quinta-feira, janeiro 27, 2011

Mozart, Menino Prodígio

clique p/ampliar
Foi num domingo, 27 de Janeiro de 1756, às 8 horas da noite, que veio ao mundo Wolfgang Amadeus Mozart, em Salzburgo, na Áustria. Seu pai, Leopold Mozart, era chefe do coro do arcebispo e professor de cravo. O pequeno Wolfgang deu assim os primeiros passos numa casa onde a música reinava e, aos três anos começou a tocar. Dotado de uma prodigiosa sensibilidade e de uma memória infalível, compôs as suas primeiras obras com a idade de 6 anos. Então, seu pai levou-o a Viena, onde ele tocou num salão do palácio imperial. Após o concerto o imperador chamou-lhe «pequeno feiticeiro», enquanto a imperatriz o abraçava afectuosamente.
Após os êxitos da infância, Mozart teve uma vida difícil de pobreza e doença, mas, ao morrer, com 36 anos, deixou uma imensa obra que fez dele um dos maiores compositores de todos os tempos, assegurando-le a imortalidade.
- Todos os anos, nos últimos dias de Janeiro em Salzburgo, são promovidos um gande número de concertos que culminam no Festival Mozart.
«C'est Arrivé ce Jour-lá»/ tradução de Maria Salomé Soares - fotografia/Teresinha

2 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
JELICOPEDRES

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

Jelicopedres disse...

Jose Ramón,
grata pela visita, e pelo poema de sua autoria, lindo, que me deixou em forma de comentário, que finaliza com:

"um
ramalhete
de
ouro
com
cravos
dentro..."

Obrigada*