quarta-feira, abril 01, 2009

Jasmim de Mim p/ Ti que me visitas

Jasmineiro-galego / Jasminum officinale L.

Esta planta trepadeira de caule delgado e flores brancas agradavelmente perfumadas parece ter sido importada da Índia no decorrer da século XVI. Cultivada como espécie ornamental no Sul da Europa, o jasmineiro-galego serve para o exerto do jasmineiro-de-espanha, Jasminum grandiflorum L., originário do Nepal, cujas flores, maiores e rosadas, são utilizadas no fabrico de perfumes. A região de Grasse, em França, é o grande centro europeu de produção de essência de jasmim. O chá de jasmim, aromatizado com as flores do Jasminum odoratissimum L. , é cultivado sobretudo na Formosa.

Segredos e Virtudes das Plantas/ Reader's Digest - Fotografia/teresinha

31 comentários:

Anónimo disse...

Comprei um vaso de Jasmim que puz na varanda! Agora quando entro em casa é uma lufada doce a uma doce Primavera! Dá vontade de "emaluquecer" e andar porta fora para poder entrar porta dentro ....
E a delicadeza das florinhas ...
DEcididamente devo andar em "estado de graça"!!!
Já consumia o chá e o incenso mas agora... mim ter Jasmim, Jasmim de mim.
Lena Tereno

Coisas da Vida disse...

Grata pelo Jasmim aromático e imaculado que me oferece!
Este aroma entontecedor acontece nos dias primaveris e deixa-nos até a alma perfumada e à beira de desfalecer de gozo.
Perigosamente, é nosso dever aspirarmo-lo e deixarmo-nos perder nas tardes de Primavera! Que venham elas com jasmins, rosas, cravos, margaridas e malmequeres em catadupas de fragâncias e de cores! Jinhos e até sempre!

Jelicopedres disse...

Lena, as tuas palavras emocionarm-me.
Que bom saber que, estás bem, agora...
Decididamente, acredito que, estás em "estado de graça", SIM!!!
Autênticas figuras de estilo, essas tuas palavras.
Um beijinho e, quero ver-te brevemente.
:))

Jelicopedres disse...

Olá Fátima.
Há dias, ao passar num determinado local senti o cheiro do Jasmim.
Não sabia sequer da sua exisência ali, no dia seguinte fui lá de propósito sentir mais uma vez o aroma e, "buscar", a imagem que queria forçosamente partilhar, antes que fosse tarde demais...!
Registei e, trouxe comigo um pequeno raminho, suficiente para sentir o aroma assim que entro em casa....
(^_^) Bj.

Anónimo disse...

Vês a foto ficou linda, por acaso nem sabia que lá havia uma arvorzinha de Jasmim, só tu para descobrires essas coisas, o cheiro é agradável, um beijinho.

Gigia disse...

O primeiro pé de jasmim chegou à Europa no século XVI proveniente da Pérsia.
Toda a Tunísia,cheira a jasmim,por ser a flor emblemática desse país.
É uma flor toxica e não deve ficar acessível a crianças e a animais.
Na china,adoram beber chá de jasmim.
Por que rerá que estou tão bem informada a este respeito!?... :)

teresinha disse...

Olá Zé, é também para ti esse Jasmim.
Sabes como o descobri.
Pelo perfume...
:))

Jelico Pedrês disse...

A tua informação é provavelmente a mais correcta, Gigia!
Embora na minha postagem, baseada em respeitáveis informações, tenha acertado que, foi durante o século XVI.
Porque será então que a menina está tão bem informada a esse respeito...!??
É que, farta-se de passear, não é!...
Linda, ainda bem!
Viajar, mostra-nos aquilo que procuramos quando o fazemos, conhecer outras culturas usos e costumes e tudo o que lhe seja associado.
Eu, adoro viajar!
(estou à espera de ver algumas dessas fotos, Gigia)

Anónimo disse...

Estive cá, e gostei muito de ver onde e como "relanças" dia a dia o teu estado de espírito mais sensível!
AQCAQT

Jelicopedres disse...

