domingo, maio 27, 2007

Ode ao Bicho da Seda


Teceste para mim, com labor de mestre,
o primeiro e o último casulo
a minha tristeza sussurrante.
Dei-te em troca as folhas da amoreira.
as caixas de cartão dos sapatos de Inverno,
o abrigo de um recanto sem luz.
Transformei-me, com o tempo,
na crisálida de todos os assombros,
e a seda puríssima que nasceu
da baba dos teus fios
levou-me até ao âmago do sonho,
peregrino entre insectos,
viajante entre ruínas,
seguindo o teu rasto nas páginas
dos livros em que me fiz herói.
José Jorge Letria ( n.1951 ) - fotografia, Carlos Amoroso -

7 comentários:

Anónimo disse...

Quando era criança tive bichos da seda, sempre em caixas de sapatos, e punha lá folhas de amoeiras, aqui as crianças não usam muito andarem com os bichinhos, aonde é que tiraste essas fotos.

Anónimo disse...

Bichinho fantástico!

Anónimo disse...

Voltei aos tempos dos meus filhos pequenos Teresinha, eles e os bichinhos da seda na dita caixa de sapatos, era giro a priocupação deles com os bichos e a comida para eles, bj.

Jelicopedres disse...

Muitas crianças tiveram como tu Zé os seus bichinhos da seda, numa caixa de sapatos, eu também tive.
- Estas fotografias foram tiradas na Turquia, na Capadócia, salvo erro em Bodrum. Os tapetes feitos em seda, custam autênticas fortunas!
Para mim, só mesmo para admirar, tais Obras de Arte.
Mas os que eu gostei mais ainda foram os tapetes feitos pelos "Curdos", nunca vi igual e vim de lá... APAIXONADA, completamente! Mas ficaram lá, só trouxe mesmo as fotos!

Jelicopedres disse...

Fantástico mesmo Carolina!
Estes então, eu observei com atenção e sentada...(tinha caído,e andei de sala em sala com um saco de gelo num pé, fazendo a visita), mas valeu a pena.

lami disse...

Reconheço estas fotos. Algures na Turquia! Gostei de visitar a fábrica da seda.E um belo poema!

Jelicopedres disse...

E eu, de gelo no pé, Lami...!