segunda-feira, janeiro 08, 2007

a, e, i, o, u...


8 é Dia da Alfabetização:Descubra um livro novo que não o deixe sair do sofá.
Ou releia o seu preferido.
Eu estou a ler As Pequenas Memórias de José Saramago que uma amiga muito especial, me ofereceu no Natal.
- Entretanto, hoje acabei por constatar e recordar o seguinte:
Recuando 50 anos atrás, um grupo (grande de crianças) incluindo eu, ficámos tempos infinitos à espera do autocarro na altura, ( camioneta) que chegaria com a nossa professora que pela primeira vez viria dar aulas na "nossa escola". E ela chegou. À sua espera uma Escola,
" inteirinha "...!!! Todos na mesma sala, quatro filas de carteiras. Na primeira fila estavam o
Virgílio e o Fernando, irmãos, nos anos anteriores tinham estado " confinados" na última fila!...
Não, não ficariam mais lá atrás... Ainda hoje recordo os seus sorrisos tímidos de triunfo.
Na 1ª classe ainda sim, mas, na primeira fila!
Estas imagens surgiram de repente na minha cabeça ao ver o José e a Helena, os siameses, na sua escola, onde o professor ia dizendo que eles tinham dificuldades, e tal ... Ao mesmo tempo era mostrado o seu lugar na fila encostada à parede mesmo ao fundo da sala...
Faço aqui apenas um termo de comparação.
Porque, os meus olhos viram ! O Virgílio e o Fernando. O José e a Helena................

17 comentários:

Anónimo disse...

Recordar é viver, não é, Amiga?
Só não disseste se estavam todas de batinha igual, como se usava nesse tempo. Mas isso tão pouco importa, excepto que para além de ser um hábito higiénico, ele também igualizava as crianças, o que era bom. As minhas recordações desse tempo já são muito vagas, lembro-me ainda é das brincadeiras (algumas bem parvas, como não podia deixar de ser).

Carolina disse...

Já vi que o Pessoal hoje está para as Memórias...
E eu que gosto tanto de bisbilhotar essas lembranças...

Anónimo disse...

Um dia vou falar-vos do Gualdino!

Jelicopedres disse...

Recordar é viver sim Amigo Gil!
As minhas recordações sucedem-se, quando são despelotadas por algo que me toca,o que foi o caso...!
Meninos relegados para a última fila apenas porque são diferentes...
Venha visitar-me mais vezes,aqui!
Ou ali...

Jelicopedres disse...

As lembranças vão continuar, porque elas são muitas e não cabem no meu universo.
Prepara-te para "bisbilhotar, muito mais...

Jelicopedres disse...

Fala lá então do Gualdino senhora professora.Eu quero!!!

Jelicopedres disse...

Ana,as batas eram brancas sim,e tinham de estar sempre imaculadas e passadinhas a ferro (ferro de engomar,com brasas). Essa é que era a parte pior,para quem tinha a responsabilidade de as manter em forma.
Venha sempre!

Carolina disse...

Que sortuda fui.
Era diferente, mas estava sempre na primeira fila!
Eu era levada da breca e a professora às vezes dizia: Estás a pedir, mas não te dou porque não quero ficar com remorsos!
Como devo ter moído o juízo da pobre Dona Laura.
À tarde ela bebia sempre um chazinho que levava num termo e comia uma bolachinhas. A nós crescía-nos a água na boca.*arece que as estou a ver, estaladiças e apetitosas...

Anónimo disse...

Também fiquei curiosa com essa do Gualdino!....

Carolina disse...

Pois aguardem que o meu Gualdino, aparecerá em breve nas Sardinheiras, suas curiosas...

Anónimo disse...

Venha o Gualdino...

Carolina disse...

E seu curioso...

Jelicopedres disse...

Carolina!!!
Todos querem o Gualdino!
Estamos então todos a aguardar...

Jelicopedres disse...

GIL!
Venha o Gualdino!?
Então e sobre os meus meninos,não diz nada???
Ai,ai,ai!
Está bem que venha o Gualdino!
Devia ser "fresco"!...
E o tal menino que tinha umas brincadeiras algumas, bem...
asssim,assim.Faço ideia!

Jelicopedres disse...

Ana, já consigo mudar a música.Quer dizer, desta vez consegui! Para a próxima ,veremos!

(gosto muito desta música,sei-a de cor como não podia deixar de ser,é do "meu tempo"...)
:)

Anónimo disse...

Pois é, Amiga, mas agora a tua música calou-se. Esperemos que seja por pouco tempo.

Jelicopedres disse...

Consegui A Pedra Filosofal.
Sempre foram os macuas que perderam
o pio!...