sexta-feira, junho 06, 2008

Planta-de-Cera

Hoya Asclepiadaceae

Mais uns (pouquinhos), graus de temperatura e, as flores abriram. Hoje! Há alguns dias que, fechadas "aguardavam" um pouco mais de calor para desabrochar...
- As hóias são plantas trepadeiras com folhas espessas e carnudas e raminhos de flores cerosas em forma de estrela. Estas flores nascem todos os anos, desde que a planta seja adulta, (normalmente ao longo do verão), esta vem sempre mais cedo, meados da Primavera. Cada raminho comporta à volta de trinta flores, e são suportadas por um ramo lenhoso que emerge de uma axila, de cores que vão do branco a um rosa pálido com o centro vermelho. - Algumas espécies são agradávelmente perfumadas. Precisam de muita luz e gostam de temperatura ambiente normal, água e, muito carinho. Resultado.
A beleza com que me surpreende todos os anos...

Planta-de-Cera e Fotografia/Teresinha

14 comentários:

Aparecida disse...

É um colíro para os olhos!
Muito bonitas estes flores, serão orquídeas? as folhas parecem e as flores têm uma textura muito bonita!
Beijinhos
Aparecida

Jelicopedres disse...

Orquídeas??
Não, Aparecida!
O seu nome é mesmo «Flor-de-Cera»
ou,«Hoya»!
Parecem mesmo de cera.
Se leres com atenção a postagem, ficas com uma melhor informação.
Se quiseres um raminho, passa por cá...
bj.

António Gil disse...

São lindas as flores da tua "Planta-de-Cera". Também com uma jardineira tão eficiente e aplicada, só podiam é ser lindas.

Anónimo disse...

Linda flor, gostei aonde arranjaste essa flor.

Jelicopedres disse...

Pena que, duram muito pouco tempo, Gil.
O que vale é que ela é tão grande que vão abrindo sucessivamente os cachos durante algum tempo.
É fácil de cuidar.
Obrigada:)

Jelicopedres disse...

Onde "arranjei", Zé?
Ofereceram-me há alguns anos,
a Dª Aureleana, conheces?
Beijinho para ti também.

Carolina disse...

Não há dúvida, é uma planta espantosamente linda e singela ao mesmo tempo.
Tens num vasinho????

Anónimo disse...

Olá linda !
A tua "Flor-de-cera" está muito bonita. A minha,da varanda,está também cheia de cachos abertos e bem cheirosinhos.É pena durarem tão pouco! Bjito para vocês.

Jelicopedres disse...

Tenho num vasinho sim , Carol.
Esse vaso tem talvez uns 20cm de diâmetro, mas cresce imenso, e fica assim, como vês!!!
;)

Jelicopedres disse...

Pois é Armanda, que pena durarem tão pouco...!
Mas a beleza quando é efémera, para mim é mais apreciada ainda.
Isto porque, temos menos tempo para a admirar!
Manda-me uma foto da tua "Planta-de-Cera", se tiveres.
Beijinho para ti também.

Anónimo disse...

ESTÁ LINDA A TUA PLANTA! ADORAVA TER UMA ASSIM, SERÁ QUE ENCONTRO NA "CLARINHA"!?!?... BEIJINHO DA MANA CAÇULA

Anónimo disse...

Olá maninha!!!
Que bom que vieste visitar-me!
Vou dar-te um bocadinho da minha planta, mas leva tempo a ficar adulta.
Talvez a Clarinha tenha sim!
Mas eu vou levar da mesma forma.
Beijinhos e xi-coração...........

SOL-LÍRIO disse...

Amiga,venho dar-lhe uma informação visto que é apreciadora da planta da cera,eu também tenho e são tres cores a rosa como a sua uma cor de rosa mais clara e a mais bela de tom ROSA CHOQUE,linda de morrer e o odor mais activo,procure num horto.É verdade pela foto dou-lhe os parabéns,tem a sua planta num mimo. MENA

Jelicopedres disse...

Olá Mena!
Muito obrigada pelo seu comentário e também pelas informações adicionais.
Vou procurar essa outra,
ROSA CHOQUE.
Não conheço, deve ser linda.
-Este ano a minha Hoya, floresceu por 3 vezes. Começou na Primavera, como o bom tempo ajudou ela decidiu brindar-me em triplicado.
É realmente intenso o seu perfume que apenas se faz sentir durante a noite.
Beijinho
Teresinha^_^)

(agora vou visitar o seu espaço)
:)