domingo, outubro 07, 2007

ÁFRICA ACIMA

[...]
Parti de Santa Clara, a fronteira de Angola com a Namíbia, ás cinco da tarde de ontem. Foram necessárias dezoito horas para conduzir 450 Km - tento fazer contas, indeciso se incluir ou não na média horária as três horas de descanso, entre as duas e as cinco da manhã debaixo de um embondeiro.
[...]
Apetece-me devorar o centro desta cidade. Caminhar por todas as calçadas portuguesas, tomar um café em todos os cafés que apresentam o triângulo Delta pendurado por cima da porta, comprar carcaças e papo-secos em todas as mercearias e minimercados que se chamem "Tio Patinhas", "Silva & Silva", "Elite","Benfica", pedir o prato do dia em qualquer tasca que proponha "prego no prato" e "bacalhau com todos". - Estas banalidades que me estão a emocionar têm de ser postas em perspectiva: ando a viajar há várias semanas por África, e de repente chego a casa sem sair de África.
[...]
África Acima - Gonçalo Cadilhe (crónicas semanais, escrito ao longo de vários meses)

13 comentários:

Aparecida disse...

Como é bom viajar, mesmo sem sair de casa! o mundo é grande, não podemos ficar resumidos entre 4 paredes.
Sonhar não custa nada, o sonho pode ser real, é magia!
Aparecida

Jelicopedres disse...

As viagens preenchem de tal forma os meus sonhos Aparecida, que,
"eu viajo através dos livros", como se (lá) estivesse...

Anónimo disse...

Mas este livro eu tenho.
Emprestei-te ou tens igual???
bjs

Jelicopedres disse...

Este é aqui da Biblioteca, Carolina.
Se acaso o emprestaste a alguém, não foi a mim amiguinha.
Um beijinho para ti e até amanhã no Canto das Letras.

Anónimo disse...

Quem me dera ir viajar para esses sítios bem gostava de ir a África, para ver tudo que eu gostava, um grande beijo por recordares a minha terra.

Jelicopedres disse...

Quem sabe Zé se um dia não voltas a visitar alguns sítios que recordes com carinho.
Faço votos que se concretize se for esse o teu desejo.
:)

lami disse...

Ai que saudades!
O engraçado é que também estou a ler um livro sobre África.
Chama-se NIASSA e é do jornalista Francisco Camacho

Jelicopedres disse...

Quer dizer então, que andamos as duas por... África, Laura!
Estou quase a acabar a minha viagem.
(vou de boleia com o Gonçalo C.
numa carrinha de nove lugares que se dirige a uma aldeiazinha no centro das montanhas Mandara)...

Anónimo disse...

Que bom ler sobre África, e sonhar Teresinha !
Pois eu não sou de lá, só lá vivi e adorei. Quem me dera lá poder voltar um dia !!!

Jelicopedres disse...

Podemos sempre "voltar", através deste tipo de leituras,Ana.
Podemos seguir os diversos caminhos percorridos pelos autores de livros, como este, por exemplo!

arlete disse...

Giro,eu tenho sempre que estar a ler um livro sobre Africa e geralmente Angola, sou natural do Kuito,ex-Silva Porto,mas conheco o Cunene e sei onde fica Santa Clara, Namacunde,etc.
Actualmente entre as leituras esta "mar salgado" de Filomena Cabral.recomendo,ficcao com historia de Mocamedes mais os seus pernambucanos

Jelicopedres disse...

Eu, que nunca estive em África Arlete, gosto de todas aquelas descrições, que mais parecem fotografias...
Alé disso, conheço através daquilo que tínhamos no nosso programa Escolar,(primário) penso que é mais ou menos do teu tempo.
Ainda hoje sei de cor os rios da tua Terra.
-ZAIRE OU CONGO
LOGE
QUANZA
LONGA
CATUMBELA
QUNENE
QUBAMGO
QUANGO
ZAMBEZE
CASSAI E
QUANDO
(não sei se os nomes estão bem escritos, ou se algum rio já secou ou mudou de nome)
Só tu me podes elucidar!
Beijinho

arlete disse...

KANDANDU
nao te preocupes com a escrita,vem ai o acordo ortografico...
regra geral hoje em Angola escreve-se o k para Kuanza ou para o meu rio,o kuito.
tambem me fizeram decorara muitas coias de todos os lados onde hoje se fala portugues,o mais complicadopara mim foram as linhas de caminho de ferro.sei algumas dancas,gosto.