terça-feira, novembro 17, 2009

Do Convento de Mafra - para Ti

17 de Novembro de 1717 / 292 anos depois
O trabalho que começou a 17 de Novembro de 1717 como um modesto projecto para abrigar 13 frades franciscanos, transformou-se posteriormente em obras primorosas, magníficas, incluídas nos planos mais ambiciosos de D. João e do seu arquitecto, Johann Friedrich Ludwig.
"Tesouros"...
Há quem defenda que a obra se construiu devido a uma promessa feita relativa a uma doença de que o rei sofria. O nascimento da princesa Maria Bárbara determinou o cumprimento dessa promessa. O palácio e convento barroco domina a vila de Mafra. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007.
*
(Estas são algumas das "maravilhas eleitas por mim", durante a visita que fizemos - ASAS - no passado dia 7 de Novembro.)
*
Fotografia/Teresinha (clique na imagem se quiser ver em pormenor)

12 comentários:

Anónimo disse...

Foi um dia e tanto !... O comboio é que podia saltar menos...

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo "Anónimo", foi azelhice minha
Lena Tereno

Jelicopedres disse...

Não tem importância, Lena.
- Clica 1º em nome e se antes de publicares pré-visualizares, tens sempre opurtunidade de emendar seja o que for.
- E que "tesouro" escolheu a menina?
Beijinho;)

Sentidamente disse...

Meu Deus! O que esta gente sabe fazer!!! Claro! Estou num glob duma professora destes domínios. Certo? …
Quanto ao passeio: Foi bom saber-vos aqui pertinho! Já percebi que andaram pela tapada num percurso de comboio. Viram os museus. E havia lobos no cercado? No meu dia não se viram! Mas em compensação havia montes de irrequietos javalis bebés, vestidos nos seus pijaminhas infantis, todos às risquinhas. Um encanto!!
Beijinhos

Jelicopedres disse...

Bom dia Juja.
Essa tua descrição dos bebés javalis, deixou-me encantada, só de pensar.
"Pijaminhas às risquinhas"!
Está o máximo!!!...
Nós vimos dois mas, grandinhos.
O lobo, nem vê-lo!
(só existe lá um agora)
Devia de andar à "procura da avó"...
Vimos imensos veados vermelhos e gamos.
Gostei muito!
- Quanto à fotografia que gostaste vou mandar-te mensagem a explicar como se faz.
(tenho tido o meu portátil avariado e só venho ao outro computador quando está disponível. Trabalhos de maior responsabilidade em curso)
Beijinho para ti. :)

Carolina disse...

Este teu método de aumentar a imagem está "de se lhe tirar o chapéu"!
E que bonitos são os tesouros!
;)

Anónimo disse...

O "tesouro" que eu escolhi foi... a cadeira-penico....
Estou a brincar (embora a tivesse achado bem castiça..., a sério não consegui dar prioridade a coisa nenhuma. A Cristina é que ficou maravilhada com as mesas, cadeiras e candeeiros da sala de caça. Irra! Tanto corno, digo eu. Boa noite.Lena Tereno

Jelicopedres disse...

Quando quiseres, digo-te como se faz, Carol
Isto se, eu te encontrar nestes tempos mais próximos...!
Não tenho "aulas" contigo, agora:(

Anónimo disse...

Muito bonita esta imagem, conheço o Convento, são maravilhas que temos no nosso País, toda a gente devia poder vizitar !!!
Um grande beijinho para ti amiga(*:*)

Jelicopedres disse...

O que é que tu não conheces, Ana?!
A menina passa a vida a passear!
Muito bem,(estava a brincar)
aproveita.
Também adoro viajar e conhecer... conhecer... conhecer, novos locais novas culturas e todos os "tesouros" que temos cá dentro.
O nosso país tem realmente muito para nos oferecer.
Bj:)

O céu da Céu disse...

É sempre bom rever "coisas" bonitas.Foi um dia agradável.Há que repetir.Beijinhos

Jelicopedres disse...

Além disso, a companhia, superou todas as expectativas!!!
Repetir, é a palavra de ordem, Céu.
(^_^)