quarta-feira, junho 25, 2008

Mia Couto, Connosco...

O Livro
As mãos que escrevem
[...] - Vou pensar no seu conselho. Agora tenho é que ir ter com o meu doente predilecto. Depois falamos Dona Munda.
Sidónio Rosa entra na cozinha, sentindo que o olhar de Munda o segue até à obscuridade do ventre da casa. As cortinas estão fechadas, como sempre. Suspenso sobre um banco alto, o majestoso feto secou. Há tempo que morreu mas ninguém o deita fora. «Há-de renascer», defende Munda. Sabida e consentida ilusão: a planta nunca mais viverá.
No fundo do corredor, a porta do quarto se abre, mesmo antes que o médico peça licença, e Bartolomeu, dispara a pergunta:
-Falavam de quê vocês os dois?
Assim, sem bons-dias, nem saudações. As pálpebras tremem-lhe como folhas na ventania. A doença lhe minguara o rosto e fizera crescer os olhos a ponto de não serem comtemplados. A regra humana é: o corpo todo envelhce, menos os olhos. Em Bartolomeu, até o olhar o tempo embaciara.
- Feiticeira, sim, é isso mesmo que ela é - proclama o doente.
- Não diga isso é perigoso...
- Perigosa é ela mesmo.
Bastava encostar-se numa única lembrança para fazer prova: certa vez ele lhe oferecera uma flor, um lírio selvagem de grandes pétalas brancas. Colocada em jarra, a flor parecia iluminar a sala. [...]
Venenos de Deus Remédios do Diabo / Mia Couto - Fotografia / Teresinha

12 comentários:

O céu da Céu disse...

E eu cá tão perto e não apareci...isto de ser babysitter aos fins de semana e não só, levou-me à praia com as minhas criancinhas...mas aproveitei para ler bocadinhos do Mar me Quer.A escrita de Mia Couto é um doce!bj

O céu da Céu disse...

Teresinha eliminei um comentário porque apareceu duas vezes o mesmo.As minhas desculpas.

Jelicopedres disse...

É um "doce" mesmo, a escrita de Mia Couto!
Foi pena não estares presente, Céu.
(O mar te quis)...com os teus pequeninos e com, "O Mar me Quer", na cesta da praia.
Imprescindível!
Não concebo estar na praia sem um livro...
(não te preocupes com a duplicação do comentário. Também já me tem acontecido).
;)

Anónimo disse...

Tive pena de não ter ido mas não estaca cá, como tu disseste foi muito bom depois deixas-me ler o livro, um beijo.

Jelicopedres disse...

Vais para a próxima Zé, não fiques triste.
Mia Couto disse que Sines era uma cidade com o tamanho certo, com o mar a seus pés, e que isso a tornava num local que funcionava como uma fonte de inspiração, que daria um cenário para um bom romance.
Podes confirmar as suas palavras numa entrevista que ele deu ao "Notícias do Litoral".
Vamos aguardar então que um dia, passe das palavras aos actos...
Claro que te empresto o livro!
Vou a meio.
bj.

Gigia disse...

Que tenhas boas leituras na companhia do "Mia Couto"
Eu vou de férias e levo "Isabel Allende" É bom também!
Bejocas boas.
P.S.Qualquer coisa que queiras de lá,"mi liga,tá?"

Anónimo disse...

Céu: Imperdoável a tua falta! ;)))
Teresinha: Guarda-me aí os recortes dos jornais, Litoral e Leme. Tá?
Olha ainda voltei à livraria e comprei mais 4 livros (para a gente ler).
bjhs
(Belas fotografias)

Jelicopedres disse...

Obrigada gigia.
Também foste muito bem acompanhada.
Isabel Allende, também gosto muito, por acaso já há uns tempos que não leio nada dela, o último que li foi, "De Amor e de Sombra".
Beijocas para ti também.
P.S. Qualquer coisa de Évora?!...
A menina gigia é que vai desejar que eu lhe mande daqui um pouco de "Brisa Marinha"...
Ou não?!
;))))))))

Jelicopedres disse...

Dorme descansada Carolina.
Não só te guardo os recortes, como já tenho aqui um para ti.
O Leme é que ainda é cedo.
Mas, quando vier eu guardo.
(livros para a gente ler)...
Mais quatro?!!
Qualquer dia a "A das Artes", passa para a tua casa!!!...;)

Carolina disse...

Não será a minha casa mas leva-me metado do "ordenado".
Coitadita da "aposentada"!!!!
;((((

Anónimo disse...

Mas... que "sacrifícios monetários" não farei eu pelo meu colega Mia Couto!!!????
;)))))

Jelicopedres disse...

Que sacrifícios?!!!!!..........
Eu estou a "observar-te", Carol.
Um honroso e merecido elogio!
C O L E G A!!!
Muito bem!;))))))