domingo, março 21, 2010

Dia da Poesia e da Árvore

Árvores
Árvore, cujo pomo, belo e brando
natureza de leite e sangue pinta,
onde a pureza, de vergonha tinta,
está virgíneas faces imitando;
Nunca da ira do vento, que arrancando
os troncos vão, o teu injúria sinta;
nem por malícia de arte seja extinta
a cor, que está teu fruto debuxando.
Que pois me emprestas doce e idóneo abrigo
a meu contentamento, e favoreces
com teu suave cheiro minha glória,
Se não te celebrar como mereces,
cantando-te, sequer farei contigo
doce, nos casos tristes, a memória.
*
Luís Vaz de Camões

Fotografia/Teresinha - Imagem de Camões/Internet

22 comentários:

arlete disse...

kandandu.hoje tive o previlégio de ver meninos a plantar pinheiros no pátio da Escola 2/3 de Santo André.liam poesia mas não consegui ouvir bem.

Jelicopedres disse...

Bastante pedagógico, esse gesto dos meninos da Escola 2/3.
Adorava ter assistido.

Abraço*_*)

Carolina disse...

É do Camões? Não conhecia!
bjh

Gigia disse...

Cada árvore é um ser para ser em nós
Para ver uma árvore não basta vê-a
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscente
uma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

António Ramos Rosa

Gigia disse...

Onde foste tu fotografar uma arvore tão linda?
É em S.André? Se sim,diz-me onde,para ir vê-la de perto.

Aparecida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aparecida disse...

Muito bonito este poema, como sempre a gente encontra coisas boas neste blogue.
Obrigada por partilhar connosco.
Beijinhos
Aparecida

Jelicopedres disse...

Tirei da Internet, Carolina.
Tenho os Lusíadas, Lírica e Teatro e Cartas de Camões, daí ter sido mais fácil para mim.

Abraço*_*)

Jelicopedres disse...

Gosto muito, da poesia de António Ramos Rosa.
A descrição que ele faz desta árvore está, brilhante!
- Quanto à árvore da minha fotografia, não é cá não, Gigia.
Tirei esta foto à entrada de Alpiarça, tenho mais fotos dela, depois mando.
Também as acho muito bonitas e singulares, pelo facto das flores se apresentarem a partir do tronco, antes das folhas.
Belos "caprichos" da Narureza...!

Florinhas para ti ***

Jelicopedres disse...

Gosto muito que me venhas visitar, Aparecida.
É uma maneira muito especial de comunicar.
Volta sempre.

Um grande sorriso para ti:)

Anónimo disse...

Muito bonito o Poema, e a foto dessa árvore linda !!!
A natureza tem o dom de nos mostrar essas maravilhas !!!
Beijinhos Teresinha (*_*)

Lena Tereno disse...

Que maravilha de árvore! Que bela que é a Natureza! Não sei se consideram pieguice, mas são coisas assim que me fazem crer mais profundamente em Deus e sentir mais quente a Sua presença.

Jelicopedres disse...

Olá Ana, já estás mais disponível?
Que menina mais atarefada.
Gosto que me venhas visitar!

- Na verdade a Natureza, tem também esta forma de nos surpreender!

beijinho meu*_*)

Jelicopedres disse...

Pieguice, coisa nehuma, Lena!

Na forma de olhamos as coisas, é que está o segredo...

Namastê*_*)

Coisas da Vida disse...

Camões! Que belo!
As surpresas da Teresinha e os seus encantos não deixam ninguém indiferente!

Vejo que continua sempre activa e disposta a reverenciar a Natureza, a Vida! Que bom! Jinhos.

Lene Tereno disse...

Não conheço as Cartas de Camões. Dá-me uma diquinha, por favor. O resto da obra eu tenho mas nem me lembro de ouvir falar. Beijão

Carolina disse...

( Escrevi no blog em 04/04/2006. A árvore é como a tua e disseram-me que se chama olaia. Será?)

Lá está ela de novo!
Cabeleira roxa atirada só para um dos lados.
E é essa copa que se derrama quase até ao chão, que a torna tão original e lhe dá um ar quase humano.
É a Árvore mais feminina que conheço!
Façam como eu, metam-se no carro, estrada Sines/ Santiago.
Já perto de Santiago, depois da zona industrial, à direita, numa curva, lá está ela : A Árvore!
Vão reconhcê-la e ... cuidado, homens, não se despistem!
É que se aquilo não é uma Árvore disfarçada de Mulher, então é de certeza uma Mulher, que por capricho ou vaidade, se enxertou em Árvore para melhor louvar a Primavera!
E apressem-se porque, logo, logo, o vento vai desfazer-lhe o penteado!...
(Ao mano que tirou a fotografia e ao amigo que a ajeitou, os meus agradecimentos!)

Jelicopedres disse...

Que bom que a Fátima, gostou.
Merecidas férias de Páscoa para si e para a mamã.
Beijinho para as duas.
Teresinha*_*)

Jelicopedres disse...

Não conheces as cartas de Camões, Lena?
Fazem parte do livro,
Teatro e Cartas/Obras Completas/
Luís de Camões.
- Vou publicar aqui um pequeno excerto de uma dessas cartas para veres.
Namastê^_^)

Jelicopedres disse...

Acerca dessa árvore que descreves no teu comentário, Carolina, penso que é um Jacarandá.
Esta da minha foto, será uma Olaia.
-Lembro-me dessa tua linda postagem
Carol.
+ Chá para ti e bj.^_^)

Carolina disse...

Mas, o jacarandá não é essa árvore que existe até na tua rua e é lilás?
A minha era cor-de-rosa!
Mistério...

jelica disse...

Era...Carol!

Os maiores e mais bonitos, foram cortados há duas ou três semanas, antes de florirem para não dar tanto nas vistas!!!,(?)
Parece que, estavam a ESTORVAR no passeio!!!...
:(:(