domingo, março 28, 2010

Alexandre Herculano

Houve uma época em que a literatura era feita por "semideuses". Um deles chamou-se Alexandre Herculano e nasceu em Lisboa há 200 anos, a 28 de Março de 1810. Nenhum outro intelectual português teve, em vida, o poder de Herculano. Mais do que escrever livros - fez uma literatura; mais do que comentar acontecimentos - inspirou-os; mais do que compreender o mundo em que vivia - fransformou-o. Herculano foi o autor do romance mais reeditado do século XIX ( "Eurico o Presbítero"); dirigiu a revista cultural mais influente ("O Panorama"); compôs a primeira "História de Portugal" reconhecida como 'científica'; colaborou no golpe de Estado que, em 1851, consolidou o regime constitucional; e redigiu a lei mais importante para a vida dos portugueses, o Código Civil.
Na década de 1850, Herculano conseguiu ser o favorito dos reis, que o recebiam no Paço, e do povo que enchia as salas onde ele falava em público. Os seus contemporâneos viam-no então como ele sempre quis ser visto: um profeta laico, cujas opiniões ocupavam as primeiras páginas dos jornais e decidiam as grandes questões públicas. Em 1872. o imperador do Brasil, quando visitou Portugal, fez questão de ir prestar homenagem ao "grande homem" em Vale de Lobos, a casa de Herculano na região de Santarém. Herculano era a maior glória nacional, homenageado por todas as academias da Europa e da América. Camões e Pessoa só poderam sonhar com um triunfo póstumo.
Herculano teve-o em vida.
[...]
Revista, "actual" do Semanário Expresso
Imagem da Internet: Pormenor do Painel de Rafael Bordalo Pinheiro na Assembleia da República.

" A administração do país pelo país é a realização material palpável e efectiva da liberdade na sua plenitude". In: carta aos Eleitores do Círculo Eleitoral de Sintra por Alexandre Herculano (1858)

16 comentários:

Gigia disse...

Dai ás paixões todo o ardor que puderes,aos prazeres mil vezes mais intensidade,aos sentidos a máxima energía e convertereis o mundo em paraíso,mas tirai dele a mulher e o mundo será um ermo melancólico,os deleites serão apenas o prelúdio do tédio...

Alexandre Herculano

Jelicopedres disse...

Alexandre Herculano, sabia do que estava a falar!

"mais do que comentar acontecimentos - inspirou-os...!"

("Grande") Alexandre Herculano!

isabel disse...

"O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros."
Alexandre Herculano

beijinho :D

Jelicopedres disse...

É isso mesmo Isabel!

Quero encontrar sempre assim, a minha alegria.

Abracinho^_^)

Carolina disse...

Depois leio. Agora vou comer a sopita!
Teresinha, hoje fui de novo almoçar à Taberna com uma prima e filhos!
bjhs

Jelicopedres disse...

Cá me parecia, que era o teu carrinho a passar...!

(só sopa?!)

Carolina disse...

Olha, logo hoje que eu ñ espreitei a tua janela...e tu lá!....
Sopa e pão com fiambre de perú!
Coisa chique!!!!
;))))

Carolina disse...

Tenho que dar uma volta por estes nossos escritores clássicos. Penso que os li na escola. Preciso revê-los agora já sem aquela obrigação de estudante!
Eles merecem!

Carolina disse...

"O homem é mais propenso a contentar-se com as ideias dos outros, do que a reflectir e a raciocinar".
(Alexandre Herculano)

isabel disse...

Carolina, GOSTEI deste pensamento de Alexandre Herculano. Sobre a verdade contida nele, nada mais há a acrescentar...
baci

Sentidamente disse...

TEMPESTADE
( extracto )
"Sibila o vento: os torreões de nuvens
Pesam nos densos ares:
Ruge ao largo a procela, e encurva as ondas
Pela extensão dos mares:
A imensa vaga ao longe vem correndo
Em seu terror envolta;
E, dentre as sombras, rápidas centelhas
A tempestade solta.
Do sol no ocaso um raio derradeiro,
Que, apenas fulge, morre,
Escapa à nuvem, que, apressada e espessa,
Para apagá-lo corre.
Tal nos afaga em sonhos a esperança,
Ao despontar do dia,
Mas, no acordar, lá vem a consciência
Dizer que ela mentia!"
(…)
Alexandre Herculano

Letucha Almeida disse...

"Vivemos: e ainda que semelhante viver seja o delírio febril de moribundo, esta situação violenta, aos olhos dos que sabem ver, é uma crise de salvação, posto que dolorosa, e lenta. Confiemos e esperemos: o nome português não foi riscado do livro dos eternos destinos.

Alexandre Herculano"Duas Épocas e Dois Monumentos (Questões Públicas - 1843)"

Quanto a mim continua actual passado tantos anos!
Beijinhos :))

Coisas da Vida disse...

"Quem é esse Alexandre Herculano e esse Eurico o Prebi... O quê? É do tempo de Camões, não? Só pode, pois deve ser chato como o zarolho! Quem é que me ia agora obrigar a ler um livro que até parece escrito numa língua estrangeira? Eu cá não preciso desses cotas de outras eras... Tenho a net, tenho a televisão, tenho o telemóvel...A malta curte é outra onda! Topas? "
Este é o discurso de alguns dos nossos alunos que, infelizmente, reagem assim ao ouvir-nos falar destes semideuses... De quem é a culpa? Actualmente, este e outros grandes nomes da nossa literatura foram banidos dos currículos de Português.... Até a poesia trovadoresca e a do Cancioneiro Geral, até a tragédia "Castro", até Camilo Castelo Branco, até Garrett na prosa e na poesia... Tantos há que foram afastados porque aquilo que veiculavam era uma realidade desconhecida e desmotivadora para os nossos jovens porque se escrevem mal e lêem mal , pior ainda seria ao lerem galaico-português... São estes e outros argumentos de gente pouco esclarecida e que pretende e consegue levar os curriculos a uma banalização, a uma pobreza constrangedoras...
Assim, de vez em quanto lá me atrevo a sussurar-lhes um excerto do Eurico, um poema das Folhas Caídas, das uma carta de Teresa de Albuquerque , uma cantiga de amigo e outra de amor... Assim, vou deixando a curiosidade de alguns a germinar para que, um dia, eventualmente, venham a conhecer, por eles próprios, estes e outros autores, estas e outras obras. Mas... não estou lá muito confiante no meu almejado sucesso.

Ainda be que há pessoas como a Teresinha que não esquecem Herculano!

Jelicopedres disse...

Olá Isabel, a tua apreciação é,
preciosa!
Porque, quando gostamos e sabemos ver a verdade contida nas palavras, está tudo dito!
Abracinho ;)

teresinha disse...

Para a Juja, Letucha e Fátima:
Minhas queridas, eu volto.
Estou tão atarefada neste momento, estou fora, quando assentar arraiais, prometo responder aos vossos comentários, porque merecem uma atenção redobrada.

Beijinhos para vós ***

Carolina disse...

Atão????
Continuamos com o "Xandrinho Herculinho"?????
Hum!....
(~_~)