quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Charles Darwin /200 Anos

O biólogo e naturalista Charles Darwin nasceu em Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos colaborou em pesquisas realizadas nas costas e nas ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Ficou surpreendido com o grande número de espécies de plantas e animais que, até então eram desconhecidos. O que lhe chamou mais a atenção foi a incontável diversidade de tentilhões, que só conheceu nas ilhas Galápagos, situadas na costa ocidental da América do Sul. Permaneceu nessa viagem científica durante cinco anos procurando descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.
Em 1859, na certeza de ter encontrado respostas escreveu o livro: "A Origem das Espécies". Posteriormente escreveu a obra: "A Descendência do Homem", onde manifestou as suas ideias sobre o ressurgimento da raça humana no planeta Terra. Estes dois livros geraram muita controvérsia na época, contudo, hoje em dia, muitas das suas ideias são aceites pela ciência.
Ele acreditou que a razão de existirem pequenas diferenças na descendência, tanto das plantas como dos animais, fazem com que certas espécies vivam mais tempo do que outras, No caso de possuirem vida mais longa, estas gerarão mais descendentes, e este facto permitirá o aparecimento gradual de novos tipos de variações.
[...]
«200 anos depois, do nascimento de Charles Darwin»
Imagem/images.amazon.com

17 comentários:

Anónimo disse...

Grande Génio!
Estás a ler esse livro?
Deve ser interessante, mas tipo "calhamaço"!
Ando a ler um muito giro. Depois empresto à "Malta"!
É pequeno, fácil de ler e engraçadíssimo!
:))))

Anónimo disse...

Há muito que não vinha ao teu "cantinho"!
Mais uma vez li e reli, poema atrás de poema e fiquei ... como eu gosto de sentir-me. Bem hajas por partilhares. Beijão
Lena Tereno

Anónimo disse...

Esteve a falar na televisão sobre Carles Darwin, e uma exposição dele em Lisboa, lembrei que tinhas hoje feito uma postagem sobre ele, a minha amiga está sempre atenta a essas coisas, ficou muito giro, um beijo.

Jelicopedres disse...

Não Carol, não estou a ler este livro, não o tenho, basta pesquisar um pouco na Internet, como fiz hoje e, temos a Biografia e todo o tipo de notícias acerca de Charles Darwin, naturalista e biólogo Inglês.
Segundo as suas inúmeras observações, formam a doutrina transformista chamada, Darwinismo.
- E, porque passam hoje 200 anos após o seu nascimento, aqui está!...

( Qual é que vais emprestar à "malta")?
Bj.

Jelicopedres disse...

Pois é Lena, há muito que não vinhas ao meu "cantinho"!
Tu, até gostas de vir aqui, que eu sei!!!
Eu fico muito feliz sempre que passas por "cá".
Volta sempre, linda.
Beijão para ti também (^_^)

Coisas da Vida disse...

Vale a pena celebrar este génio! Quanto lhe devemos!
Muito oportuno, portanto, este artigo elucidativo e comemorativo de uma existência que devemos sempre recordar!
Jinhos e até sempre!

Carolina disse...

O que vou emprestar à "Malta" chama-se: "Viva Santo Isidro", foi o meu Livreiro que me deu!
Oferecido, viste????
;)))

Jelicopedres disse...

Não podemos ignorar nunca o que é por demais evidente, Fátima!
Beijinho para si também.
:)

Anónimo disse...

Isso é que é um Livreiro amigo, hem!!!
Também, com uma cliente dessas, que ainda por cima faz "publicidade", levando amigos e conhecidos a visitar/comprar, certas relíquias, (para quem gosta de ler), na
"A DAS ARTES"!
Plenamente de acordo, Carol.
Depois, emprestas então à "Malta".
bjs***

Gigia disse...

E daí em diante,nunca mais o Homem e a Vida foram olhados da mesma forma!...
Parabéns mister Darwin!
Um big :) para a Jelico!

Anónimo disse...

Como o outro que diz "se a preguiça fosse música... eu era uma orquestra... e das sinfónicas".Ando extremamente preguiçosa especialmente com o computador! Mas não com a amizade, como bem sabes. Gostei particularmente destes teus últimos três trabalhos. Embora tenham o teu "toque" têm uma "têmpera" que lhes dá uma marca de diferença. Eu acho! Mais viris, mais fortes, mantendo embora... não me vou repetir.
Vi o primeiro par de andorinhas deste ano. Construiam já o ninho. Sabes como eu sou com "as avezinhas de NOssa Senhora". Anda, bota aí uma coisa linda dedicada a elas. (PEDINCHONA!!!!!!!!!!!)Lena Tereno

lami disse...

Charles Darwin não foi o primeiro a escrever sobre evolução. Mas foi o primeiro a propor, de maneira convincente, um mecanismo puramente biológico capaz de explicar a origem e a diversidade de todas as formas de vida. Nada de espíritos, projetos, propósitos ou intervenção divina: apenas variações aleatórias e selecção natural. Biologia pura.

Jelicopedres disse...

Um big:) para a gigia, também.
Espero que estejas bem...
Um abracinho para ti.
:)))

Jelicopedres disse...

Mas, as orquestras sinfónicas não são preguiçosas!
Estás bem, não te preocupes, porque, quem não está bem, não fala assim...
Obrigada pelas tuas apreciações Lena.
-Já vistes andorinhas!!!
Também espero vê-las brevemente.
Adoro, quando elas passam à minha janela com os seus voos razantes, e quando passo ali no passeio que vai dar ao "Liceu", onde elas adoram fazer os ninhos...
- Vou ver o que posso fazer, por ti ,e por ELAS!!!
- Quem não pede.....
Beijinhos :)

Anónimo disse...

De tal maneira Lami, que, as inúmeras observações que proferiu formam a doutrina chamada darwinismo.
Uma dedicação sem limites ao naturalismo e à biologia!

arlete disse...

há uma exposição até Maio...podiamos( Lix. G

Jelicopedres disse...

Pois podíamos, Arlete.
É uma ideia, brilhante!
Vamos pensar nisso?...
:))