quinta-feira, outubro 01, 2009

Os Anos são "Pérolas" que se vão juntando...

1 DE OUTUBRO / DIA DO IDOSO
Do aroma que as flores são
*
Aquilo que a gente lembra
Sem o querer lembrar,
E inerte se desmembra
Como um fumo no ar,
É a música que a alma tem,
É o perfume que vem,
Vago, inútil, trazido
Por uma brisa de agrado,
Do fundo do que é esquecido,
Dos jardins do passado.
*
Aquilo que a gente sonha
Sem saber de sonhar,
Aquela boca risonha
Que nunca nos quis beijar,
Aquela vaga ironia
Que uns olhos tiveram um dia
Para a nossa emoção -
Tudo isso nos dá agrado,
Flores que flores são
Nos jardins do passado.
*
Não sei o que fiz da vida,
Nem o quero saber.
Se a tenho por perdida
Sei eu o que é perder?
Mas tudo é música se há
Alma onde a alma está,
E há um vago, suave, sono,
Um sonho morno de agrado,
Quando regresso, dono,
Aos jardins do passado.
Novas Poesias Inéditas de Fernando Pessoa - Fotografia / Teresinha
*
- Fotografia tirada num Centro de Dia do Concelho de Santiago do Cacém, (com a devida permissão), aquando da visita da Tunasas, da Academia Sénior de Artes e Saberes do Litoral Alentejano - Neste dia, dedico a todos os idosos como prova de carinho, uma mensagem de ternura e a promessa da minha presença, com fotografias, sorrisos, conversas, "docinhos e cantigas", sempre que se proporcionar. Enquanto espero a minha "Idade Maior"... lá estarei!
Um terno abraço extensivo a todos ELES!

9 comentários:

Gigia disse...

Uma "pérola" essa carinha que captaste com a tua camara! Uma "pérola" de poema!
Vamos então tentar juntar muitas "pérolas" à nossa coleção...(^_^)

Jelicopedres disse...

Eu, quero juntar "pérolas" suficientes para um "colar" bem grande...
- Vamos então juntar muitas... muitas... "pérolas"!
Daqui a pouco vais ter mais uma, Gigia!!!
Abracinho para ti.
Teresinha^_^)

Carolina disse...

Muito conseguida a ligação do rosto com o poema.
Coisas de alma muito sensível!
Né?
Vénia...
;)

Sentidamente disse...

Anos são pérolas, como pérolas são o que os anos nos deixaram. Pérolas enquanto algo consistente e valioso, pela sabedoria, pelas lembranças, e por tudo o que foi construído e que acrescentámos a este mundo onde vivemos. Mas pérolas também, pelo facto de termos vivido e estarmos vivos.

Sempre pérolas de esperança e de “coisas” bonitas e positivas neste teu espaço!
Um grande sorriso e amizade

Jelicopedres disse...

São ROSTOS que me enternecem, Carol.
Porque, SIM!!!...

"Namastê"

Jelicopedres disse...

Bem verdade o que dizes, Juja!
Pérolas são também as tuas palavras, na belíssima forma que tens de escrever.
São coisas que não se ensinam e para a qual tens um dom muito especial.
Obrigada por elas.
Espero, muitas mais de ti!
Um grande abraço.
Quero dizer-te que, adorei ter-te conhecido.
Teresinha^_^)

Coisas da Vida disse...

Saber passar os anos... Vê-los correr em nós e nos outros tem uma sabedoria tão difícil de alcançar! A mim, custa-me esta passagem abrupta do tempo e as suas marcas vivas que nos fazem pensar no que fomos, no que havemos de ser...
De quaquer forma, há que festejar esta vida que galopa e esses idosos são tão lindos... Jinho.

Jelicopedres disse...

"Saber passar os anos" para mim, Fátima, é vivê-los intensamente!
Porque o tempo não tem contemplações, passa
v e l o z!
Cada novo alvorecer é uma dádiva que não podemos desperdiçar de maneira nenhuma.
Abracinho.
Teresinha^_^)

O céu da Céu disse...

Eu tenho medo do dia em que sem forças vou deixar caír o meu colar de pérolas e não haja quem possa juntá-las...Bjs