sexta-feira, maio 27, 2011

"Ostra Grávida"

Casa das Culturas Mundiais, conhecida por "ostra grávida"
Esta antiga estrutura do congresso tem um teto parabólico que originou a alcunha de "ostra grávida". Foi construída em 1956-57. Destinava-se à representação americana na competição internacional de arquitetura. Tornou-se símbolo de liberdade e modernidade durante a Guerra Fria. A sua conceção ultrapassou as tecnologias e o telhado não resistiu à ação do tempo pois parte do edifício ruiu em 1980. Depois da reconstrução reabriu com outra finalidade: é agora usado na divulgação de culturas mundiais, organizando eventos e espetáculos, em especial festivais de jazz.

4 comentários:

HORIZONTE disse...

Cá estou eu para aprender mais um pouco sobre esta cidade que tanto sofreu ao longo da história.
Obrigado Teresinha por estas pequenas, mas saborosas lições.
um beijinho e pode continuar.
Biba

Gigia disse...

Muito interessante! Lições de história que vamos tendo, ora com as nossas viagens,ora com as viagens dos amigos.
As fotos como sempre...Muito boas!
Beijocas

Jelicopedres disse...

Querida Biba, olá!;)

Gosto das visitas que me faz mas não quero tornar-me "maçadora" com as fotos das minhas viagens...;) Vou trazer mais algumas de vez em quando.

Abracinho*_*)^_^)

Jelicopedres disse...

Eu também quero fotos e notícias das tuas viagens, Amiga*
Não te esqueças, Gigia!
Ai se eu pudesse, saia de uma e metia-me noutra!

Qualquer dia, vais comigo!?;)

Namastê*