sábado, dezembro 08, 2007

Doris Lessing não vai a Estocolmo

Doris Lessing não vai a Estocolmo receber o Prémio Nobel da Literatura, na próxima segunda- feira, mas escreveu uma mensagem em que denuncia a falta de opurtunidades das pessoas que vivem em países pobres e a rapidez "da ironia e do cinismo" na mentalidade ocidental.
Intitulado Não Ganhar o Nobel, o discurso da escritora inglesa (que será lido pelo seu editor Nicholas Pearson) lembra que em países como o Zimbabwe, onde viveu 25 anos há sede de leitura e formação mas não há sequer dinheiro para livros, ao passo que nos colégios de elite inglesa só encontrou "rostos inexpressivos" e nenhum desejo de conhecimento, adiantava ontem o EL País. Em Londres quando surge uma nova escritora, só se pergunta "se é bonita". E se for homem, querem saber se é "carismático ou atraente" critica a autora de obras como Os Díários de Jane Somers, Memórias de uma Sobrevivente ou The Golden Note Book, um clássico feminista. A idade não lhe permite viajar até à capital sueca mas, aos 88 anos, Lessing continua a dizer o que pensa. [...]
UMA SALVA DE PALMAS PARA DORIS LESSING!!!
Doris L. muito crítica no discurso do Nobel - in Diário de Notícias - 8 de Dezembro de 2007

12 comentários:

Anónimo disse...

A minha amiga sabe de tudo, só ela para dar as notícias, um beijo.

Jelicopedres disse...

Li ontem no Diário de Notícias Zé. Achei que tinha também eu, que divulgar a notícia que li neste jornal.
Invulgar, a força e as palavras desta MULHER, com letra grande!!!

Anónimo disse...

E por sou dada a impulsos ,cá vai...
Teresinha
Amigas como tu,são mais, muito mais que pedras preciosas,são riqueza sem preço,são como um filão de ouro no meu garimpar da vida......gostastes?????Nada que se compare com uma Doris,mas sim com uma silvanita de trazer por casa....Beijos ( para que fique registado,não estou nada,nada zangadita,pelo contrário estou bem "contentita","vaidosita",ita,
ita,ita......silvana ramos sapage

lami disse...

Uma mulher politicamente incorrecta!
É importante estarmos atentos a estas vozes não alinhadas que nos fazem pensar nas vaidades deste mundo ;)

Anónimo disse...

Adorei esta parte do discurso de Doris Lessing.

"Aquí falo de livros que nunca foram escritos, escritores que nuncao serão lidos porque não existem editores ,VOZES que não são escutadas. Não é possivel avaliar este grande desperdício de talentos e de potencial".
(tradução livre)
Como tu dizes MULHER com letra grande!!!

Lena Almeida

Anónimo disse...

Uma grande senhora,a Doris Lessing.
Fezes-tes muito bem amiga
Teresinha, pois assim nos informas-tes desta notícia, gostei muito de ler a mensagem que ela escreveu,
bjs amiga.

Jelicopedres disse...

Sendo assim Silvana, está tudo certo!
Mas sabes que eu não mereço tantos elogios, e eu também o sei!
Mas, que fazer?
Tu és uma querida!
Obrigada.

Jelicopedres disse...

É muito importante sim Laura, que estas vozes que não se calam se façam ouvir!
Porque, estas vozes têm ECO...
E, o ECO, repete-se por vezes, com um silêncio ensurdecedor que desperta as mentes mais obscuras e tendenciosas!

Jelicopedres disse...

A tua tradução de uma parte do discurso de Doris Lessing, Lena é muito opurtuna.
A divulgação destas palavras, podem ser a "chave" que falta para abrir portas...

Jelicopedres disse...

O intuito é esse Ana, o de mostrar algo que alerte as consciências!
Beijo.

Carolina disse...

Tenciono ler alguma coisa desta SENHORA! Agrada-me o seu discurso e o seu "estar na vida".
Fizeste muito bem em falar nela!
É uma figura carismática!

Anónimo disse...

Eu estou a ler "O Verão Antes das Trevas".
Gostei muito do início do livro,(o que normalmente não acontece). Prendeu-me logo.
Agora estou numa fase que ainda não sei como vai acabar...
É um romance, escrito em 1973.
O único da Doris Lessing que estava disponível na Biblioteca, e mesmo assim tiveram de o pedir à Bibl. de Santiago.