domingo, novembro 21, 2010

A Valsa Inacabada

Fotografia/teresinha

Ela tinha trinta e seis anos , ele vinte e seis. Tinham-se encontrado num baile em Viena. Ela vestia um dominó e uma máscara negra. Ele, nada de particular. Ela era Imperatriz; ele, redactor da Corte no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Ele ignorava quem ela era. Encontraram-se em 1874. Sessenta anos mais tarde, em 1934, ele tinha oitenta e seis anos e só então soube a verdade. Sessenta anos de um amor que não existira e durara no entanto toda uma vida. Nada mais que três valsas, cartas e um poema. Sessenta anos de mistério e de vida quotidiana, atravessados pelo capitalismo triunfante e pela primeira guerra da Bósnia. [...]
[...]
- E é vai que dar-lhes um empurrão, aquele selvagem! - bradou o operário levantando-se. - Cuidado!
Tarde de mais. O homem havia atirado brutalmente ao chão a senhora de preto. A companheira soltou um grito muito agudo. Os basbaques acorreram, outras pessoas perseguiram o grosseirão que dera às de vila diogo [...]
(pequeno excerto do livro, pág. 331)
A Valsa Inacabada/Catherine Clément / Filósofa e Escritora, vive em Viena desde 1991 (inspirada por um episódio autêntico da vida de Sissi)

16 comentários:

isabel disse...

A dolorosa felicidade dos amores proibidos.

beijinhos

Carolina disse...

Sempre me encantam e despertam curiosidade estas hist´rias de Reis, Rainhas ou Imperatrizes. Uma lenda, esta da bela e encantadora Sissi!
Tenciono ler o livro.
;)

Gigia disse...

Gostaste do livro?
Com um cartapácio desses não te sobra tempo para mt mais...! :D (um cafézinho,por exemplo)
Kiss for you

HORIZONTE disse...

Olá Teresinha, cá estou a fazer-lhe uma visitinha e deparei-me com uma história à minha maneira...fiquei com muita curiosidade em lêr o livro, fica registado.
Bjs Paulinha

Sal da terra disse...

Obrigada pelas palavras de apreço.
Salpicos de sal =)

Jelicopedres disse...

Sem dúvida, Belinha.

Beijinho para ti* também.

Jelicopedres disse...

Não tenho muito o hábito de ler sobre Reis e Raínhas, Carol.
Mas, como digo e penso imensas vezes, não conseguirei nunca ler tudo que gostaria...


(que delícia de almoço nós tivemos, para manter a linha, não há melhor...;)

Jelicopedres disse...

Olá Gigia, onde tem andado?!
Já li o livro sim!
Agora, está o meu Amoroso a ler.
Gostei muito desta autora, Catherine Clément, e da forma como escreve.

Quanto ao café, perdoa querida, sou a tua amiga, "desnaturada"...!
Vou ligar-te, desta vez vou!
Depois falamos.

Namastê^_^)

Jelicopedres disse...

Olá Paulinha, obrigada pela visita.
Acerca deste livro, se ficou curiosa, aconselho vivamente a sua leitura.

Beijinho para si também,
Teresinha

Jelicopedres disse...

Para "Sal da terra", tenho a dizer que gostei do início do seu Blogue.
A prontidão com que veio visitar-me demonstra que está atenta...!

Cordiais saudações*_*)

lami disse...

Adorei o filme da Sissi! É uma época e uma figura que me fascinam, talvez porque me vem a imagem da Romy Scheneider no papel da Imperatriz, os salões lindos, os sumptuosos vestidos, o belo palácio de Schonbrunn, a música....
Penso que esse livro deve ser do meu agrado.

teresinha disse...

Acho que vais gostar, Lami.
Podes requisitar na nossa Biblioteca mas, sei que agora está emprestado.

Namastê*

Anónimo disse...

Olá Linda! Tenho andado algo arredada mas não tem a ver com esquecimewnto nem desinteresse. Trouxeste-nos o que viste por lá, nos locais onde aconteceu e sugeres-nos a leitura duma história da vida da Sissi. Como a Carolina também sou fascinada por histórias de reis e rainhas (talvez influência das histórias infantis). Tenho esse livro e li-o. Para além do tema, sou fã da escritora. Gostei!
Beijinho
Juja

Jelicopedres disse...

Olá Linda, digo eu também!
Não te preocupes com a tua falta de assiduidade. Eu sei!
- Olha ainda não tinha lido nada da Catherine Clément, gostei muito da forma como ela escreve e da tradução.

Suave abracinho para ti*_*)^_^)

Anónimo disse...

Olá Teresinha, vim trazer-lhe uma fatia do bolo do 2º aniversário do aeiou,e fiquei presa a esta bela história de amor...É uma boa sugestão para quem como eu, gosta do género.
Um beijinho
Cila

teresinha disse...

O bolo do 2º Aniversário do aeiou, estava uma delícia, Cila.
Muito obrigada pela partilha.
Que bom que gostou de me visitar.

Um beijinho para si:}