Obrigada.
Pena que, não sei quem me visitou.
Para: AQCAQT, um sorriso! :-)
(que não é amarelo)...

"NAMASTÊ"

Sentidamente disse...

É uma planta muito sugestiva. Com flores singelas mas tão bonitas e apelativas pela intensidade do seu aroma não passa despercebida.
Obrigada pelo bocadinho de jasmim que me cabe!
Beijinho perfumado

Anónimo disse...

Que bom ter-te visto hoje...saudades.E este cheirinho a jasmim veio trazer-me recordações boas da minha juventude.Um beijinho céu
Um beijinho também à Lena Tereno.Onde anda essa menina?Desejo-lhe tudo de bom!

lami disse...

O Jasmim em noites cálidas exala um tal perfume
que até nos entontece! Gosto com conta peso e medida, para não "emaluquecer" ;))

Jelicopedres disse...

Também gostei muito de te ver, "olhos azuis"!
Não estava à espera, melhor foi a surpresa.
O Carlos, veio cá fora e disse-me:
anda ver quem está ali.
E eu, fui!!!
Uma mesa repleta de "coisas" boas...
beijinho para ti.
:)))))

Jelicopedres disse...

De volta na Blogosfera, Lami!!!?...
(sem conta, peso ou medida)
Garanto-te que senti a tua falta!
Vou ver a tua "janela"...
Quero muitas novidades!!!
;)

Anónimo disse...

Falando em jasmim:alguém me sabe informar como funciona a floração da minha mascote (tenho outrs, mas não dão flor...)As florinhas que tempo têm de duração? Revezam-se? Só florescem nalguma época? Não sei nada, já procurei na NET e nada na mesma...
Sejam "boinhas" contem a mim, tá bem? Beijão a todas

Anónimo disse...

O delicado perfume do Jasmim também chegou ao AEIOU.
E é em nome deste, qe aqui passei para desejar à Teresinha e seus familiares uma "Santa Páscoa".

Um beijinho
cila

Jelicopedres disse...

Para: Anónimo
(anónimo, não é própriamente, uma identificação, mas, lá vai)...
-Acerca do Jasmim-
O "Jasmim officinale", é uma trepadeira com caules delgados e flexíveis e folhas quase sésseis divididas em cinco ou sete folíolos. Entre meados do Verão e do Outono, surgem na extremidade dos ramos inflorescências cimeiras com flores fortemente perfumadas.
-"Jasmim polyanthum", também é uma trepadeira, apresenta de início um único caule comprido e flexível que se ramifica frofusamente. As suas folhas são compostas de cinco a sete folíolos. As flores, perfumadas, reunidas em inflorescências cimeiras que emergem da axila das folhas, são cor-de-rosa na parte exterior e completamente brancas no interior e surgem entre meados do Inverno até meados da Primavera.
-Para florirem, os jasmins necessitam de luz forte e algum sol directo.
-Deve ser regado abundantemente, apenas durante o período de crescimento.
- De duas em duas semanas aplique um vulgar adubo líquido, (apenas durante o período de crescimento activo).
-Observações especiais:
Os jasmins crescem rapidamente e necessitam ser despontados e podados; corte os caules que já floriram até onde for necessário, as plantas em vasos de 20cm (exemplo) não devem exceder cerca de 1m de altura, para as manter dentro dos limites aconselháveis, prenda os ramos numa grade ou num suporte.
-Espero que tenha tirado as suas dúvidas...
Até sempre:)

Jelicopedres disse...

OLÁ CILA!
ASSIM ESTÁ MELHOR!!!
E, porquê? (perguntará)...
Fui até ao, A E I O U; fui muito bem recebida; por todas acarinhada; mas, ainda "ninguém" tinha vindo visitar-me. Confesso que não tenho muito tempo disponível para ir lá todos os dias, mas, prometo ser mais assídua.
Que bom que o perfume do Jasmim chegou, ao A E I O U!
Agradeço e retribuo votos da mais Feliz Páscoa de sempre, para si!
(tenho um "docinho" para si em, "Pecados Veniais", vá até lá quando quiser)
Um beijinho :)

Unknown disse...

