segunda-feira, março 31, 2008

O Espírito do Ioga

Reconhecer a "Verdadeira Natureza"
Esta percepção autêntica é a que possibilita reconhecer as coisas tal como são, a verdadeira natureza de uma coisa, de uma pessoa ou de uma situação. A meta do caminho do ioga é transportar-nos também para a situação em que vemos a vida tal como ela é (e não como parece ser ou como gostaríamos que fosse). Alarga-se a consciência da unidade e este estado provoca uma grande alegria, muita satisfação e felicidade, resumidas na palavra do sânscrito Sat Chit Ananda (ser-conciência-felicidade suprema).
-O nosso espírito é como um lago: tudo o que se move nele, todos os pensamentos, sensações, imagens interiores e recordações, fazem com que a sua superfície se agite e a água esteja sempre turva . Se formos capazes de tranquilizar, a pouco e pouco, o nosso espírito, os seus conteúdos fundir-se-ão como sedimentos na água até tocarem no fundo. A superfície acalma-se e a água volta a ser tranparente. Só então seremos capazes de ver o fundo do lago, de ver as coisas como são, obtendo assim uma percepção clara e, o que inclusivamente é mais importante, uma percepção objectiva.
Praticar significa aceitar um esforço com o objectivo de nos aproximarmos do estado do ioga, para o alcançar e para o manter.

(Agradecimento muito especial à Celina e a todas as colegas que participaram na aula de hoje, na homenagem que me prestaram. A todas o meu abraço. Um momento único).

8 comentários:

Anónimo disse...

Teresinha ficou muito bonito gostei muito um beijo para a Celina, e a música é linda.

Anónimo disse...

Para o ano uma Amiga minha vem cá fazer uma palestra sobre Yoga. Prometeu e espero que cumpra.
(Clica em "Satsanga" no Google, ela chama-se Eduarda Feio, ficas a conhecê-la).
bjh

Jelicopedres disse...

Tens de ir lá um dia, Zé!
A Celina já te convidou várias vezes.
Ainda bem que gostaste, se soubesse que me iam fazer aquela surpresa tinhas ido comigo, porque foi lindo, Zé!
:))

Anónimo disse...

Só para o ano, Carolina?
Que pena!...
Assim, ainda falta muito tempo!
Vou então conhecê-la, tenho até curiosidade!
Obrigada.
;)

lami disse...

Teresinha permanece numa pirâmide de luz dourada, concentra em ti todas as energias benéficas e todo o espirito iluminado do ioga, a sua força, a sua serenidade e paz!

Anónimo disse...

Pois quem anda no (Yoga) Teresinha, desque é bom mas eu não tenho paciência, o que é mau eu sei disso !!!
Bjhs :)

Jelicopedres disse...

Obrigada Laura.
Quero permanecer nessa Pirâmide!

Jelicopedres disse...

Não precisas ter paciência para fazer Ioga, Ana!
A vontade é algo que não tem a ver com paciência mas sim com EQUILÍBRIO, a todos os níveis...