quarta-feira, dezembro 05, 2007

Com Poejos e Cravinho!...

Palavras Maduras - Contos Partilhados
Ao longo da minha existência recordo tantos episódios lindos que coloriram a minha infância, tão rica de amor, que me é difícil escolher. Sou o produto final de uma belíssima história de amor entre um militar Alentejano e uma linda rapariga natural da Índia. Recordo-me de andarmos sempre com a casa às costas, como o caracol. Vim da Índia com dois anos, no último navio que trouxe as famílias dos militares que ficaram presos na Índia, e fomos directamente para o Alentejo, para uma aldeia interior chamada S. Romão, perto de Vila Viçosa. Imaginem o espanto daquelas gentes, que nunca tinham visto este tom bronzeado de pele...
Depois, sempre que o meu pai ia em comissão militar, lá íamos nós; não me lembro nunca de ficar triste, porque o amor deles era tão grande que nos habituaram a fazer amigos e a nunca perdê-los e a vermos sempre o lado bom da vida ( talvez daí venha o meu jeito tão natural de fazer amizades). Lembro-me da Serra do Uíge e das colunas militares a caminho de Carmona e da única escola que lá existia. Era um colégio de freiras espanholas; lembro-me do meu primeiro castigo, quando eu e o meu irmão Rogério nos lembramos de ir ver se os santos da capela usavam roupa interior. Recordo a cara dos meus pais na sala grande da Madre Superiora, e parece que ainda sinto como se fosse hoje, do meu primeiro puxão de orelhas, e de como então fiquei ofendida!... De outra vez, o valente susto que pregamos ao querido e amigo Domingos,( soldado que tomava conta de nós), quando resolvemos sair do Bairro Militar para irmos atrás do carro do fumo (DDT, carro que desinfectava e matava os bichos) ; e de quando ensinámos o Jacó, (o papagaio), a imitar o meu pai a chamar a minha mãe (ah,ah,ah); recordo-me de quando o meu pai se vestia a rigor para ir apitar os meus jogos de futebol; e de quando íamos todos à caça. E são tantas as minhas recordações felizes que, se sou o que sou, devo-o à mistura destes dois Continentes tão distantes: a Ásia e a Europa.
E, continuo a achar que herdei o melhor desses dois mundos...
Silvana Sapage - Retalhos (histórias de vida)

8 comentários:

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Carolina disse...

Mais um belo e original texto do nosso LIVRO.
Mas...desculpem a vaidade o título "inventei eu"!
Não é verdade Silvana?
E onde andas metida que nem vens às nossa "récitas"?

Anónimo disse...

Mais um história, estou agostar tem que publicar o livro, um beijo.

Anónimo disse...

Muito bem amiga Silvana, gostei muito de ler !!!
Aparece rapariga bjs.

Jelicopedres disse...

Carolina, tu tens também, "Especiarias", nas tuas palavras...
Sinto-o.
Beijinho (com canela para ti)

Jelicopedres disse...

Mesmo que não chegue a ser publicado, o nosso livro, Zé podes ir lendo, aqui nesta "janela", ou então, no Canto das Letras.
:))

Jelicopedres disse...

A Silvana anda muito, caladinha Ana, concerteza o Pai Natal deve ter algo a ver com esta pequena ausência!
bj.

Anónimo disse...

Mas amiga Teresinha, tinhas toda a razão !
A nossa amiga Sílvana, anda ás voltas com o Pai Natal !!!
Assim que fiz um comentário sobre o Pai Natal, a nossa amiga apareceu e comentou, é Natal bjs.