sábado, maio 09, 2009

Colírio p/olhos/alma...

A cor e as mãos do Mestre numa grandiosa abóbada Representação do incêndio em Roma
Escola de Atenas de Rafael - Depois de esboçar os seus retratos de artistas comtemporâneos com os pensadores clássicos, Rafael notou que faltava um. Vendo Miguel Ângelo a pintar o tecto da Capela Sistina, retratou o génio pensativo, como Heráclito sentado nas escadas.
Obras -Primas artísticas
A Criação de Adão / Miguel Ângelo
Os frescos da Capela Sistina não são apenas meras decorações realizadas por alguns dos melhores artistas do Renascimento - defendem uma complexa tese teológica. Os frescos encomendados em 1481-83 pelo papa Sisto IV, visam sublinhar a autoridade , questionada na época, ao representar a transferência do poder divino para o papa. A autoria dos frescos são de : Signorelli, Botticelli, Ghirlandaio, Perugino e Miguel Ângelo. Posteriormente, o tecto de Miguel Ângelo (1508-12) acrescentou à história o Génesis e a Salvação.
Fotografia/teresinha

18 comentários:

Anónimo disse...

Está muito lindo adorei ver as fotos estão muito giras, essa viagem foi um encanto, um beijinho.

Anónimo disse...

Meu velho e grande amigo Leonardo! Um dos dois primeiros livros que meu Pai me comprou foi a vida. Claro que na altura não deu grande moss (foi cedo demais) mas a mamória doce e saudosa ainda perdura! Quanto da obra do GRANDE LOUCO é hoje vrdade científica e não só. Olha lá a asa delta; etc.LOUCO, HOMOSSEXUAL, POETA E OBREIRO DE QUANTAS ARTES ...mas sempre com os olhos e a alma maior que Mundo.
Obrigada por o lembrares, ao meu grande Leonardo, cuja beleza da cabeça encanecida tanto adoro!
(ISTO DIZ RESPEITO À SEQUÊNCIA DOS 2)
Lena Tereno

coruja disse...

Continuas uma óptima fotografa. Parabéns.
Um abraço.
São

Carolina disse...

Mas que maravilha de coloridos!
Deves ter ficado com o "olho em bico" e sem saber para que lado virar a máquina...
;)

Coisas da Vida disse...

Olá!
foi uma alegria conhecê-la, Teresinha! Havia tempo que este momento nos faltava, não é verdade?
E vamos ter outros encontros e a oportunidade de nos conhecermos melhor.
A minha mãe também ficou encantada com a sua doçura e adorou tê-la conhecido. Disse-me: "Olha, ainda tive sorte de ter tempo para conhecer alguém como a Teresinha, tão simpática!"
Para mais, tivemos o prazer de ouvir, ali juntas, a voz magnifica da Ana Lains, que eu desconhecia, mas que me arrebatou por inteiro! Podemos, então, dizer, que tivemos um momento de grande felicidade e, penso, de cumplicidade. Bem-haja por ser assim, Teresinha!
Adoro as suas fotos e os textos informativos que as vão acompanhando! Foi uma viagem de sonho!
Jinho e até sempre!

Jelicopedres disse...

Foi, Zé!
Para a próxima, vais comigo.
E vais, andar... andar... andar e,
"portar-te bem"...
Tá?!
Baci

Jelicopedres disse...

O teu pai, Lena,
"não brincava em serviço".
No que respeita a informamação cultural...
Sim senhora!
Fizeste-me lembrar o meu.
Imagina-me com 6/7 anos, todos caladinhos a ouvir o Sr. Manuel Pedro a ler o "Rumo à Paz".
Tinha cabimento?
Ele achava que sim!
Recordo-o com muita saudade e carinho.
-Quanto ao Leonardo...
- Um verdadeiro GÉNIO!
bj.

isabel disse...

Fotografias lindas, comentários à maneira, informação q.b. :)
beijinho

isabel disse...

"jelicopedres" eu não me esqueci de ti. Acontece que já tinha posto o "pecados veniais", pensei que não te importasses. Mi scusi, baci

Jelicopedres disse...

- Agora sim, olá, Fátima!
(com conhecimento de "causa")...
Hoje, vou contar à Carolina.
Também me encantaram os momentos que passámos ali, todas juntas, com a voz da Ana Lains, como "pano de fundo"...
Ela cantou e encantou!
Soube-me duplamente bem, a voz, e o facto de saber que ela também é Ribatejana e nasceu na minha terra.
Também eu a desconhecia.
É muito jovem ainda e, embora eu vá lá com muita frequência não tinha tido ainda esse prazer.
Quando voltar a Tomar vou indagar, através de um cunhado meu (o João Graça) que acompanha o Pedro Barroso. Adorava que também ele viesse às Cextas de Cultura.
Conhece o Pedro Barroso, Fátima?
A voz dele é divinal...!
Já esteve em Santiago do Cacém a actuar naquele Pavilhão da feira, não sei se teve oportunidade de assistir.
_ Quanto à Dª Idalina.
- Ela é um doce...
Obrigada, às duas.
(que bom que gostou da minhas fotografias, foi sem dúvida uma viagem de sonho, muito bem programada)
Beijinho

teresinha disse...

Já estava a "passar por cima" do teu comentário, Carol.
Mas, reparei a tempo de remediar o meu lapso, porque, quero dizer-te que sim, que tive alguma dificuldade em seleccionar o que "registar" primeiro.
Com a agravante de, em alguns locais não poder utilizar o flash e, por vezes esquecia-me de o desligar.
Ainda ficaram algumas para tirar.
Ficam para a próxima....
;))

Jelicopedres disse...

É claro que não me importo nada, Isabel!
Pensei que não sabias, apenas.
Afinal és uma mulher bem informada.
Está muito original, como já tive oportunidade de te dizer,
"na tua janela".
;))

Coisas da Vida disse...

Olá, de novo!
Claro que conheço muito bem o Pedro Barroso!Conheço-lhe a voz, o vozeirão e o seu ar de trovador convicto num mundo onde o seu cante sabe ainda tão bem! Conheço-lhe os poemas, alguns dos quais já foram lidos e encenados por alunos meus! Vi-o no Centro de Artes em Sines o ano passado e foi um serão para recordar para sempre!
Também aqui, estamos em sintonia, Teresinha!
Até 6ª feira no teatro! Jinhos.

Jelicopedres disse...

Não tive conhecimento da actuação do Pedro Barroso, em sines.
Que pena!
Provávelmente eu não estava cá.
- Em sintonia então, Fátima...
bj.

Letucha Almeida disse...

Como eu gostava de ter nascido nesta época!
Baci

Anónimo disse...

Não percebi a que propósito veio o "meu" Pedro Barroso"! És má, foste má em falar nele!Agora fiquei com saudades! Menino grande da minha infância adulta....
Beijão Lene Tereno

teresinha disse...

Se tivesses vivido nessa época, Lena Almeida, não teria tido a oportunidade de vir a conhecher-te!
A não ser que, também eu, tivesse vivido nessa altura...
Baci :)

Jelicopedres disse...

Em qualquer altura, é a altura própria para falar acerca de Pedro Barroso, Lena Tereno.
Isto porque ele é imcomparável, na sua forma de cantar, com aquela voz que é, Única!!!
;))