quarta-feira, dezembro 15, 2010

FELIZ NATAL NO MUNDO

clique p/ ampliar
Um anjo imaginado
Um anjo dialéctico, actual,
Ergueu a mão e disse: - É Natal

Paz à imaginação!
E todo o ritual
Que antecede o milagre habitual
Perdeu a exaltação.

Em vez de excelsos hinos de confiança
No mistério divino,
E de mirra, e de incenso e ouro
Derramados
No presépio vazio
Como a neve que cai
E breves como o vento
Que entra por uma fresta, quezilento
Redemoinha e sai:
À volta da lareira
Quantas almas se aquecem
Fraternamente?
Quantas desejam que o menino venha
Ouvir humanamente
O lancinante crepitar da lenha?
Miguel Torga/Poesia Completa- fotografia/Teresinha

20 comentários:

Carolina disse...

Ai este Miguel Torga sempre tão claro e lúcido na sua poesia.
Boa escolha!
Bjhs

isabel disse...

Todos os que ainda, apesar de tudo,acreditam no amor fraterno.

beijinho crepitante!

Jelicopedres disse...

Na verdade minha amiga Carolina, não me canso de o ler...!

(quando vens até cá?)

Xi- coração

Jelicopedres disse...

Olá Isabel
Sempre presente!
Isso, também se pode chamar amor fraterno.

Namastê^_^)

Gigia disse...

Natal
Devia ser neve humana
A que caia no mundo
Nessa noite de amargura
Que se foi fazendo doce...
Um frio que nos pedia
Calor irmão, nem que fosse
De bichos de estrebaria.
Miguel Torga

Beijinhos

Jelicopedres disse...

Lindo, Gigia!

Beijinho*

(onde tem andado?!)

lami disse...

Natal é Poesia, é magia... são anjos, hinos e ... acima de tudo Fraternidade!

Jelicopedres disse...

É também a vida renovada, Lami.

Boas Festas
bj.

Letucha Almeida disse...

Com a minha Alma fraternalmente quentinha, um monte de beijinhos Nona Teresinha!

Sentidamente disse...

Venho desejar-te um Natal Feliz, Assim como a toda a tua família. Muita saúde e muita alegria!...
Beijinho grande e abraço apertado

Jelicopedres disse...

Que bom Letucha, eu também estou muito feliz e mais uma vez posso confirmar que, a vida é bela e única!

Muito obrigada pelo carinho.
Beijinho para ti*

Jelicopedres disse...

Olá juja!
Muito obrigada, igualmente para ti, teus filhos, marido e restantes familiares.

Sorrisos Luminosos*

Coisas da Vida disse...

OlÁ
Cá estou eu para lhe agradecer visitinhas que sempre tem tempo para me fazer!. Eu é que tenho andado embrulhada em trabalho e não tenho tido tempo para apreciar o que vem publicando. Desculpe a minha ausência!
Gosto deste poema que nos fala do Natal de uma forma tão segura, forte e sensível. Parabéns, pela boa escolha!
Natal, que é caminho largo, nos toque na sua magia e nos leve por aí fora na plenitude da vida! Boas Festas! Jinho.

Anónimo disse...

Olá amiga Teresinha, lindos poemas !!! Quero-te desejar um Feliz Natal, um Prósporo Ano Novo cheio de saúde e muitas felicidades para todos os teus, muitos parabéns pelo lindo nétinho, já sabes amiga como é bom ser avó, bjhs tudo de bom.

Jelicopedres disse...

Olá querida Fátima
Não tem de agradecer as minhas visitas a Banalidades.
Eu gosto muito de ler/apreciar a forma sensível como escreve.
Quem se lembraria de dizer que, anda embrulhada em trabalho?!
Adoro a palavra embrulho, transporta expectativa, surpresas e coisas boas...!;)
(bem apropriada nesta quadra)

Abracinho e BOAS FESTAS

Jelicopedres disse...

Olá amiga Ana, que bom que é Natal!
Vens visitar-me para me felicitares, e ao mesmo tempo apreciares este poema de Natal.
Muito obrigada, tenho saudades tuas.Talvez há quase um ano que não te vejo, eu sei que estás quase a acabar o curso, depois terás mais tempo para visitas...;)

Boas Festas!

Unknown disse...

Um bonito poema, e que lido nestes dias próximos ao Natal, parece que cada palavra ganha mais força, mais sentido!
Passei por aqui para em nome das amigas do Aeiou lhe deixar com muito carinho um abracinho, e lhe desejar um Feliz e Santo Natal na harmonia da familia.

Um beijinho
Cila

HORIZONTE disse...

Olá Teresinha, não queria deixar passar esta quadra sem lhe desejar um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.
O elemento mais novo da minha familia ( a Maria ) felizmente está óptima, como teve curiosidade em saber, o Rodrigo fêz 2 anos no dia 11 de Dezembro e ela nasceu uma semana depois, no dia 18 de Dezembro, prenda Natalicia.
Bjs Paulinha

Jelicopedres disse...

Muito obrigada, às amigas do aeiou, pelo carinho que me "enviaram" através da Cila.
Umas queridas, é o que são!

Continuação de Boas Festas para todas, com um abracinho meu^_^)

Teresinha

Jelicopedres disse...

Boas Festas também, para o Horizonte!
Muitas Felicidades para a Maria que chegou há tão pouquinho tempo e já é uma estrelinha a brilhar*...
Também para o Rodrigo que está decerto, ENCANTADO!

Beijinho para si, Paulinha