sábado, abril 10, 2010

Ainda Herculano

" Quem é esse Alexandre Herculano e esse Eurico o Pres... O quê? É do tempo do Camões, não? Só pode, pois deve ser chato como o zarolho! Quem é que me ia agora obrigar a ler um livro que até parece escrito numa língua estrangeira? Eu cá não preciso desses cotas de outras eras... Tenho net, tenho a televisão, tenho o telemóvel... A malta curte é outra onda!
Topas! "
Este é o discurso de alguns dos nossos alunos que, infelizmente, reagem assim ao ouvir-nos falar destes semideuses... De quem é a culpa? Actualmente, este e outros grandes nomes da nossa literatura foram banidos dos currículos de Português... Até a poesia trovadoresca e a do Cancioneiro Geral, até a tragédia "Castro", até Camilo Castelo Branco, até Garrett na prosa e na poesia... Tantos há que foram afastados porque aquilo que veiculavam era uma realidade desconhecida e desmotivadora para os nossos jovens porque se escrevem mal e lêem mal, pior ainda seria ao lerem galaico-português... São estes e outros argumentos de gente pouco esclarecida e que pretende e consegue levar os currículos a uma banalização, a uma pobreza constrangedora...
Assim, de vez em quando lá me atrevo a sussurrar-lhes um excerto do Eurico, um poema das Folhas Caídas, de uma carta de Teresa de Albuquerque, uma Cantiga de Amigo e outra de amor...
Assim, vou deixando a curiosidade de alguns germinar para que, um dia, eventualmente, venham a conhecer, por eles próprios, estes e outros autores estas e outras obras.
Mas... não estou lá muito confiante no meu almejado sucesso.
Texto deixado em jeito de comentário, relativo à postagem anterior sobre Alexandre Herculano
Por/Fátima Beja - Professora de Português

17 comentários:

Carolina disse...

Boa decisão, fazeres uma postagem de tão oportuno comentário!
Parece que anda tudo maluco!
Uma cambada de ignorantes é o que vai resultar de todas estas decisões idiotas.
:(

Jelicopedres disse...

Não podia deixar de o fazer, Carolina.
Fi-lo apenas hoje porque tenho andado muito ocupada.
Espero que a Fátima não se "zangue" comigo.
Nós sabemos o que se passa...
Fico triste e apreensiva quando penso no futuro cultural de uma grande parte dos jovens do nosso país, já para não falar do resto...
São tantas as lamentações, por todo o lado, na TV, nos jornais, nas mensagens de e-mail... etc...etc

Olha Carol,
abracinho para ti*_*)

Coisas da Vida disse...

Claro que não fiquei zangada! Assim se releva esta minha angústia e, ao que parece, a vossa porque, na realidade, os actuais programas de Português são de uma pobreza, de um facilitismo, quase que me atrevo a dizer de uma certa infantilidade e futilidade!
Claro que no 11º e no 12º anos, ainda se lê Padre António Vieira, Eça, Cesário, Pessoa, Saramago... Mas já muitos autores e obras ficaram para trás e a noção cronológica da Literatura perdeu-se...
Havia que tornar os programas mais acessíveis de forma a que os alunos, a partir de textos práticos, formais, funcionais e informativos, viessem a ter um razoável domínio do Português (muitos professores de Português concordam com esta atitude). São estes argumentos que levaram a retirar dos programas do Ensino Secundário alguns dos grandes mestres, tal como Gil Vicente, Bernardim Ribeiro, Camilo Castelo Branco, e outros que são marcos fundamentais da História da nossa Literatura e se o são, eu penso, que também com eles se possa aprender o melhor que há da língua portuguesa, porque é lendo e interpretando bons textos que se aprende o bom Português. Aprende-se a ler e a compreender; aprende-se a pensar, a escrever funcional e criticamente; aprende-se as estruturas essenciais e correctíssimas da estrutura da língua; aprende-se vocabulário e rigor lexical. Aprende-se muito mais!
Obrigada por me dar esta força, Teresinha!

O céu da Céu disse...

