Nuvens negras; chuva; rajadas de vento; trovoadas...
O sol, anda escondido, diria mesmo, envergonhado, não aparece mais, apesar da temperatura se manter amena! Está tudo ao contrário.
- Então agora não era o tempo de irmos dançar nos Santos Populares, de comer as bifanas e as sardinhas na brasa!!!???...
Não era também o tempo de regar as hortas, de preferência à tardinha quando a terra já não está quente ? O que vai ser das cerejas com esta água toda? E o mel, não era agora que se fazia a sua extracção ??? Era SIM!!!
- Era nesta altura que a tia Emília, da Maria Condinha, chegava lá a casa com uma grande travessa, tapada com um pano de tabuleiro bordado a ponto de cruz. Hum...que delícia quando víamos tirar aquele paninho! Crescia-nos água na boca, e passávamos à acção, ao saborearmos aqueles favos, até ficarmos com a boca cheia de cera de abelhas, isto só até pegarmos no próximo favo de mel... e ficarmos com as mãos a escorrer aquela "seiva" deliciosa!... Se a memória não me falha, era assim!
- Era também a época de tosquiar as ovelhas, ( a lã era melhor nesta altura do ano, não ficava tão suada e era mais fácil de tratar ), não se deixavam chocar as galinhas! Isso é que nunca cheguei a saber porquê. Sei que havia uma altura especial para isso. Nesta altura, não!
Ah, estás no ninho, em cima de um ovo apenas? Salta daí. E levava uma "borrifadela" de água para arrefecer os ânimos...
-Agora, já percebi porque é que as abelhas andam sempre a mudar a casa (o enxame), e porque é que os pintos vêem das chocadeiras dos aviários.
- Estou, esclarecida!!!
Texto e fotografia ,Teresinha