domingo, janeiro 06, 2008

Os Reis Magos


Esta noite, que ilusão, a dos meninos, Platero! Não era possível deitá-los. Por fim, lá se foram rendendo ao sono, um, numa poltrona, outro, no chão, Branca, ao pé da chaminé numa cadeira baixa, o Pepe no poial da janela, de cabeça encostada às ferragens da porta, não fossem passar os Reis... E agora, no fundo deste aparte da vida, sente-se como que um grande coração pleno e salutar, o sonho de todos, vivo e mágico.
Antes da ceia, subi com eles todos. Que alvoroço pela escada, tão assustadora nas outras noites! - Eu não tenho medo de subir Pepe, e tu?, dizia a Branca com a mão muito apertada na minha. - E pusemos na varanda, entre as cidras, os sapatos de todos. Agora Platero, vamos vestir-nos, o Montemayor, a tia, a Maria Teresa, a Lolilla, o Perico, tu e eu, com colchas, lençóis e chapéus antigos. E à meia-noite vamos passar diante da janela dos meninos, num cortejo de disfarces e de luzes, tocando com almofarizes, em cornetas e no búzio que está no quarto do fundo. Tu vais à frente comigo, que serei o Gaspar, com umas barbas brancas de estopa, e hás-de levar como avental, a bandeira, que trouxe da casa do meu tio, o cônsul... Os meninos acordados em sobressalto, ainda agarrados ao sono, com os olhos enfeitiçados, vão aproximar-se dos vidros em camisa, receosos e maravilhados . Depois continuaremos no seu sono por toda a madrugada e amanhã, quando já tarde os deslumbrar o sol pelas portadas, subirão meio vestidos à varanda, e serão donos de todo o tesouro.No ano passado rimo-nos muito. Vais ver como nos vamos divertir esta noite, Platero!

Juan Ramón Jiménez - Platero e Eu
(Juan Jiménez nasceu na Andaluzia. Publicou aos 18 anos os seus dois primeiros livros de poemas. Ensinou Literatura Espanhola em Porto Rico, Nova Iorque e em Cuba. Em 1956, a Academia Sueca atribui-lhe o Prémio Nobel da Literatura).

11 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde!
Aqui é a Mana e vim te desejar um Feliz Ano Novo, que ele seja portador de muitas realizações e alegrias.
Abraço da Mana
Meia Praia - SC- Brasil

lami disse...

Bonito este texto, Teresinha! Não conheço este autor mas gostei.

lami disse...

Teresinha vamos escrever histórias ou estórias de Natal (verdadeiras) e publicar no blogue do canto da Letras para organizarmos uma colectãnea. Vamos a isso?

Carolina disse...

Teresinha, que bonito esse texto. Já não me lembrava dele!
Já vi que estás a ler o "Platero".
Parece que a Laura gostou...
Teremos que procurar outro burrito?...

Jelicopedres disse...

Daqui é boa noite Mana!
Agradeço e retribuo os votos de Feliz Ano Novo!
Que ele seja o melhor de todos os anos, em sua vida.
Obrigada.
Um abraço para si também. Teresinha.

Jelicopedres disse...

Já leste concerteza um bocadinho da biografia que coloquei na postagem Laura.
Se quiseres posso emprestar-te o livro.
Eu gostei muito! Foi uma oferta de Natal...
(quanto ás históris de Natal no Canto das Letras, acabei de publicar uma bem pequenina, mas repleta de significado para mim. Tenho mais, mas vou aguardar que mais alguém lá coloque uma história)
bj.

Jelicopedres disse...

Estou a ler o "Platero" sim, Carolina!
Além de, mais dois.
Depois empresto-te para recordares.
Tem episódios muito enternecedores.
Gosto!!!
;)))

Anónimo disse...

Gostei imenso da historinha, então tudo bem já chegaste e não disseste nada ou fizeste esta postagem no teu computador de mão, um grande beijo.Tirei hoje dois dentes estou a ficar com dores vim só ver os bloggers.

Jelicopedres disse...

Trouxe o portátil sim Zé!
E, a máquina fotográfica, entre outras coisas...
As melhoras amiga. Sorri que, isso passa!
;)

O céu da Céu disse...

"Platero e eu"foi um dos livros que fez parte das minhas leituras de jovem.(não sei se me refiro ao mesmo livro...pois pensava ser de outro autor...o tempo passa e a memória já me atraiçoa).
Um 2008 MUITO BOM para ti, Teresinha e para os teus queridos.

Jelicopedres disse...

Depois eu levo para confirmares Céu.
Eu não conhecia, e accho-o uma ternura.
Um Feliz 2008 para ti, e para todos que tu amas e te rodeiam!
bj.