segunda-feira, junho 18, 2007

" Planta, Botão, Flor e Fruto"


GELEIA DE FRAMBOESA

Ingredientes:
1 kg. açúcar
750 gr. framboesas
200 ml. água
Misture as framboesas com a água e leve a cozer durante cinco minutos. Passam-se por um pano fininho dentro de um escorredor, sem espremer. Faça uma segunda extracção com mais um pouco de água e volte a passar para fazer um bom líquido.
Em seguida misture o açúcar e deixe ferver até adquirir o ponto desejado. A meio do processo junte algumas framboesas bem maduras.
O PONTO: deite uma colher de geleia num prato deixe arrefecer um pouco e verifique com o dedo se faz estrada.
IMPORTANTE: vá retirando a espuma que se forma com uma concha.
DICA: para ficar mais sólida, junte o sumo de um limão ( tem muita pectina ).
( No Entroncamento - Não sendo um FENÓMENO - Plantadas e tratadas por nós).
Fotografias, Teresinha - Geleia , minha versão -

12 comentários:

Anónimo disse...

" hummmm deve de ser uma deliçia, já tirei a receita,assim que possa vou fazer, e depois lhe digo como ficou. Parabéns mais uma virtude que desconheçia da minha amiga,com um beijinho? Valentina.

Anónimo disse...

Tens que fazer o doce para eu provar gosto muito de doce de framboesa, não sabia que tinhas árvores desse fruto.

Carolina disse...

Lindos frutos!
Lindas flores!
Lindas Amigas!
Belos frasquinhos de compotinha!
Um DELÍCIO!!!

Jelicopedres disse...

Olá Valentina, muito gosto em
vê-la por aqui.
Se quiser fazer a geleia e tiver dificuldade em encontrar framboesas, também pode fazer com morangos.
Se precisar de ajuda...é só dizer!
bj.

Jelicopedres disse...

Já fiz Zé.
Todos os anos por esta altura, eu faço.
Porque cá em casa todos gostamos,incluindo vizinhos e amigos...

Jelicopedres disse...

Com reqeijão; queijo fresco;numa torrada;ou mesmo numa bolachinha de água e sal...vai bem!!!
Beijo para ti Carolina.

Jelicopedres disse...

Então, tá Rodrigo, vou ver teu blog, assim que der.

Anónimo disse...

O doce estava muito bom já provei com torradinhas, obrigada.

Anónimo disse...

Minhas amigas, posso dizer que este doce é uma maravilha feito claro por quem sabe !!!
O nossa amiga Teresinha, gostei estava muito bom, e as fotos estão lindas, bjs.

Jelicopedres disse...

Com tamanha publicidade, daqui a pouco Ana, vão formar-se filas à minha porta!
Ainda bem que gostaste. Se é que com uma pequena amostra deu para provares.
Acho que tenho de voltar ao local onde "elas" continuam a amadurecer... mas é longe!
Lá para o fim do mês, talvez.

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Jelicopedres disse...

Provavelmente.......;)