quarta-feira, maio 09, 2007

O Vira do Minho, em Barcelos !


Georges! Anda ver o meu país de romarias
E procissões !
Olha estas moças, olha estas Marias.
Caramba! Dá-lhe beliscões.
Os corpos delas, vê! São ourivesarias.
Gula e luxúria dos Manéis!
Têm nas orelhas grossas arrecadas.
Nas mãos trinta moedas em anéis.
Ao pescoço serpentes de cordões.
E sobre os seios entre cruzes como espadas
Além dos seus mais de trinta corações!
Vá! Georges, faz-te Manel ! Viola ao peito.
Toca a bailar!
Dá-lhe beijos, aperta-as contra o peito.
Que hão-de gostar!
Tira o chapéu, silêncio!
Passa a procissão.
António Nobre - SÓ -
( Fotografia, Teresinha , Barcelos - Rancho Folclórico de Tregosa )

13 comentários:

Anónimo disse...

Mas que lindo Rancho Folclórico !
De Barcelos, essas moças que lindas as saias no ar é uma alegrias velas saltar e dançar :)))

Anónimo disse...

Por acaso eu tive um fato de Minhota em encarnado gostava muito foi a minha madrinha que me mandou de cá de Portugal para eu vestir no Carnaval, passei cá um calor mas gostei muito do fato.As fotos estão muito giras devia de ter sido muito lindo de ver, parabéns.

Jelicopedres disse...

Sem dúvida Ana.
Foi lindo!
Temos coisas fabulosas no nosso País que não podemos perder de naneira nenhuma. Tive alguma dificuldade ao escolher as fotografias,porque são todas bonitas.
O fogo de artifício sobre o rio; os tapetes feitos só com pétalas de flores naturais; os arcos de cada freguesia de Barcelos,todos enfeitados que foram a concurso; Zés P`reiras e Gigantones, que era composto de: pai e mãe, com uma ranchada de filhotes, muito engraçados...e gente bonita por todo o lado!
Assim, vale a pena.
bj.

Jelicopedres disse...

E onde está então esse fato de Minhota?
São lindos Zé!
Senti que no Norte do nosso País,se vivem muito mais as tradições,que fazem parte da nossa cultura. É uma pena quando se deixam perder.
Mas ainda bem que há, quase sempre grupos de pessoas interessadas em não deixar morrer essas tradições.
bj.

Anónimo disse...

Quando recebi o fato tinha uns 6 anos há muitos anos, eu acho que Portugal é Lindo, é pena que as pessoas só gostam ir para outros países sem conhecer o nossso.

Anónimo disse...

Olá Teresinha:
Belissimas fotos das mulheres minhotas.
BJS

António Gil disse...

Maria, já tens o vira!

Jelicopedres disse...

Olá Bia!
Obrigada pela tua apreciação, realmente temos coisas lindíssimas para ver no nosso país, não podemos desperdiçá-las.
BEIJINHO.

Carolina disse...

Quem sabe eu não vou dizer este poema acompanhado com a pandeireta????.....

Jelicopedres disse...

Já tenho o vira, "Manel".
É de Viana, mas é lindo.
Fica muito bem!
O que eu queria mesmo era (um vira).
Já tenho!
VIROU!!!...

Jelicopedres disse...

Por falar nisso Carolina.
Acho que vais ter de repetir o teu "combóio", toda a gente adorou!
O meu marido, ficou tão embevecido de máquina em punho para te tirar uma foto, que, quando deu por isso tinhas terminado e ele não te tirou a fotografia, o maroto!
FOI O MOMENTO ALTO DA NOITE!!!

lami disse...

Teresinha, adorei. Lindas fotos e um texto muito bem escolhido. Fico cheia de orgulho de ser de Barcelos :))) Obrigada.

Jelicopedres disse...

A tua terra Laura, é realmente muito bonita!
É bem Portuguesa, sente-se nas pessoas; nos costumes e tradições; na atmosfera que se respira, em tudo!
(ainda tenho de mostrar mais um bocadimho)...