domingo, junho 15, 2008

O Poema Que Tomou o Lugar de uma Montanha


Ei-lo, palavra por palavra,
O poema que tomou o lugar de uma montanha.
Ele respirava no seu oxigénio,
Mesmo quando o livro jazia voltado sobre o pó da mesa.
Recordava-lhe o quanto tinha precisado
De um destino para o seu próprio rumo,
Como tinha reordenado os pinheiros,
Movido as pedras e escolhido um caminho por entre as nuvens,
Pela perspectiva que mais lhe convinha
Onde se acharia inteiro numa inexplicada inteireza:
A exacta rocha onde as suas inexatidões,
Descobririam, por fim, a vista para a qual tinham avançado,
Onde poderia deitar-se, fitando o mar lá em baixo,
E reconhecer a sua única e solitária casa.

Wallace Stevens - Fotografia/Teresinha

9 comentários:

Gigia disse...

Bonito poema de W.S. Segundo ele; "O poema deve resistir à inteligência quase com sucesso".
Unforgettable como acompanhamento, é perfeito.
Quero mais!...

Jelicopedres disse...

Este Poema encontra-se na 1ªpágina do livro:
"Uma Casa no Fim do Mundo", de Micahael Cunningham.
Se queres, mais gigia, podes começar por ler este livro. (postagem abaixo). Tenho-o em casa desde 2001 e só ontem, me "debrucei" sobre ele e, estou a ler.
«You are one of my unforgetabble friends...!»
Kiss

Anónimo disse...

Mas que bela foto!!!
Parabéns!
O poema também é lindo!
Sim senhora!....
;)))

Anónimo disse...

Ai é verdade, onde tiraste esta foto????

Jelicopedres disse...

Esta fotografia tirei em Porto Covo o mês passado, Carolina.
Tenho várias, mas a que gosto mais é esta!
Se precisares de alguma foto do mar diz que tenho muitas.
Depois mostro-te uma outra que sei que vais gostar, não é contigo, é surpresa...!
Que bom que gostaste!

Anónimo disse...

Tenho curiosidade em saber,onde tiraste esta foto?!?... Beijinho Mana "caçula

Jelicopedres disse...

OUTRA!!!!!...
Há pouco a Carolina fez-me a mesma pergunta!
(não leste o comentário dela)?
Foi em Porto Covo mana!
Tirei cá de cima, antes de chegar à Praia Grande.
Beijocas.

Carolina disse...

Temos bem perto de nós recantos lindíssimos"
Parece o "olho do mundo", essa foto.
Devias mandar para um concurso!

Jelicopedres disse...

Vou pensar nisso...!
Obrigada amiguinha.
;))