sexta-feira, dezembro 18, 2009

Porque é Natal

Qualquer filho de homem pobre
Nasce num céu sem cortinas
Só tu, Menino Jesus,
Nasceste numas palhinhas
*
Ó meu Menino Jesus
Ó meu Menino tão belo,
Logo vós fostes nascer
Na noite do caramelo!
*
Esta noite à meia-noite
Ouvi cantar ao Divino;
Era a Virgem Maria
Que embalava o seu menino

Cantai, Anjos, ao Menino
Que a Senhora logo vem
Foi lavar os cueirinhos
À ribeira de Belém.

Pastor do gado branco,
Não arranques o rosmaninho,
Pois é onde a Virgem Pura
Estende os cueirinhos.

Ó meu Menino Jesus,
Quem vos pudera valer,
Com sopinhas da panela
Sem a vossa mãe saber!

Ó meu Menino Jesus,
Quem te deu essa boleta?
Foi a minha avó Sant`Ana
Qu`a tinha lá na gaveta.

Quadras deixadas em jeito de comentário, por Fátima Beja, na passada época Natalícia. Quadras essas, que a sua mãe, D. Idalina da Conceição, (com 82 anos) sabe de cor. Guardei-as para hoje. (Obrigada!) - Fotografia /Teresinha

20 comentários:

Carolina disse...

Conheço a mãe da Fata. É uma senhora muito simpática.
Bonitas as quadras e bonito o teu presépio!
;)

Carolina disse...

E essa música, onde a foste buscar?Lembras-te que fiz uma canção com ela quando vocês (Canto das Letras) estiveram na minha casa.
"...E se ouvires as sereias
baixinho a cantar
em seu canto elas cantam
cantigas de embalar..."
Lembras-te? Depois cantámos todos em coro!
;)

Anónimo disse...

E pergunto eu. porque não cantamos estes versos tão lindos na nossa tuna


Um beijo Ferreira

Letucha Almeida disse...

Sou da mesma opinião são umas lindas quadras para cantar na nossa Tuna!
O teu "Menino Jesus" é um Amor.
Jinhos

Jelicopedres disse...

Também conheço, é uma querida.
Foi-me apresentada durante um espectáculo aqui na Escola Secundária.
Falámos, falámos, e quando saímos, já vínhamos de braço dado...
Também gostei muito das quadras por isso as guardei para este Natal.
Espero que ela não se "zangue" comigo...!
- Claro que me lembro desse Canto das Letras na tua casa, Carolina!
Foi lindo*_*)

Jelicopedres disse...

Olá Ferreira! Por onde tem andado que não tem vindo visitar, a "minha janela"!??...
- E perguntas muito bem!
Só falta saber, se o nosso Maestro está de acordo;)

Jelicopedres disse...

Os versinhos são realmente uma "doçura", Letucha.
Podemos transmitir essa ideia ao Pereira.
Obrigada, também gosto muito do meu
Menino Jesus.
(já não me lembrava onde o tinha guardado, mas encontrei)
Até amnahã*_*)

Carolina disse...

Teresinha, com ligeiras alterações de sílabas podem-se cantar estes versos com a bela música que postaste. Confirmei cantando.
Boa ideia essa do Ferreira!
Cantemos, então para o ano.
bjhs

Sentidamente disse...

Bonitas quadras, não só oportunas mas bem vindas a uma Tuna que embora não conheça, prezo que exista. Certamente resultará bem e se nunca tiver a possibilidade de a ouvir pessoalmente, quem sabe se não o estarei a fazer daqui a algum tempo através dum CD!
Feliz Natal para todos os intervenientes da TUNA e em especial para a SENHORA deste Blog, sempre tão sensível e oportuna no que nos traz.
Um beijinho especial de Natal e também de amizade.

Jelicopedres disse...

Estás a ver, Carolina!?
-A Fátima, deixou-me os versinhos da Mãe...
-Eu adorei, guardei e agora mostrei.
- Tu Carolina e o FerrEira acharam lindos para cantarmos na Tuna.
- A Lena, também.
- Agora, ouviste esta música e achas que, com uma ligeira alteração se adapta à letra....

"CANTEMOS ENTÃO PARA O PRÓXIMO ANO NA TUNASAS"

senhora do blog disse...

Um CD da TUNASAS, Juja?!!!
Bondade tua.
A SENHORA deste Blog, agradece as tuas amistosas palavras.

-Acabei mesmo agora de fazer o meu bolo de Natal.
Ainda está quente. Adorava que provasses um bocadinho, é bem diferente do "outro"...
Beijinho para ti*_*

isabel disse...

Se eu nao te tivesse ajudado a procurar o lindo Menino Jesus antes de "desandar" para aqui...estavas feita ;D
Valeu a pena "encontrarmos" :)
Lindas quadras. Um beijinho para quem as escreveu.
Forxa Tuna! (isto de nao ter acentos nem cedilhas eh obra :o )
Feliz Natal para ti e familia
beijocas

O céu da Céu disse...

E o MENINO JESUS apareceu...lindo o teu menino!
Teresinha quero pedir-te desculpa das minhas ausências...o tempo e disposição não têm contribuído nada ...até me faltam as palavras para escrever o que sinto.
Desejo-te do coração um feliz e santo natal e os meus votos são extensivos a todos os que te são queridos.Céu e Carlos

O Profeta disse...

Tenho muita honra que publiques a minha poesia...fico particularmente grato pela gentileza...


Doce beijo

Jelicopedres disse...

É verdade, Belinha!
Muito obrigada!

*PARABÉNS MINHA QUERIDA!
AS MAIORES FELICIDADES, MUITA SAÚDE, UMA VIDA PLENA DE AMOR!
(*_*)*_*)

Coisas da Vida disse...

Teresinha! Que enorme alegria tive quando vim até aqui espreitar o seu Blog! Fiquei muito sensibilizada com a sua lembrança e agradeço-lhe tanto afecto! A minha mãe adorou saber por onde andam as suas quadrinhas! Ficou tão feliz! Ela também lhe agradece a atenção e deixa desejos de Feliz Natal!
Claro que esses também são os meus votos! Que tenha umas Boas Festas e bem-haja pelo bem que sabe fazer!

Jinhos, jinhos!

Jelicopedres disse...

Não tens de pedir desculpas, Céu.
Sei avaliar perfeitamente o que é a azáfama nestes dias.
E, estou falando apenas a nível familiar, mas é tão bom...!
Para vós, um abraço
Carlosº_º)Teresinha*_*)

Jelicopedres disse...

Eu é que agradeço a sua inspiração, que me permitiu ter para hoje (24 de Dezembro), os versos mais bonitos e apropriados a uma Noite Serena como esta, que eu espero se concretizem, nesta Noite de Natal.
Muito obrigada.
Namastê*_*)

Jelicopedres disse...

Que bom que gostou, Fátima.
BOAS FESTAS para si, sua mãe e restantes familiares.
Só tenho pena de não me recordar do nome da sua mãe que eu gostava muito de juntar á postagem.
Se me quiser dizer, eu sei mas não me recordo.
(não sei se leu os outros comentários, leia quando tiver um bocadinho. Alguns elementos da Tunasas, gostariam de ver estes versinhos ensaiados para cantarmos no próximo ano. Eu também!)
Beijinho:)

isabel disse...

Obrigada.
beijoca