aceite sem restrições!
Um beijinho para si também :))

Jelicopedres disse...

Obrigada Lena.
Adoro a tua sensibilidade.
Assim como o poema do "nosso" Fernando Pessoa, um destes dias, vou colocá-lo na "Primeira Página"...
Beijinho;))

Jelicopedres disse...

As meninas:

Carolina Palminha
Maria Porfírio
Mª José Senos
Maria de Jesus
Mª do Céu Paulo
Fátima Beja
Helena Almeida

Ficaram todas em 1º lugar (exequo)

Faltam ainda algumas, ou porque não tiveram oportunidade de vir até aqui, ou que, não ligam muito a estas "lides" de computadores.
Muito obrigada a todas!
O "culpado" de tudo isto, foi, Vinicios de Moraes, por ter escrito e dado a conhecer a sua poesia...
:)))))))

Anónimo disse...

Tenho estado sem computador. Ainda venho a tempo de me candidatar??? Óbvio que não possuo todos os requisitos (sobretudo em relação ao vento) mas sim o desejo de os ter. E fazer parte da tua lista, amiguinha... que luxo de alma. Beijão
Lena Tereno

Jelicopedres disse...

Concerteza que vens, Lena.
Sempre!
Não te tenho visto, por aí!
Que andas a fazer, que não apareces?!
Obrigada pelas tuas palavras.
Volta, sempre.
Um beijinho :)

Anónimo disse...

Pensava que soubesses. Umquisto junto à corda vocal esquerda. "Racionamento" da voz até ser operada, operação, 10 dias de silêncio absoluto, retomada lenta e progressiva da voz e, se tudo continuar a correr tão bem como até aqui, autorização de regresso daqui a cerca (um pouco menos) de um mês.
Como quando estou convosco não sou capaz de me controlar o remédio foi ... desaparecer. Várias pessoas sabiam, desculpa se não te contei. Também não é para andar com "campainhas", né???!!!...
Beijão
Lena Tereno