quarta-feira, fevereiro 27, 2008

"Transplante" das Violetas

A monda das violetas
O canteiro e o boquet
«Realizado com sucesso»
Há algum tempo atrás decidi regressar ás origens. Junto do muro do jardim, escondidas sob a folhagem deparei-me com: "As Violetas da Mãe". Decidi arrancá-las pé por pé e cuidadosamente transportei aquela carga emotiva para um sítio onde pudessem voltar a florescer . Escolhi um local apropriado e replantei uma a uma, dei-lhes água para "beberem" e fiquei atenta. Dei um tempo... Voltei e deparei-me com alguns intrusos, caracóis e ervas daninhas que de imediato eliminei. Elas gostaram!!! Voltei novamente, mais tarde encontrei um canteiro repleto de brilhantes folhas verdes salpicadas de lilás. Violetas pequeninas surgiram perante os meus olhos, ali, na minha frente, como que dizendo: Voltámos!!!... Para ficar contigo! Para sentirmos a diferença de conviver agora com, violetas brancas...
- Aguardo apenas que, as roseiras rebentem e floresçam para voltar a sentir o bouquet de perfume que se desprendia do jardim das "Violetas da Mãe"!!!...
Fotografia/Carlos - Texto/Teresinha

30 comentários:

Anónimo disse...

Olá linda !
Achei Liiiindo !
Bjito

Jelicopedres disse...

Sabes uma coisa?
Vou passar a fazer postagens, "todinhas" acerca: dos Pedros, dos Antunes, dos Amorosos; dos Gonçalves... e, mais???
Diz-me Armanda!
(assim vais passar a visitar-me mais vezes)...
Tu, és demais!
Tu sabes que, eu desejo o melhor do mundo para ti, de tal maneira que, eu possa ficar a "assistir"!...
Abraço apertado.
;)

Unknown disse...

Olá Teresinha:
O Cheirinho das violetas da Mãe chegaram aqui, que bom, essas coisas ficam no nosso coração para sempre.Eu tb sou como a Teresinha, tenho uma grande ternura por essas pq coisas, grandes para nós.
BJS

Jelicopedres disse...

Maria(?)
Parece-me, pela forma de escrever, a Bia!
Acertei?
Por onde tem andado?
Tenho tido saudades suas!
Gostei que, tivesse "GOSTADO"!
(as pequenas coisas, preechem os corações)...
Beijinho.

Anónimo disse...

Está muito lindo o teu jardim gostei de te ver a arranjar o jardim essas violetas são muito bonitas, o meu blogger já está arranjado, graças ao nosso amigo Gil, se não fosse ele nem sei, até que enfim o no computador já está bom, não o limpo nunca mais, um beijo.

Anónimo disse...

Não saberia distinguir entre FLORES e FLORISTA!
Donde se desprende o mais doce dos perfumes?
Ai Canteiro eu fosse!...Que cócegas não sentiria quando me catasses os caracóis!
Ai CARACOL eu fosse e me enlearia nos teus cabelos!
Ai violeta eu fosse e num tapete me transformaria para tornar fofos os teus passos!
Ai...(e por aqui fico...)

Anónimo disse...

Olá de novo, linda!
Obrigado, acho que deves continuar assim... Também te/vos desejo o melhor do mundo.
O meu/nosso melhor está difícil de
"assistir"... só de muiiito longe já sabes.
Que tal arranjares-me um vasito pequenitinho de violetas da Mãe Júlia para também aqui serem cheiradas por um Pedro? Será possível ?
Bjito, linda.

Carolina disse...

Lindo esse teu jardim!
As "Violetas da Mãe são sempre as mais perfumadas!
bjh

Jelicopedres disse...

Quando quiseres... vou ensinar-te a mondar as Violetas. Zé!!
;))

Jelicopedres disse...

"Admirador embevecido"...
Que embevecida fico!!!
Conheço a tu forma de escrever!
Linda!!!
;)))))))

Jelicopedres disse...

