domingo, junho 20, 2010

Flor do deserto (fragmento)

Recebi esta mensagem de uma amiga através de e-mail. Esta é a primeira mulher que teve coragem de falar publicamente acerca desta atrocidade ainda praticada nas mulheres em alguns países.

(não encontrei traduzida em Português, penso que não será muito difícil de entender em Espanhol) *clique na imagem para ver e ouvir este testemunho impressionante

quinta-feira, junho 10, 2010

Mercado de Rua em Flor

A rosa é uma das flores mais antigas conhecidas pelo homem e ainda é uma das mais populares. Nabucodonosor usava-as para adornar o seu palácio e, na Pérsia onde elas eram cultivadas por sua essência perfumada, as pétalas eram utilizadas para encher o colchão do sultão.
Em Caxemira, os imperadores mongóis cultivavam belos jardins de rosas e as flores eram deitadas no rio para lhes dar as boas vindas quando eles voltavam para casa. Mais tarde, as rosas tornaram-se sinónimo dos piores excessos do Império Romano - os camponeses eram obrigados a plantar apenas rosas em vez de alimentos para satisfazer as exigências dos seus governantes.
Os imperadores enchiam as banheiras e fontes com água de rosas e sentavam-se em tapetes de pétalas de rosas durante os seus banquetes e orgias. Heliogábolo gostava de banhar os seus convidados com pétalas de rosas, que caíam do teto durante as festevidades.
Lenda: A rosa é a flor do amor. Ela foi criada por Clóris, uma deusa grega das flores, a partir de um corpo sem vida de uma ninfa que ela encontrou certo dia numa clareira de um bosque. Pediu a ajuda de Afrodite, a deusa do amor, que deu à flor a beleza; Dioniso, o deus do vinho, ofereceu o néctar para lhe proporcionar um perfume doce; e as três Graças lhe deram encanto, esplendor e alegria.
Depois Zéfiro, o vento oeste, afastou as nuvens com o seu sopro para que Apolo, o deus Sol, pudesse brilhar e fazer a planta florescer. E, dessa form, a rosa nasceu e foi logo coroada Rainha das Flores.
" Colham botões de rosa enquanto podem,
O velho Tempo continua voando:
E esta mesma flor que hoje lhes sorri,
Amanhã, estará expirando."
Robert Herrick (1591-1674
*
A Linguagem das Flores/Sheila Pickles - Fotografia/Teresinha - (Mercado de rua em Salzburgo)

terça-feira, junho 01, 2010

Sempre Criança

"BRILHO NOS OLHOS E SORRISOS NA FACE DE TODAS AS CRIANÇAS"
Menino, vem,
vou te levar pra ver
paisagens para brincar
não vais querer crescer:
Vê quem vai nos levar
por esse pedaço de céu.
É o meu cavalo carrocel...
*
Com o teu jeito de criança,
vais teimar com o vento
e rir das marcas dos teus pés
pelos caminhos.
E um dia já distante,
numa janela da cidade,
lembrarás desses campos
com SAUDADE.
Autor/Desconhecido - Fotografia/Teresinha
(Clique na imagem para ver)