Finalmente umas palavrinhas para a Teresinha...se te contasse o que tenho feito por estes dias e o que deveria ter feito e não consegui...chamavas-me "louca".São 24 h e alguns minutos e ainda vou preparar a aula de "Português a Brincar"...há oito horas que estou no computador...é assim Teresinha.
Sou do tempo das leituras do Herculano,Eça,Dinis,Junqueiro,Cami-lo e depois outros e outros...hoje não há tempo...bjs

isabel disse...

Um beijinho e uma --<-@@» à professora Fátima Beja por trazer este tema polémico que pelos vistos não terá uma solução a curto prazo por culpa de quem coordena a educação neste país.

Beijoca

Anónimo disse...

Concordo! Ou talvez não...
Será gente pouco esclarecida que retirou esses "semideuses" do corrículo de Português!?...
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades...Disse um desses "semideuses"
Sou um amante dos clássicos,mas não posso negar, que no meu tempo de estudante, os achei uma "séca"
Espéro que entendam o que quis dizer.
Um abraço

anad disse...

Um abraço de amizade. É sempre bom passar por aqui.
Anad

Jelicopedres disse...

(...)"Porque é lendo e interpretando bons textos que se aprende o bom Português..."

Esta sua frase diz tudo.
Eu é que agradeço Fátima, a sua disponibilidade em vir deixar aqui o seu testemunho.
Fica o alerta!
Ficam também, Cesário, Pessoa, Eça e outros.
Ficam os bons pedagogos, porque dos maus,
não "reza a história"...!

Um beijinho
Teresinha^_^)

Jelicopedres disse...

Grata pela visita, Céu.
Uma verdadeira roda viva é o que eu posso dizer dessa tua azáfama...
Ainda querias ter feito mais?!
O quê mulher?! Abranda um pouco...

(oito horas no computador!??...)
Um abraço. Se precisares de mim é só ligar.

Abracinho para os Paulo*_*)^_^)

Jelicopedres disse...

Belinha

Anonimo (?)

e Anad

Volto mais logo, quero dar-vos uma palavrinha.
Teresinha

Letucha Almeida disse...

Boa postagem, comentário correctíssimo.
Mas acho (e puxo a brasa á minha sardinha) que tudo passa um pouco pelo que absorve em casa.
A minha filha tem 18 anos e adora Florbela Espanca,Fernando Pessoa, e mesmo que não aprecie tanto gosta de ler vários clássicos para ficar dentro do assunto como ela costuma dizer!
Com um pouco de jeito acho que "a malta" até gostava de ler alguma coisa que não fosse mango e quejandos.
Isto é a minha modesta opinião claro!!
Jinhos
:)

Lena Tereno disse...

Tenham santa paciencia mas tenho que concordar com Banalidades quando refere a pobreza e facilitismo dos nossos curricula de língua portuguesa. E não só. A Forma como os programas estão organizados , a ausência de motivaçãoe, etc., etc., etc., são de facto assustadores. Veremos o que o futuro traz mas, tal como a Jelico, cada vez estou mais apreensiva com o nosso Ensino e ainda há por aí uns "senhores" a dizerem que está tudo muito bem. Será que acreditam mesmo?'''

Jelicopedres disse...

Olá Isabel,
voltei (só agora), para te dizer que deixo "no ar" este tema, trazido aqui pela Prof. Fátima Beja, um pouco mais.

Abracinho*_*)

Jelicopedres disse...

Anónimo,
quer então dizer que, todas as pessoas bem esclarecidas, são correctíssimas e intocáveis!?
Opiniões diversas, precisam-se!!!
Ainda bem que elas existem!
Plenamente de acordo.

Agradeço e retribuo abraço virtual.
Teresinha^_^)

Jelicopedres disse...

Olá Ana!
Já fui ver de relance as suas fotografias de Praga.
Vou voltar lá com mais tempo.
Obrigada pela visita.
Beijinho.
Teresinha*_*)

Jelicopedres disse...

Pois aí é que bate o ponto, Letucha!
Gostei dessa tua opinião, acredita.
Consola-me saber que ainda existem pessoas dispostas a darem tudo por tudo!

Saudades:)

Jelicopedres disse...

A tua opinião, Lena, fica registada.

Bjs;)