sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Chopin


Frédéric Chopin nasceu em Varsóvia, em 22 de Fevereiro de 1810, onde seu pai, casado com uma jovem da nobreza Polaca, era professor de francês. Frédéric era uma criança sensível, alegre naturalmente viva, que muito cedo manifestou o seu interesse pela música. Aos cinco anos saiu do seu quarto a meio da noite para ir até à sala do piano e ali tocou, para grande espanto dos pais, diversas peças que a mãe costumava interpretar. A partir de então começou a receber lições de piano da irmã mais velha. Os progressos foram tais que as aulas passarm a ser dadas por um músico profissional, Wojciech, excelente pedagogo e artista Checo que iniciou Chopin nos universos de Bach e Mozart. Alguns estudiosos sustentam que em relação ao piano ele teria sido um autodidata, e que os seus mestres se limitaram a orientá-lo, ensinando-lhe as bases teóricas, deixando-lhe toda a liberdade para improvisar, o que ele fazia extraordinariamente e mostrava dotes como compositor.
Aos sete anos escreveu uma «Polonesa» em Sol menor. Estudou no Conservatório de Varsóvia, onde o mestre compreendendo a sua natureza delicada, lhe permitiu entregar-se livremente à sua inspiração.
Com 18 anos mandou editar as Variações para Piano e Orquestra. Após algumas viagens à Áustria e Alemanha Chopin, instalou-se em Paris, onde o director do Conservatório o apresentou às celebridades do mundo musical. Tocando em salões em breve obteve grande popularidade. Morreu jovem em Paris. Como comentou o músico espanhol Juan Manén: «Chopin foi o poeta da música. Não legou obras monumentais como as "Paixões" de Bach, as Sinfonias de Beethoven ou o "Parsifal" de Wagner, mas, o que é que isso interessa? Ou as asas de uma borboleta não possuem a mesma grandeza divina que os raios de Sol?»
As valsas de Chopin são verdadeiros gritos de uma alma dilacerada, que encontram eco, há mais de cem anos, na sensibilidade do homem.
Grandes Compositores / Expresso

10 comentários:

Carolina disse...

Adoooooro a música do Chopin!
Tenho vários discos dele.
Merci pour ta musique, chérie Teresinha
:))))

Jelicopedres disse...

Eu sei que tu adooooras Chopin, Carolina!
Tens a "Valsa do Minuto"?
Sabes a história dessa Valsa?
- George Sand tinha um cãozinho que costumava rodar, perseguindo o próprio rabo. Os familiares achavam graça à velocidade do animal. Um dia, Sand disse:«Se eu fosse músico, escreveria uma página a imitar este girar frenético.»
Chopin compôs então a «Valsa Op. 64 Nº1», conhecida por «Valsa do Minuto».
;)))) Para ti também.

Anónimo disse...

Também gosto de ouvir Chopin, assim é que saiu a valsa por causa do cão, muito bem.

Carolina disse...

Talvez tenha essa valsa.
Vou ver se encontro.
bjhs

Jelicopedres disse...

Pois foi Zézinha!
Muitas vezes as "pequenas coisas"...conseguem transformar numa obra de arte uma ideia que, à partida poderia parecer irrisória!
Este, é um belíssimo exemplo!

Jelicopedres disse...

Encontraste a Valsa Carolina?
Procura lá então...
;)

lami disse...

Boa escolha! Chopin é música dos anjos :))

Anónimo disse...

Também gosto muito de ouvir CHOPIN
essa (valsa do minuto) É muito bonita, pois já ouvi porque a tia dos meus filhos, gosta e tem vários discos dele, essa história do cão, e daí sair essa bela valsa !!!
Bj.

Jelicopedres disse...

Um dia destes vou colocar para ouvires Ana, mesmo que seja noutra postagem, a "Valsa do Minuto"!
É linda! Corridinha... inspirada no tal cachorrinho que rodopiava em volta do rabinho!
;))

Jelicopedres disse...

Sendo que, a música de Chopin é a música dos Anjos... ELA vai voltar Laura, porque ninguém vive sem pelo menos um Anjo!!!