quinta-feira, janeiro 07, 2010

"Sea-gulls are flying over"

Aqui ao pé de casa...
Gaivotas de "visita" a Santo André
(Clique na imagem para ver)
"Naquela praia deserta de humanos, a graciosa gaivota aventurou-se e pousou na água, perante o olhar estupefacto de todas as suas comadres, que olhavam para ela e comentavam:
- Está doida varrida. Vai afogar-se, a pobrezinha!
Mas tão logo o disseram, viram que a corajosa gaivota vogava e vogava, qual pedacito de cortiça levado pelo vento, subindo e descendo as onduladas escadinhas que as ondas desenhavam.
Desde a criação do mundo e de todos os seres vivos, as gaivotas voavam e desciam na areia das praias, comendo nela o que o mar regurgitava: pequenos crustáceos; camarões delfins e filhotes de peixe, que ficavam presos nas poças quando a maré baixava. Por isso olhavam maravilhadas para aquela gaivota que ousara desafiar o perigo e corajosamente pousara na água.
- Ela nada, ela nada, ela não se afunda! - grasnavam estre si, ainda incrédulas .
-Se ela consegue, eu também! - disse decidida uma das mais estouvadas comadres. E se melhor o disse logo levantou voo e, planando, se aninhou entre duas ondas, que lhe deram movimento, sacudindo-a suavemente num vai-vem interminável, para cima e para baixo. E duas outras fizeram o mesmo, e mais outra e outra ainda. Depois todas as restantes se lançaram em curtos voos para aquelas brilhantes águas, que pareciam mesmo chamá-las. Na areia da praia não ficou nem uma sequer, e o mar parecia ainda mais belo, enfeitado com elas. A partir daquele dia , as gaivotas começaram a pousar e a nadar na água; logo depois aprenderam a pescar, e desde então passaram a fazer parte do imenso mar.
E só quando ele se agita e o vento ruge, quando as ondas atingem a altura de prédios e o céu troveja zangado, elas o abandoanm e voltam para terra outra vez, esperando pacientemente que passe a tormenta e regresse a calmaria.
E quando isso acontece, voltam felizes às ondas que as embalam."
*
(Texto recebido por email) - fotografia/teresinha

10 comentários:

Lena Tereno disse...

Está estupendo! Sobretudo, para meu gosto, a do meio!
Pois, era a estas gaivotas que eu me referia. Há dias já que não as vejo mas andaram ,e talvez andem ainda, muito (e muitas)por aí o que me deliciou. Ainda bem que registaste o "evento". Aos anos que cá moro e não me lembro de ter visto tal. Também não me lembro de ver papoilas em Dezembro e este ano.... estão oa canteiros cheios. É um gosto chegar às janelas!

Enquanto as novidades forem assim .. está-se bem! Bom Ano Novo para as papoilas e para as gaivotas e... para nós, é claro!

Jelicopedres disse...

Se clicares na imagem consegues ver ainda melhor, Lena.
Também não me lembro de ver papoilas em Dezembro!?...
;)

Anónimo disse...

Que lindo !!! Já fazes coisas muito giras, mas Teresinha, Gaivotas em Terra, é sinal de água, é o velho ditado, bjhs amiga !!!

Letucha Almeida disse...

"Gaivotas em terra, tempestade no mar".
Ainda hoje as vi quando fui ás aulas!
São lindas...
Jinhos:)

Jelicopedres disse...

Neste caso Ana, parece ser sinal de chuva e frio!
Elas lá sabem.
Algo as afasta do mar.
;))

Jelicopedres disse...

Olá Letucha!
Onde tens andado?
Não vieste cantar as Janeiras ao Centro de dia.
Amanhã temos ensaio às 15h. no CAPAG.
Vens?
Beijinho, até lá*_*)

Carolina disse...

Manhã de gaivotas!
Os dias de Verão perderam o calor e as minhas gaivotas VOLTARAM!
A baía está "coalhada" delas!
E lá vou eu com o meu saquito de pão duro cortado aos quadradinhos.
Elas já sabem que sou aquela que passa para lhes dar a "ração".
Também são elas que, lá para o mês de Dezembro, (é... curioso... mas, só no mês de Dezembro), começam a vir à minha janela, esperando, pousadas nos telhados da frente que eu apareça. (Eu??? Melhor dizendo, o pão!!!)
O Lobo Antunes escreveu um livro cujo título é :"Que farei quando tudo arde?"
O livro, que um dia (quem sabe?) eu venha a escrever, talvez se chame: " QUE FAREI QUANDO AS GAIVOTAS NÃO VOLTAREM?"...

"Jelica" disse...

Vou ter de voltar aqui, Carol.
O teu comentário, merece uma atenção mais cuidada.
:)

(agora vou ao ensaio, vens?)

Carolina disse...

Esta é a cópia de uma postagem que fiz há tempos!
(Esclarecimento).
(*_*)

Jelicopedres disse...

Certo, Carolina!
Parece que te estou a ver, de saquinho na mão, a chamar as gaivotas...

"VOLTEM SEMPRE!"
(as gaivotas, e tu também)