A Teresinha tem toda a razão, mas acredite que não é por mal! O tempo escorre-me entre os dedos e eu não consigo fazer tudo o que desejo.

Já fui até "Pecados Veniais" e lá recolhi o meu docinho...
Soube-me a carinho.
Obrigada por se ter lembrado de mim.
Um beijinho
Cila

Carolina disse...

Mas como foi pssível deixar o Jasmim sem comentário??? ;(
Eu vi a postagem e pensei que tinha escrito, tanto mais que adoro o perfume e a beleza de tal flor.
No quintal da minha mãe temos um Jasmineiro que já sobe pela parede acima.
Está muito bonita a fotografia e o texto.
;)
bjh "jasminado".

Carolina disse...

Ah! E também gostei muito da música! Chinesa?
Muito esclarecedor o texto!
És uma "enciclopédia muito perfumada e amorosa"!
;-)))))

arlete disse...

o meu jasmim está a cescer mas ainda não floriu.quando floriri mando-te a foto

"jasmineira" disse...

Verdade, Maria Carolina.
Sabes que, me és imprescindível!
A minha janela, fica um pouco triste sem o colorido do vasinho das tuas Sardinheiras!
Qualquer dia temos de ir visitar esse tal Jasmineiro do quintalinho da mãe...
- Olha Carol, assim que cheguei ao Entº, fui visitar uma tia, a primeira coisa que me mostrou no jardim, foi um Jasmineiro.
Coincidências...
Abracinho(^_^)
(a música, é um "Mantra", que eu adoro, vou ver se consigo gravar par ti)...

Jelicopedres disse...

Fico à espera Arlete!
E olha que, eu não me esqueço...
Beijinho :)

Anónimo disse...

O #anónimo" não é, como tu dizes, uma identificação mas a maneira de remediar uma "burrice". Provavelmente esqueci-me de assinar, como costumo fazer PERDONA-ME (!!!!).
Milhões de bem hajas pelas informações tão completas. O meu Jasmim está agora a perder a flor. Veremos como me entederei com ele....
Beijões!
Só falta pouco menos de um mês para eu voltar! IRRA! Até que enfim!
Lena Tereno

Jelicopedres disse...

Lena, se voltares a ler, verás que essa chamada de atenção não é para ti.
Não senhora!
Colocas sempre o teu nome no fim.
Foi para alguém que eu não conheço, mas que, não quis deixar de responder.
Espero que estejas a recuperar de dia para dia, com ânimo suficiente e, grande alívio...
Beijinhos para ti Lena.

Anónimo disse...

O outro "Anónimo" pôs uma questão perfeitamente válida para mim. Também não faço ideia de como tratar aquela "bichesa" . Veremos. Quanto a voltar às "lides" já o estou a fazer devagarinho. Hoje já fui à hidroginástica e soube-me bem Tenciono ir à próxima actividade que houver. Isto está OK, é só retomar o ritmo de sair. Acho que com tanto tempose silêncio obrigatório perdi o geito de aparecer!Beijão.
Até muito breve Lena Tereno

Anónimo disse...

As florinhas com que vinha o meu jasmineiro cairam todas! Fiquei tão triste.... Mas vejam só o que faz o carinho: continuei a reg´-los com água e palavrinhas de ternura e agora... estão surgindo botõezinhos!!! VivÔôôô!!!....
Lena Tereno

Fatima disse...

Há neste texto uma pequena confusão.O jasmim utilizado no chá de jasmim é o Jasminum sambac, conhecido vulgarmente por jasmim-árabe. Tem uma flor branca, maior que a dos outros jasmins e as folhas também são maiores. O Jasminum odoratissimum ou jasmim amarelo é endémico da Macaronésia (Madeira e Canárias.

Jelicopedres disse...

Muito obrigada por esta informação daicional, Fátima.

Vou "conhecê-la" de seguida...

Volte sempre;)