sábado, março 19, 2011

PAI

[...]
Eu oriento-me, pai. Estou. O entardecer, em vagas de luz, espraia-se na terra que te acolheu e conserva. Chora chove brilho alvura sobre mim. E oiço o eco da tua voz, da tua voz que nunca mais poderei ouvir. A tua voz calada para sempre. E, como se adormecesses, vejo-te fechar as pálpebras sobre os olhos que nunca mais abrirás. Os teus olhos fechados para sempre. E, de uma vez, deixas de respirar. Para sempre. Para nunca mais. Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei.

Pai / Antologia Literária - in Morreste-me / José Luís Peixoto

13 comentários:

HORIZONTE disse...

Teresinha, sou uma chorona...o texto está tão lindo!...
Mas lindo, também era o seu PAI.
Ficam as memórias e as recordacções.
Bjs Paulinha

elinog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elinog disse...

È lindo! Infelizmente o meu também já partiu! Partilho os mesmos sentimentos. Às vezes faz-me muita falta!
Bjs

Gigia disse...

Lindo Teresinha!
Fizeste-me chorar,é isso mesmo...
O poema do Peixoto diz tudo.
Boa escolha para uma merecida homenagem.

Ja estou em S.Andté

Beijinhos

HORIZONTE disse...

Que lindos Teresinha. O poema e o pai claro. Obrigado por num dia tão saudoso nos dar a conhecer ambos.
Eu infelizmente também já não tenho o meu pai nem a minha mãe há muitos anos. Partidas que a vida nos prega. Mas em contrapartida vão aparecendo novas pessoas na nossa vida que nos vão ajudando a atenuar a dor da perda.
beijinhos da Biba

Jelicopedres disse...

Obrigada pelas carinhosas palavras, Paulinha.
O meu pai, era sem dúvida, um homem "LINDO"...!

Beijinho*
Teresinha

Jelicopedres disse...

Olá Elisa!
Obrigada pela visita, que afinal, veio coincidir com este dia que nos traz belas recordações, mas ao mesmo tempo, nos deixam na boca a palavra Saudade...

beijinho*

Jelicopedres disse...

Já chegaste, Gigia!(*_*)

Então, não quero que chores.
Por outro lado, acho natural estes sentimentos de Saudade e alguma nostalgia...

Namastê*

Jelicopedres disse...

Disse uma grande verdade, Biba!
Na nossa vida, e a minha já vai sendo longa, (ainda bem!), essas novas pessoas, sejam familiares ou amigos, ajudam a preencher o vazio da perda daqueles que nos são queridos.

Beijinho da Teresinha

Anónimo disse...

AGORA FUI DE PREPOSITO AO SEU BLOG
PELA PRIMEIRA VEZ NUMCA TINHA OUVIDO O NOME DO SEU BLOG.
MAS COMO ME FALOU DI BLOG CÉU DA CEU -FUI LÁ E VI O NOME DO SEU
PELA PRIMEIRA VEZ.GOSTEI DE O VISITAR,E AS SUA PALAVRAS SOBRE O SEU PAI SÃO LINDAS PARABÉNS,DEVEMOS
TUDO A ELES O QUE SOMOS.EU INFELISMENTE O MEU TÃO BEM JÁ NOS DEIXOU,ESTARÁ SEMPRE NO MEU CORAÇÃO!QUEM LHE DEU O ENDEREÇO DO MEU BLOG'..O CÉU DACÉU NÃO O
TEM LÁ OOLHARDASAUDADE.....NIDIA ROCHA
GRANDE MISTÉRIO........

Carolina disse...

Oláááá!
Linda a homenagem!
Baci

Jelicopedres disse...

Não tem mistério nenhum, Nídia.
No Blogue da Céu, a Nídia deixou um comentário seu, como eu também fui lá comentar, ao ver o seu, pois sempre gosto de ler outras opiniões, vi o seu nome.
Ao fazer clique no seu nome (desde que esteja a azul como está), vai de imediato para ao seu blogue.
Foi assim que a encontrei.
Um beijinho,
Teresinha

Jelicopedres disse...

Oláááá, menina Carolina!(*_*)
Grata pela visita.

(então, até amanhã)
bj