segunda-feira, agosto 18, 2008

Orientada pelo Sol...


Num raio que, (os/as parta), de dois ou três metros do meu guarda-sol, cada vez que chego à praia, deparo-me com o mesmo "cenário"... Hoje, dei-me ao trabalho de contar, dezassete beatas de cigarros, apenas naquele espaço. Uma embalagem de iogurte; duas tampinhas de garrafas de plástico; cascas de maçã; uma pastilha elástica; um caroço de pêssego; uma lata de refrigerante; um saco de plástico; um guardanapo de papel; um isqueiro partido e dois pedaços de fio de pesca. Como o "ritual" se vem repetindo, passei a levar um saquinho para recolher o lixo antes de estender a toalha. Apesar de, à entrada do areal terem sido colocados cinzeiros de praia, raramente, ou por outra , ainda não vi ninguém dirigir-se aos cinzeiros e levá-los consigo. As condições, estão lá. Todas! Aguardemos o dia em que chegaremos à praia e teremos na nossa frente a areia, limpa, onde encontraremos apenas, conchas e algumas penas de gaivotas que deixam as marcas da sua passagem antes de chegarmos... Entretanto, para usufruir de uma manhã ou tarde de Sol, antes que fique em stress, faça o seguinte: inspire o ar pelo nariz contando lentamente até quatro, seis ou oito (segundo a sua capacidade). Contenha a respiração durante o mesmo número de segundos. Sem se mexer, expire pela boca durante quatro, seis ou oito segundos e, usufrua de um bem inestimável que a Natureza nos proporciona...
Fotografia/Teresinha

6 comentários:

Anónimo disse...

Ai Teresinha, só tu!....
Belo texto, baseado na "lixaria".
Tu acreditas que uma das coisas que me destrambelhou os nervos foi esta bagunça no calçadão????
Vou fazer essa da respiração:
1,2,3,4,5,6,7,8 segundos inspirara; 1,2,3,4,5,6,7,8 segundos expira!....
Ai que bom,já estou melhor!
;)))))))

Jelicopedres disse...

Acredito plenamente, Carolina!
Até já tinha pensado nisso!
Na verdade, não havia necessidade de privar as pessoas de um espaço que foi feito para elas andaram, descontrairem, correrem etc.
Até a vista da praia está alterada.
Faço votos para que nos devolvam, a ti em especial minha amiga, o calçadão, o mais breve possível!
-Quanto à respiração, olha que resulta Carolina, e ajuda bastante.
Tenta descontrair um bocadinho e faz de vez em quando.
Linda. Fica bem!;)

lami disse...

Concorto Teresinha! Se cada umfosse responsável pelo lixo que faz todos tinhamos um espaço melhor e conservavamos a beleza das nossas praias e não só :((

Anónimo disse...

Também concordo, isto é de mais eu estou triste com tudo isto, ninguém se responsablísa por nada é sempre quem mais pode pôr lixo por todo o lado, isto dá-me cabo da cabeça, bjhs amiga :)))

Carolina disse...

Mas que bela música!
Bom gosto!
;)))

Anónimo disse...

É verdade Teresinha temos que ter mais cuidado com o lixo, um beijo.