segunda-feira, abril 21, 2008

GIESTA

Lat. «Genista»
Giesta, nome vulgar de algumas plantas subarbustivas, da família das leguminosas, algumas das quais espontâneas e frequentes nos matos de Portugal, também conhecidas por giesteiras e giesteiros; giesta-dos-jardins: giesta de flores grandes amarelas, cultivada e subspontânea; giesta-branca: espécie de giesta de flores brancas, espontânea em Portugal nos montados; giesta-das-sebes: espécie de giesta espontânea de norte a sul de Portugal, também conhecida por giesta-negral espontânea a norte do Tejo; giesta-brava: giesta de uma espécie espontânea em Portugal, também conhecida por giesta-ribeirinha; giesteira-das-vassouras possui flores amarelas de aroma suave.
Fotografia / Teresinha

11 comentários:

Aparecida disse...

Olá Teresinha
Gostei de saber que as giestas são de várias cores, pensava como me informaram, que a giesta fosse apenas as brancas, que também ouvi dizer que dá um mel especial.
Beijinhos
Aparecida

Unknown disse...

Querida Teresinha:
Hoje são só presentes para mim, maravilhosas as nossas giestas. São da Serra de Grândola?
Teresinha conhece uma loja chamada
L´Occittane en Provence ? O francês é capaz de ter uns errinhos, mas não faz mal.É a minha loja preferida.Entrar lá faz-me reviver o passado, das coisas boas, claro.
Beijinhos
Bia dos Santos

Jelicopedres disse...

"Florestinha", olá!!!
Pois é, as giestas podem ser também, amarelinhas!
E dão, sim senhora, (as flores), algumas sbstâncias que são utilizadas na indústria farmacêutica.
Sabes que, ainda sou do tempo em que se faziam na Farmácia muitos medicamentos, pois vivi quase...dentro de uma, podia dizer-te até alguns nomes, mas não vale a pena. Sabes também que, eu, ainda não há muito tempo, feita tonta, deitei fora um caderno com essas receitas, (ainda por cima, era escrito à mão)! Estou mesmo arrependida. É, daquelas coisas que por vezes fazemos sem pensar...
Beijinho para ti também;)

Jelicopedres disse...

Querida Bia.
Adivinhaste, são da serra de Grândola, sim!
Fico maravilhada, e então, estou sempre a dizer, pára aí o carro...
e o Amoroso, pára!
Era capaz de andar sempre por aí a captar tudo aquilo que eu acho
Belo, e temos coisas lindíssimas!
Tento, ficar, ATENTA!...
- Essa loja, L'Occitane, conheço Bia!
- É, uma PERDIÇÃO!!!
;))

Anónimo disse...

Ficou linda essa foto,mais uma para a tua colecção, um beijo.

Carolina disse...

"Entre a Paz que há na Terra
quando a noite flutua
brilha a giesta da Serra
à luz branca da lua...la...la...la
(Era mais ou menos assim a canção.Lembram-se? Seriam certamente as giestas da Teresinha a inspirar a canção!!!...)

Jelicopedres disse...

Era assim a canção, sim senhora Carolina!
Lá...la...rá...lá...lá...lá...lá!...
BEIJO!

Gigia disse...

O grilo já canta à hora da sesta
louva o sol de Maio que doura a giesta.
Bjocas

Jelicopedres disse...

Olá Gigia!!!!
Por onde tem andado?????...
Gostei dessa do grilinho!
Mesmo a condizer com a minha giesta.
Volta, sempre!
beijo ;))

lami disse...

Nas memórias da minha infância tenho as giestas amarelas que cortavamos para fazer "as maias" e colocar nas portas das casas na noite de 30 de Abril para 1 de Maio. Era uma tradição na minha terra (Barcelos)

Jelicopedres disse...

Bem bonita por sinal, essa tradição Laura!
Tivemos opurtunidade de constatar que ainda se pratica por lá.
:))