domingo, janeiro 24, 2010

"Fresus"

Solitário na Cidade
...procurava-te
mas tu havias desaparecido entre as esquinas
Dilui o teu rosto entre as esquinas
aquário verde das algas o teu quarto
Um pequeno lago arrancado à música
vegetal das cortinas e saudade
Mas antes estava ali riso de ti
Como "fresus" o guerreiro alado
- Beijando os cabelos de Delfia
levitante sereia
*
sentado sobre o musgo dos pianos:
tu caminhante perfume entre as esquinas
entornada nos teus olhos de aquário verde
Imaginável inverno adensa -
não para sempre doce cântico premente
*
- Todos os ramos se despem de aves
e abrigam aves consigo
*
Sou um pequeno duende
pede-me agora um desejo
Por exemplo que o teu olhar
parado vá pousar devagar sobre a cidade
numa grande nuvem sobre o mar do norte
ou nos candeeiros antigos
Projectando chuva até as luzes gritarem:
Deslumbramento...
***
"O Aquário Verde dos Dias"/António José Coutinho - Fotografia/ Maria de Jesus Pinto

11 comentários:

Carolina disse...

Descobres cada coisa bonita!!!
Onde encontraste este Poeta? Nalguma esquina verde???
;)

Jelicopedres disse...

Precisamente, Carol!
Numa esquina verde.
Gostei^_^)

(as fotografias são da Juja, pedi-lhe uma "emprestada", ela enviou-me várias)

Gigia disse...

Passei o meu olhar pelo deslumbramento do "Aquário verde dos dias",ao princípio baralhei-me, mas depois habituei-me e acabei por gostar.
Um abracinho verde e fresquimho.(^_^)

Carolina disse...

Belo disco! É aquele que não se consegue ouvir na minha aparelhagem?
Pena!!! ;(

Sentidamente disse...

Lindo poema! Só não sei se as fotos mrecem estar aí! Caso não tenhas reparado, a segunda foto, representa a praia de Sines no fim dum dia de Dezembro último.
beijinho

Jelicopedres disse...

Há poetas que nos baralham um pouco, Gigia!
Ainda bem, assim, leste e voltaste a ler até chegares lá...!
Tinha-o ali, guardado, à espera de uma oportunidade e de uma fotografia.
A minha amiga Juja enviou-me algumas e eu seleccionei estas duas.
Abracinho Rosa para ti^_^)
NAMASTÊ*

Jelicopedres disse...

É ESTE MESMO, MARIA CAROLINA!
Quem manda ter aparelhagens tão sofisticadas?!!!...
Tem músicas lindas!
Vou emprestar-te, quando quiseres.
Beijinho;)

Jelicopedres disse...

As tuas fotografias, merecem estar em todo o lado, Juja!!!
MUITO OBRIGADA, és uma querida amiga.
Por acaso não tinha reparado que a segunda era da da paria de Sines!
Sendo assim, é duplamente valiosa.
Quando olhei para ela pensei logo, esta, tem de ser! Tinha uma de lá tirada à noite mas não a encontrei. A outra também é linda, de candeeiro "antigo"...
Um abraço*_*)

lami disse...

Uma boa escolha! Um poeta que não conheço, mas gosto :)

Jelicopedres disse...

António José Coutinho, é um poeta Almadense, Laura.
Quando a ASAS se deslocou ao Teatro a Almada, comprei lá um livrinho dele de que gostei e aqui temos, Poesia!
(afinal, quando voltamos ao Teatro, senhora directora? Há imenso tempo que não temos esse prazer!!!)

O céu da Céu disse...

Voltei!
Estou encantada com as fotos, os poemas, os textos das minhas amigas.
É que gosto MESMO!
Muitos beijinhos