quinta-feira, janeiro 17, 2008

"SE"

Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, ou pretensioso;
Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires;
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratares da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;
Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!";
Se és capaz de , entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao mínimo fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais - tu serás um homem, ó meu filho!
Rudyard KIPLING - Tradução de Guilherme de Almeida
Recebido por email de Helena Almeida - Fotografia /Teresinha (Monte do Paio)

17 comentários:

Unknown disse...

Teresinha:
Parabéns pela bela foto, está realmente linda, dá-me a imagem real da lagoa, bela e triste, é como a sinto.
O texto é óptimo, mas será que algum ser humano pode atingir todo aquele estado?
Por mim se conseguir um terço já estou satisfeita, contudo é meu lema de vida cada dia que passa tentar aumentar o terço.
Beijinhos

Gigia disse...

Um belo poema de Kippling cheio de boas intenções mas humanamente impraticável na sua totalidade.É sempre bom relembra-lo (e com boa música ainda melhor...)
Bjs

Jelicopedres disse...

Olá Bia.
Atingir estes objectivos, não é tarefa fácil, mas, vale a pena tentar esse terço de um todo, que é quase impossível de realizar!
É bom tê-la de volta!...
:)

Jelicopedres disse...

Podemos sempre praticá-lo, em parte Gigia.
Bom fim de semana para ti, e um beijinho.


(como "vês", ainda estou aqui)...
;)

Anónimo disse...

Olá Teresinha esta foto está espectacular, a lagoa vista do monte do paio é realmente muito bonita, não é por acaso que já pintei essas arvores.
Bjs
APBP

Jelicopedres disse...

Olá como vai? Espero que continue bem.
Gosto que me venha "visitar"!
Ainda não tive tempo de ver todos os seus trabalhos de pintura.
Mas, o que vi, gostei muito!
Se quiser posso enviar-lhe por email fotos de paisagens, tenho muitas, pode ser que goste de algumas para os seus trabalhos.
É com muito gosto que o farei, se quiser.
Volte sempre!
:)

Anónimo disse...

Boa noite minha Teresinha!
Linda a imagem da Lagoa!
Lindas as palavras!
Estás a fazer "concorrência" à Zília, fotografando a "sua amada lagoa"!!!

Anónimo disse...

Eu sei que a Lagoa é da Zília!
Mas, ela autorizou-me...
Foi na sua (dela), presença que tirei as fotografias, minha Carolina!!!

O céu da Céu disse...

Faz bem chorar...principalmente quando sentimos o coração tão pequenino perante a grandeza deste texto.A mim fez-me bem!bjs

Jelicopedres disse...

É verdadeiramente BELO e EMOCIONANTE!!!
Estou plenamente de acordo contigo Céu!
Pena que, seja quase uma miragem pensar em todas estas premissas, que supostamente deviam fazer parte do nosso quotidiano, e não fazem!!!
bj.

António Gil disse...

Que acrescentar mais? Está tudo dito, quer sobre a belíssima foto da Teresinha, quer sobre o belíssimo poema de Rudyard Kipling. É dele também o seguinte pensamento:
"As palavras são a mais poderosa droga utilizada pela humanidade."
E já agora, e para todos os que vêm ao blogue, este outro pensamento ainda dele:
"Não há prazer comparável ao de encontrar um velho amigo, a não ser o de fazer um novo."

lami disse...

Ah, "SE" conseguíssemos ser tudo isso não seríamos um Homem mas antes um Super Homem, ou melhor, um DEUS!

Anónimo disse...

Que belo poema e a foto da lagoa ficou muito gira, um beijo.

Jelicopedres disse...

Obrigada pelas tuas palavras, Gil.
Os créditos, são só metade, meus!

Jelicopedres disse...

Ou uma DEUSA, Laura!
Porque só os DEUSES, se elevam a esta perfeição!

-Para ti Zé, (sempre presente), o meu obrigada.
As melhoras e um beijinho para ti.
:)

Anónimo disse...

Lindo lindo, gostei de ler este belícimo, poema, ou texto, chamem-lhe o que quiserem, mas está muito bem escrito, bjs amiga !!!

Jelicopedres disse...

O mesmo para ti Ana.
Gosto da maneira como expressas aquilo que pensas!!!
:)