"Quando as estevas florescem e enfeitam os nossos caminhos, estamos na Páscoa!"
Planta da família das Cistáceas, que produz uma resina balsâmica conhecida com o nome de ládano. Arbustiva e espontânea, frequente em quase todo o País, é também denominada xara.
LÁDANO: UTILIZAÇÕES - A resina (ládano) da esteva era antigamente empregue com fins medicinais, sendo-lhe atribuídas propriedades sedativas. Era um dos constituintes dos emplastros régios que se julgava serem eficientes na cura das hérnias e tratamento de doenças nervosas.Actualmente é utilizada na perfumaria como fixador de perfumes. E não há dúvida a flor é linda. Não sabia que se chamava "chaga"! ;)
Faltava-nos esta informação muito completa, Maria Carolina. Muito obrigada. O nome, que conheço, de pequena, penso que é de cariz popular, (simbolizam as cinco chagas de Cristo), porque só florescem nesta altura do ano. Tal como a papoila, as suas pétalas são muito sensíveis. Não são flores para jarra, só a Natureza as mantém assim, belas sem serem colhidas. Santa Páscoa para ti. Beijinho
Tanto que elas sabem! Já agora a minha pergunta: Junto das estevas ou mesmo na base dos seus troncos, junto das raízes(já não me lembro bem) nasce algo (fungo?) que tem a forma dumas tetas pequeninas e que rebentadas deitam uma secreção pastosa, esbranquiçada e que deixa as mãos enresinadas. De que se trata?
Venho desejar uma Páscoa Feliz para ti e família. Muita paz, saude, alegria e alguns docinhos dos que és mestras. Beijinho
Deve ser a tal resina (ládano) de que fala a Carolina. Sei que quando era pequena e andava nas minhas deambulações primaveris, ficava com as mãos enresinadas e isso irritava-me, solenemente...
Para ti também. Volta depressa! Obrigada Juja, abraço apertado;)
Adoro essas papoilas. Brancas, apenas maculadas por essas cinco chagas... A lembrar a Páscoa, este tempo de dor e de Ressurreição! Bonita foto e muito a propósito. Fiquei aqui. Parada a saboreá-la com o olhar e a inspirá-la com o coração! Jinhos.
Olá Teresinha. Também andei pela Beira Baixa nesta Páscoa e revi estas flores em que a natureza é pródiga nesta altura do ano. Como se aprende com amigas tão prendadas. Nomes, eu não sabia mas que também ficava com as mãos enresinadas lá isso ficava ficava. beijinho Biba
Olá, Biba! Já tinha saudades suas. Que bom que correu tudo bem consigo e andou a passear, nós também. O tempo esteve mais ou menos bom e deu para dar-mos umas voltinhas...
Estas flores, me encantam!!!;))) Obrigada, beijinhos* Teresinha
10 comentários:
LÁDANO:
UTILIZAÇÕES - A resina (ládano) da esteva era antigamente empregue com fins medicinais, sendo-lhe atribuídas propriedades sedativas. Era um dos constituintes dos emplastros régios que se julgava serem eficientes na cura das hérnias e tratamento de doenças nervosas.Actualmente é utilizada na perfumaria como fixador de perfumes.
E não há dúvida a flor é linda. Não sabia que se chamava "chaga"!
;)
Faltava-nos esta informação muito completa, Maria Carolina.
Muito obrigada.
O nome, que conheço, de pequena, penso que é de cariz popular, (simbolizam as cinco chagas de Cristo), porque só florescem nesta altura do ano.
Tal como a papoila, as suas pétalas são muito sensíveis. Não são flores para jarra, só a Natureza as mantém assim, belas sem serem colhidas.
Santa Páscoa para ti.
Beijinho
Uma linda flor!
Uma linda e Santa Páscoa é o que eu te desejo a ti e todos os teus.
Beijinhos para todos
Tanto que elas sabem! Já agora a minha pergunta: Junto das estevas ou mesmo na base dos seus troncos, junto das raízes(já não me lembro bem) nasce algo (fungo?) que tem a forma dumas tetas pequeninas e que rebentadas deitam uma secreção pastosa, esbranquiçada e que deixa as mãos enresinadas. De que se trata?
Venho desejar uma Páscoa Feliz para ti e família. Muita paz, saude, alegria e alguns docinhos dos que és mestras.
Beijinho
Obrigada, Gigia!
Agradeço e retribuo votos de uma Doce Páscoa para todos.
Abracinho^_^)*_*)
Deve ser a tal resina (ládano) de que fala a Carolina.
Sei que quando era pequena e andava nas minhas deambulações primaveris, ficava com as mãos enresinadas e isso irritava-me, solenemente...
Para ti também. Volta depressa!
Obrigada Juja, abraço apertado;)
Adoro essas papoilas. Brancas, apenas maculadas por essas cinco chagas... A lembrar a Páscoa, este tempo de dor e de Ressurreição!
Bonita foto e muito a propósito. Fiquei aqui. Parada a saboreá-la com o olhar e a inspirá-la com o coração! Jinhos.
Que bom que a Fátima gostou!
Também fiquei parada, a saborear o seu comentário...;)
Obrigada, um beijinho.
Teresinha
Olá Teresinha. Também andei pela Beira Baixa nesta Páscoa e revi estas flores em que a natureza é pródiga nesta altura do ano.
Como se aprende com amigas tão prendadas. Nomes, eu não sabia mas que também ficava com as mãos enresinadas lá isso ficava ficava.
beijinho
Biba
Olá, Biba!
Já tinha saudades suas.
Que bom que correu tudo bem consigo e andou a passear, nós também.
O tempo esteve mais ou menos bom e deu para dar-mos umas voltinhas...
Estas flores, me encantam!!!;)))
Obrigada, beijinhos*
Teresinha
Enviar um comentário