sábado, novembro 24, 2007

PROSAS C/ ASAS

Centro Cultural Emmérico Nunes


Vale mais, tarde que, NUNCA!
Apesar do espaço reduzido, foi com muita alegria e emoção que a TUNASAS , da qual eu faço parte, aceitou o convite para a sua contribuição na abertura do Ano Lectivo do PROSAS, no Centro Cultural Emmérico Nunes, em Sines. A recepcção foi muito calorosa. Obrigada, PROSAS !

AUTOBIOGRAFIA
Emmérico Hartwich Nunes - 1888 - Para as minhas filhas -
Nasci em Lisboa, na rua de S. Bento, em 6 de Janeiro de 1888. Meu pai, Silvestre Jacinto Nunes (irmão mais novo do republicano Dr. José Francisco Nunes), é natural de Pedrógão Grande, no Zêzere, tem 89 anos de idade. Espírito alegre e saudável. Com uma grande sensibilidade artística, iniciou-se em estudos de arquitectura. Acabou, porém, por se entregar à vida comercial. Minha mãe, Maria Ferdinanda von Moers Hartwich Nunes, matural de Regensburg, na Baviera, casou com o meu pai em 27 de Novembro de 1886, em Lisboa, na Igreja dos Paulistas. Eu fui baptizado na de Santos-o-Velho. Minha mãe, tal como o meu pai, possuía uma grande intuição artística. De espírito romântico, era uma poetisa de delicada sensibilidade. Ao piano, que tocava com muita expressão, cantava cheia de nostalgia as «lieder» de Schubert. Também na pintura era talentosa. Acabava eu de deixar os cueiros, quando comecei a mostrar uma grande predilecção pela bonecada. O meu maior prazer era ter papel e lápis e passava horas esquecidas a rabiscar bonecos. Com três anos (lembro-me!!), estando com meus pais nas Caldas de Felgueiras, o velho conde de Caria vinha sentar-se junto de mim a ver-me desenhar e para ali ficava tanto tempo a olhar, quando eu estava entretido nas minhas «composições» de cenas campestres, marinhas e toiradas! Aos três anos já era aficionado e tinha grande predilecção por cenas de arena... Hoje, detesto-as. [...]
Pequeno exerto da Autobiografia facultada pela família do Pintor Emmérico Nunes.
Fotografias - Isabel Figueiredo

15 comentários:

Carolina disse...

Sempre aprendendo contigo!

Anónimo disse...

Ficou muito giro tens sempre muita coisa para dizer, muito obrigada, um beijo.

Jelicopedres disse...

Comigo não Carolina.
Com a informação que me é facultada e que eu selecciono!
Mas, está bem.
Grata pelo elogio!

Jelicopedres disse...

Tento ir de encontro a tudo que se passa à minha volta e que me estimule.
Este, foi um acontecimento positivo, Zé.
Parabéns á Assunção, e todos os seus colaboradores!
PROSAS, SEMPRE!!!
Obrigada

Anónimo disse...

Tens que participar nas nossas Conversas no Centro.
Obrigada pelas palavras animadoras.
Um abraço
Assunção

Jelicopedres disse...

Quando quiseres Assunção!
Estou disponível.
Obrigada pelo convite.
Beijinho.

O céu da Céu disse...

Oi,Té ré si nha...Qui soidades...Ficámos tão bonitas!Parabéns à fotógrafa!

Jelicopedres disse...

Oi, Céu,zi,nha!...
Onde andas?
Faça favor de aparecer amanhã!!! Na Biblioteca! Não esquecer!
Tu, mais que ninguém sabes como os meninos são exigentes e sinceros. Quando não gostam... nada a fazer!
Não podemos "fazer feio".
Beijinhos para ti!

António Gil disse...

Mas ninguém vai fazer feio, Teresinha. Com aquelas estrêlas o céu só pode brilhar!

Jelicopedres disse...

Então, que brilhem as Estrelas!!!

Anónimo disse...

Estamos sempre a brilhar amiga !
Mais uma vez voltamos a brilhar nas nossas actuações, a mais recente foi no passado dia quatro na Biblioteca em Santo André !
Que fizemos com todo o prazer para os nossos queridos pequeninos dos Infantários, todos gostamos de ver a alegria deles !!!

Anónimo disse...

Teresinha, gostei muito de ler
a " AUTOBIOGRAFIA " que publicas-tes sobre (Emmérico Hartwich Nunes)
Bjs.

Jelicopedres disse...

Também gostei muito de ter participado Ana!
Não podia de maneira nenhuma faltar.Apesar dos pesares!...
Obrigada pelo teu incentivo.
-Quanto ao pequeno texto da Autobiografia de Emmérico Nunes, foi uma pequena introdução que achei importante, porque a maior parte das vezes as pessoas ouvem o nome, mas não conhecem ou conhecem pouco da pessoa em questão.
bjs.

Anónimo disse...

Olá teresinha , gostei muito de ler a autobiogarfia, que não conhecia, e desde já agradeço a informação!
E quanto á nossa actuação nesse dia, brilhámos!...nunca estivemos tão bem! e ainda bem que assim aconteceu!...as fotos estão muito bem, embora eu não me goste muito de ver particularmente!...bom mas foi um dia inesuecivel. e só espero que mais dias como este, surjam ao longo do ano 2008. é o que eu desejo!
Beijinhos minha querida amiguinha

Jelicopedres disse...

Eu também gostei muito de te ver por aqui Dulce!
Grande ausência!!!...
Não tem "desculpa", amiguinha.
Preciso das tuas opiniões de vez em quando. Combinado?
Beijocas para ti.
:)))