Vasinho com violetas!?
Estão a caminho...
Desde que, elas me façam a vontade!
Vou tentar.
Não me irão deixar mal, tenho a certeza!
Quando eu acredito, está feito!!!
Bj. para ti também, Armanda.
(Porque, "elas" são filhas de Júlia, irmãs de Pedro)!...

Jelicopedres disse...

Sentiste, Carolina?!...
Bom que tu gostaste!
d[^_^]b

Letucha Almeida disse...

Adoro violetas e o cheiro que elas deitam inebria.

Anónimo disse...

Olha a nossa Teresinha, como está linda ao pé das suas " violetas " eu gosto muito de flores, adorava ter uma casa com um quintal pequenino, para poder ter flores !
Continua amiga que bom poderes voltar a tratar das " violetas da mãe " estão lindas bj :))

Jelicopedres disse...

Sinto que tu, Leninha és uma pessoa que consegue ver as coisas de uma maneira muito especial!...
Obrigada
bj.

Jelicopedres disse...

Este canteiro foi conquistado, Ana! Basta quereres!
Planta em vasos!
Podes fazê-lo, se não forem violetas, tens outras plantas igualmente bonitas.
Gostou?
Obrigaga amiguinha.
bj.

Jelicopedres disse...

OBRIGADA ANA!
(correcção)

Anónimo disse...

Quer dizer que "o embevecido" foi caçado (a)???
Mas que perspicaz me saíu a Menina!
Claro que fui eu...
;)))

Anónimo disse...

Claro como a água!
Mas só, quando ela é Límpida.
E,é!!!
;))

Aparecida disse...

Estão muito bonitas as suas flores!
Essa foto também está bonita!
A Teresinha é muito criativa e emotiva.
Beijinhos
Aparecida

Jelicopedres disse...

Eu é que agradeço as tuas apreciações a meu respeito, Aparecida.
Porque, SIM!!!
:)

Gigia disse...

Ora viva quem é uma flor!Não sei qual delas a mais bonita! Gostei de ver sim senhor,a Teresinha esta catita... :)

lami disse...

Catita entre as flores!
Bonita na natureza
cuidando dos seus amores
Ai "qui beéléza"!

Jelicopedres disse...

Olá Gigia, sê bem aparecida!
Obrigada pelos elogios.
Também à Lami, os meus agradecimetos.
Porque, não carece minhas Amigas!...
Bjs.

silvana srs disse...

olá Teresinha, amiga
Sabias, que violetas são sinónimo de" Penso em ti em segredo"
..." Fecho as pálpebras roxas,quase pretas .Que poisam sobre duas violetas,asas leves cansadas de voar.E a mha boca tem beijos mudos...
E as mhas mãos,uns pálidos veludos.Traçam gestos de sonho pelo ar...." Florbela Espanca. Gostastes amiga querida? Bjos "mudos" parati silvana ramos sapage.srs

Jelicopedres disse...

Olá Silvana onde tens andado!?
Não tens aparecido na ASAS!
Gostei muito do poema da Florbela Espanca, não conhecia.
Obrigada, um beijinho para ti também.
E, aparece!

isabel disse...

"Pelo chiado caminhava o dia inteiro
Apregoando raminhos de violetas" fizeram-me lembrar 'A MENINA DAS TRANÇAS PRETAS' fado de Vicente da Câmara.
beijinhos

Jelicopedres disse...

Belinha, continua a ser como és.
Linda menina, sempre bem disposta!
Obrigada pelo teu "Pregão"...
bj.

O céu da Céu disse...

(...) Há muitas violetas? Por cá nem isso! Tenho tantas saudades de violetas!...Principalmente da quelas muito grandes que cheiram muito bem...Pequeninos sonhos, roxas de lágrimas, pequeninas quimeras que se desfazem num doce perfume todo alma! Quando as vires e as cheirares, pensa um pouco na tua do coração, cada vez mais amiguinha.
(carta de Florbela Espanca a uma amiga)

Jelicopedres disse...

O perfume das Violetas é intemporal, Céu!...
Muito bonito esse pequenino texto da Florbela E.
(da tua agenda)?...
Linda!